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Público-alvo: 5 dicas para definir o do seu escritório

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Saiba como estabelecer o público-alvo do seu escritório de advocacia com 5 dicas essenciais

Possuir um público-alvo bem definido é essencial para qualquer empresa que queira atingir seus clientes de um modo eficaz, sem desperdiçar recursos na comunicação. Por conseguinte, é importante que o seu escritório de advocacia consiga estabelecer com precisão qual é o público que será o alvo de suas ações de Marketing Jurídico. Diante disso,  confira o que é público-alvo e verifique 5 dicas para defini-lo sem desperdiçar recursos.

O que é público-alvo?

Esse é um grupo no qual você deverá centrar suas ações de Marketing Jurídico, para conseguir atrair esse determinado perfil para a sua empresa. Diante disso, você irá selecionar uma parcela da população que possua determinadas características e centrar a sua comunicação nela, para persuadi-la a adquirir seus serviços.

Os critérios de escolha para essas características são muitos, como: religião, idade, gênero, profissão, cidade e muitos outros. Desse modo, você poderá atingir o quadro de valores mais íntimo de cada indivíduo pertencente ao público-alvo, com estratégias de Marketing Jurídico mais eficientes. Vale destacar que ele também difere da Persona, já que esta retrata detalhes mais íntimos da representação do seu cliente. Então, caso você queira saber mais sobre o que é o público-alvo e quais são suas diferenças para com a Persona, acesse esse artigo.

Agora que você já entendeu no que consiste o público-alvo, confira abaixo as dicas para defini-lo e também para fazer a análise se ele foi consolidado corretamente. Desse modo, você poderá aplicar essas técnicas em seu escritório de advocacia, com ações de Marketing Jurídico mais eficientes.

Como definir: 5 dicas

Para que você consiga atingir o público de seu interesse, é importante que tenha planejado estratégias precisas para adquirir informações acerca dele e conseguir traçá-lo da maneira mais eficaz possível. Para isso, você poderá utilizar técnicas de segmentação e coleta de dados que serão apresentadas abaixo. Afinal, elas além de serem úteis para a definição do público, também auxiliam na regulação desse público-alvo, ajustando os dados com o passar do tempo.

1. Frequente eventos

Ao frequentar eventos de advocacia, você conseguirá entender melhor como funciona o estabelecimento do público-alvo por outros escritórios e, conseguirá notar para qual público a comunicação se direciona. Portanto, workshops, palestras e eventos de advocacia em geral são excelentes oportunidades para compreender melhor para qual público você irá adaptar a sua comunicação.

2. Tenha uma Persona

Simultaneamente à definição do público alvo, é importante que você já defina a Persona do seu escritório de advocacia. Basicamente, a Persona consiste na representação semifictícia de seu cliente ideal, com detalhes muito específicos. Então, nela você colocará o nome da pessoa, o seu trabalho, seus objetivos, seus medos e até mesmo a sua configuração familiar.

Um exemplo prático de Persona seria: Marcelo possui 40 anos, é pai de dois filhos e trabalha como CEO em grande empresa de São Paulo. Ele possui como objetivo passar as férias nas Bahamas e abrir uma empresa em Santos, mas possui medo de que funcionários o processe e que ele perca todos os seus rendimentos. Logo, ao definir essa Persona, você conseguirá compreender melhor como definir o público alvo e como ajustar a sua comunicação ao cliente.

3. Analise o tráfego

Existem ferramentas que permitem avaliar o tráfego de suas redes sociais e do seu site, como o Google Ads que permite maior controle de qual é o público majoritário que acessa o seu site, com suas informações sociodemográficas relevantes. A partir da análise dessas ferramentas, com um público alvo já definido, você poderá ver se suas plataformas digitais conseguem o atingir ou se é necessário adequar a comunicação, para que ela se torne mais atrativa ao público.

4. Faça questionários

Quando você tiver uma lista de e-mails que foi preenchida voluntariamente por pessoas em seu site, comece a enviar alguns questionários para compreender melhor seu cliente. Para conseguir esses e-mails é importante oferecer algum benefício gratuito, como um e-book, para que a pessoa consiga recebê-lo apenas com o fornecimento de seu endereço eletrônico.

Os questionários são muito importantes para analisar a subjetividade dos prospects e compreender se o público-alvo previamente definido é adequado ou não. Nestes, você irá conseguir perceber as dores do cliente, as preferências e até mesmo parte de seus objetivos de vida. Portanto, esse é o meio mais eficaz para obter informações acerca de seus potenciais clientes.

5. Categorize seu público

O público-alvo não é homogêneo e é importante compreender  que ele possui grande diversidade de perfis, mesmo que os critérios estejam muito bem definidos a priori. Logo, segmentar o seu público é uma excelente ideia para conseguir fornecer um serviço mais centrado na pessoa e fidelizar o seu cliente. Diante disso, o seu escritório de advocacia poderá segmentar em diversos critérios que são: geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais.

5.1 – Segmentação geográfica

Esse é o estilo de segmentação mais abrangente, já que não foca tanto nas especificidades do público. Assim, você irá segmentar as pessoas de acordo com o lugar onde elas vivem, focando em determinado bairro ou cidade. Além disso, você poderá verificar o meio onde o público vive, se é rural ou urbano e qual interessa ao seu escritório de advocacia.

5.2 – Segmentação demográfica

Esse também consiste em um critério mais geral e se insere nos dados sociodemográficos que você conseguiria verificar no Google Ads, já que engloba idade, gênero, religião e tamanho de família, por exemplo. Mesmo assim, é importante ressaltar que, apesar de sua generalidade, essa segmentação é essencial para atingir melhor o público alvo.

5.3 – Segmentação psicográfica

O modelo de segmentação psicográfica é mais específico e procura compreender características subjetivas do cliente, como seus valores, suas dores e seus objetivos. Essa segmentação, associa-se ao público alvo,  mas também favorece bastante a compreensão da Persona e de suas características. Nela, você poderá avaliar o estilo de vida do indivíduo e até mesmo inferir alguns aspectos de sua personalidade.

5.4 Segmentação comportamental

Nesse cenário, você irá segmentar o público de acordo com a propensão de seus membros a adquirirem os serviços do escritório de advocacia. Além disso, você poderá avaliar também a fidelidade dos integrantes do público-alvo a sua empresa e outros fatores comportamentais, o que permitirá melhor compreensão do impulso de compra e outros comportamentos associados à aquisição do serviço.