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Investir na persona ou no público-alvo?

Descobrindo em qual é melhor investir

Está em dúvida entre o público-alvo e a persona? Descubra a diferença e escolha o melhor!

O marketing tradicional sempre focou no público-alvo, até que em determinado momento surge a persona. Uma maneira diferente de enxergar o público e que gera diferentes resultados. Com a área de direito isso não é uma exceção. Confira abaixo a diferença entre cada um e em qual é melhor investir.


O que é o público-alvo?

É um termo mais comum e conhecido do que a persona. O público-alvo é uma segmentação do mercado para a qual você dirige os seus produtos e serviços. Todo o marketing e produção de conteúdo será focado nesse público. As variações e segmentações são diversas e dependerão da empresa.

Uma empresa de cosméticos tem como o público-alvo mulheres adultas. Isso não significa que não venderão para homens, mas a tendência de compra do produto é muito mais alta em mulheres de determinada idade. O mesmo é válido para uma empresa de brinquedos. Seu público-alvo serão crianças, mas nada impede de que adultos comprem um produto.

Entre os critérios para segmentação do público-alvo estão idade, sexo, renda financeira, hábitos, hobbies, profissões, etc. Uma empresa de máquinas fotográficas tem como público-alvo fotógrafos, publicitários, pessoas que trabalham com audiovisual, etc. Uma empresa de imóveis de luxo tem como público-alvo pessoas de alta renda.

 

O que é a persona?

A persona é algo um pouco mais íntimo, feita a partir do público-alvo, justamente com a intenção de humanizar e deixar a comunicação mais próxima e pessoal. Diferentemente do público-alvo que é impessoal e cria uma segmentação a partir de um grupo de pessoas, a persona consiste em uma pessoa fictícia dentro desse público-alvo. Confira o exemplo abaixo para entender a diferença entre o público-alvo e a persona:

  • Maria, 28 anos, fotógrafa e solteira, com renda de R$1500,00 que acabou de terminar a faculdade de comunicação; ama viajar mas por enquanto não se estabeleceu bem no mercado com a sua profissão
  • Jovens entre 20 e 30 anos que estão cursando comunicação ou terminaram recentemente e querem alavancar sua carreira atuando em funções audiovisuais

O primeiro exemplo foi uma persona e o segundo o de público-alvo. Note que a persona é muito mais íntima e está dentro dos parâmetros do público-alvo. A persona abre margem para a comunicação de um para um e retira a impessoalidade.

Ao fazer o conteúdo para os jovens, você não estará produzindo algo com proximidade, no entanto ao produzir o conteúdo para a maria, você conseguirá fazer algo mais bem elaborado e humanizado e assim atingirá o público de maneira mais eficiente.

 

Em qual é melhor investir? A persona ou o público-alvo?

Se está em dúvida sobre investir na persona ou no público-alvo, saiba que o ideal é contar com ambos. Primeiramente você deve ter um público-alvo definido e bem segmentado, de acordo com seus produtos e serviços.

Após definir o público-alvo, invista na persona, tanto os produtos como todo o conteúdo produzido e o marketing devem ser focados na sua persona. Isso gera mais intimidade entre o público e a sua marca.

O público-alvo precisa vir primeiro, já que a persona é derivada dele. A partir do momento que for criada, a persona se mostrará mais eficiente. Essa é a melhor forma de desenvolver os dois perfis.

 

Definindo o marketing adequado

Se está em dúvida sobre a definição da sua persona ou o público-alvo ou ainda sobre o conteúdo e marketing que serão produzidos para eles, acesse os outros conteúdos desse site, nós da Agência Direito Fácil somos especializados em produzir marketing para direito; conhecemos todas as necessidades e dificuldades da área para produzir marketing jurídico e serviços de qualidade.


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