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Revelado o segredo para prospectar clientes na advocacia seguindo o Código de Ética da OAB

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O marketing de conteúdo é uma ótima opção para conseguir prospectar clientes na advocacia sem interferir nas regras da OAB.

Prospectar clientes na advocacia é agir conforme o código de ética da OAB que é super importante, mas considerado um pouco difícil de lidar é seguir.

Para acontecer a captação de clientes é preciso seguir essas regras e isso gera dúvidas nos advogados diariamente.

No entanto, a OAB não deixa, conforme faz isso explicitamente no Código de Ética e Disciplina, ao permitir que a propaganda profissional tem caráter simplesmente informativo e deve sobressair pela discrição e sobriedade.

O marketing de conteúdo jurídico sempre vai ser importante, mas,  é importante você entender como isso funciona e como utilizá-lo.

A publicidade na advocacia é muito importante para conseguir realizar a atração de clientes, por isso vamos entender como fazer isso.

Devo apostar no marketing de conteúdo?

Sim, o marketing de conteúdo é importante para qualquer área, mas antes de apostar, sugiro que você pesquisa bastante para entender tudo.

Por isso, pesquise conteúdos de pessoas que estão a mais tempo nisso, o conteúdo jurídico é algo que é preciso entender para não cometer nenhum erro.

Para ajudar tente contratar pessoas profissionais para te auxiliar ou fazer um curso sobre o marketing de conteúdo jurídico.

Você pode aprender gratuitamente pela internet que é extremamente mais fácil.

O que não é permitido pelo código de ética da OAB?

Existe uma lista do que não é permitido pela OAB, mas nessa lista está, as formas tradicionais do marketing.

Por exemplo, anúncios em televisão, rádios, outdoors, placas na frente do escritório, anúncios com valores e por aí vai.

É totalmente errado divulgar seus preços, além de não ser permitido, não tente fazer chaveiros ou calendários com seu nome, pois também não é permitido e é proibido colocar ofertas gratuitas no seu site. 

Por isso, evite qualquer publicidade dessa forma, pois pode ser um tiro no pé.

O que é permitido pelo código de ética da OAB?

Existem  outras formas de mostrar os seus serviços seguindo o código de ética da OAB.

Não é preciso necessariamente você esperar seus clientes passarem em frente ao seu escritório e nem utilizar os anúncios pagos.

Dessa forma, entra o marketing de conteúdo jurídico, isso deve ser a sua primeira alternativa para atrair seus clientes.

Produzir conteúdos jurídicos que sejam relevantes é um diferencial de um escritório de advocacia, mas sempre respeitando a OAB para não ter um problema judicial.

Nos anúncios permitidos você pode especificar sua especialidade no meio jurídico e é permitido advogados aparecerem em revistas jurídicas.

 

Como sigo o código de ética da OAB?

Pelo acesso à internet ter crescido tanto, os advogados estão investindo mais ainda no marketing pessoal.

Mas no começo pode ser difícil fazer isso sem afetar o código de ética da OAB, mas temos algumas dicas para você começar a aumentar sua visibilidade.

  • Blog:

Para utilizar blogs temos uma peça chave para te ajudar que é o inbound marketing na advocacia.

Essa é uma estratégia de marketing que uni o marketing de conteúdo e o relacionamento com cliente.

Mas, isso não significa que é apenas deixar algumas publicações e pronto, não vai funcionar dessa forma.

Para ter os resultados é importante você ter conhecimento sobre essa estratégia.

Atualmente, é bem comum que grande parte dos advogados conseguem realizar a captação de clientes através de um blog.

  • Eventos:

Para uma marca pessoal, é importante comparecer em palestras, eventos e seminários, isso ajuda bastante.

Mas, não fique esperando um convite aparecer do nada, para conseguir o convite é importante começar a fazer sua imagem.

Isso pode ser realizado através de um meio que é bem comum atualmente, a internet, por isso comece a construir bastante relevância nesse ambiente online para que a sua presença offline seja rica.

Decida alguns temas que vá se destacar em assuntos que nem todos conhecem ou estejam falando.

Por fim, procure ter relações com pessoas que podem fazer pontes para eventos que você poderia dar palestras.

  • Rádio, televisão e Outdoor:

O código de ética da OAB deixa bem claro que não é permitido esse tipo de publicidade.

Mas, ainda é permitido que o advogado participe de programas jornalísticos, em rádio e televisão.

Porém, os objetivos devem ser totalmente ilustrativos, nada de fazer uma promoção clara do seu trabalho.

Por fim, isso acontece em outras estratégias do marketing jurídico, o importante é a informação.

  • Redes sociais:

As redes sociais viraram algo que é impossível não utilizar no meio jurídico. Apesar das redes sociais serem bastante utilizadas no dia a dia, ainda são pouco exploradas pelos advogados.

Mas, você precisa observar qual a rede social que os clientes utilizam e por quanto tempo.

Por fim, é importante perceber o tipo de conteúdo que você deve utilizar nessas redes sociais, quais temas são relevantes e se a linguagem está adequada com o público.

Conclusão

Elaborar marketing jurídico com qualidade não é um trabalho fácil como se deduz. Muito mais do que feeling e perfil, trata-se de pesquisa, análise e estratégia. Principalmente na área da advocacia, tão privativa pelo Código de Ética da OAB.

Então, para utilizar atos que realmente disponham resultados, é fundamental ter técnica. E isso se faz através de pesquisa e de testes profundos sobre a melhor forma de utilizar a orientação correta de cada ação.

A nossa dica para ajudar a prospectar clientes na advocacia, é apostar no marketing jurídico e elaborar uma boa estratégica, e se for o caso, opte por uma empresa para te auxiliar.

Por fim, sempre escolha por um conteúdo de qualidade, crie metas para ter mais foco, escolha o seu público-alvo para não entregar conteúdos que não são relevantes para eles e tente divulgar nas redes sociais, mas sempre seguindo as regras da OAB.