Agência Direito Fácil

Psicologia das cores: entenda a ciência que pode transforma seu negócio

significado-das-cores

A psicologia das cores pode te ajudar bastante a transformar seu negócio totalmente, continue lendo esse artigo e saiba como.

Na hora do consumidor observar seu negócio, as cores podem ajudar ou dificultar a imagem que vai ser transmitida para ele, por isso é bom utilizar é a psicologia das cores.

Por isso é tão importante se atentar as cores escolhidas para seu site, suas publicações, e qualquer outro meio de divulgação.

São coisas assim que precisam ser consideradas, pois, influenciam muito na hora da observação do cliente.

Psicologia das cores

A psicologia das cores é o estudo que tenta entender o comportamento humano através das cores.

A área da psicologia observa e define o que determinada cor gera nas pessoas, pode diferentes  emoções, criação de desejo, etc.

Portanto, é importante aprender a usar o significado deste elemento para ser usado como vantagem para a transmissão de informações. Em outras palavras, as marcas devem estar totalmente cientes desses fatores para atingir seus objetivos de marketing.

Psicologia das cores na empresa

Sabemos que as cores são importantes, mas às vezes deixamos como a última prioridade nas estratégias da empresa.

Pesquisas mostram que a maioria dos consumidores analisa a aparência visual para efetuar uma compra em determinada empresa.

85% das pessoas confirmam que as cores são a razão principal em comprar determinado produto.

Evite deixar de lado a psicologia das cores, ela pode te ajudar bastante no seu negócio.

A escolha de uma cor não agradável aos olhos, pode trazer resultados negativos.

Tem conhecimento sobre a psicologia das cores.

Nessa ilustração, também chamada de roda das emoções, o autor Robert Plutchik, nos mostra que existem às oito emoções primárias: medo, confiança, tristeza, expectativa, alegria, raiva, aversão e surpresa.

Nessa roda de cores existem emoções positivas e negativas, para te ajudar a definir essas cores existem ferramentas que podem te auxiliar.

Ferramentas de cores

  • Adobe Kuler:

Esse é um site da Adobe que disponibiliza paletas de cores totalmente prontas, além de recursos para a criação de até 5 variações por vez.

É possível utilizar as composições análogas, monocromáticas, complementares, personalizadas, etc.

  • Material design colors:

Provavelmente você já ouviu falar sobre Flat Design, o Google adicionou isso recentemente que pega as cores e vai até o elemento gráfico, e é considerado um dos modelos que mais inspiram o design digital.

Com essa ferramenta é possível encontrar uma variação de cores e consegue deixar o seu projeto muito mais moderno.

  • ColorZilla:

É um plugin que permite capturar a cor direto do seu navegador, sem precisar tirar print.

Dessa forma, é bem mais fácil conseguir identificar aquela cor que  chamou atenção em outro site.

Pode ser adicionado em navegadores como Google Chrome e o Mozilla Firefox.

Significado de cada cor

Após entender um pouco mais sobre a psicologia das cores, e como isso pode ajudar seu negócio, vamos entender os significados de algumas cores:

Significado do vermelho:

No mercado, a cor vermelha é considerada simbólica, pode significar amor ou a cor da fome.

Por exemplo, McDonald’s utiliza o vermelho na sua marca.

É possível notar a cor vermelha em ofertas, porque a cor  representa bastante a ação, é uma cor quente e que se destaca.

Por fim, é bem utilizada em situações emergências, para sinalizar urgência.

Significado do laranja:

Para campanhas e anúncios, o laranja é perfeito porque é uma cor extremamente vibrante.

O laranja desperta o ânimo, desperta a criatividade e a atração dos consumidores.

O laranja é considerado alegre e ajuda a despertar o desejo do usuário.

Comparado com o vermelho, o laranja é considerado mais agradável porque não é tão agressivo.

Aplicado em negócios, significa criatividade, alegria e confiança.

Significado do amarelo:

O amarelo tem a característica de estimular o apetite, por exemplo, no McDonald’s o amarelo tem bastante destaque.

Porém, se for utilizada separadamente pode significar otimismo porque é uma cor acolhedora.

Normalmente, é utilizado em situações que necessitam de cuidados e atenção.

Dependendo da situação, ajuda bastante na concentração de quem está em determinado ambiente, auxilia no intelecto e estimula a animação.

Nas empresas, o amarelo é bem utilizado em CTAs, porque a cor chama a atenção do usuário.

Significado do verde:

O verde não tem apenas o significado que remete a natureza ou meio ambiente, vai muito além disso.

O verde consegue trazer uma sensação de equilíbrio, saúde, harmonia.

É bastante utilizado em hospitais, para trazer uma sensação de calma, quietude e paz.

Os produtos higiênicos também tendem a optar por essa cor, locais que precisam ter uma certa tranquilidade no ambiente, também costumam utilizar o verde.

Para o mundo dos negócios, o verde traz a sensação de coerência, por ter bastante equilíbrio.

Significado do azul:

O azul-escuro está bem presente nos negócios, pois transmite uma sensação de poder e confiança.

Tem como característica a segurança e a tranquilidade.

É bastante utilizado nos negócios por ser bastante sóbrio, e por não ser tão invasivo.

Significado do marrom:

Para dar uma sensação mais sofisticada e seriedade, devemos utilizar o marrom.

É possível transmitir bastante segurança e associação a natureza.

É bastante utilizado em marcas de designer de interiores. A cor lembra  comprometimento, organização e seriedade empresarial.

Significado do Branco:

A cor mais neutra da paleta de cores, traz uma sensação de paz, tranquilidade, limpeza e organização.

Essa cor ressalta a luz de todas as cores, quando são combinadas. Desperta bastante harmonia e equilíbrio quando estão com cores mais intensas.

O branco pode acalmar, ajudar a ter pensamentos de competência, frescor e pureza.

Nos negócios o branco é utilizado quando falamos em conteúdos, é uma cor prevalecente em blogs, conteúdos, etc.

Isso é comum porque dessa forma, é possível dar mais destaque aos CTAs.

Significado do preto

Considerada a cor mais poderosa e neutra, o preto é ligado a elegância e a força.

É bastante relacionado ao medo, mistério, curiosidade e memória emocional.

É parecido com o branco, quando é utilizado com outras cores, traz uma simplicidade positiva.

É utilizado em alguns fundos que dão bastante destaque e facilita no momento da leitura.

Conclusão

Esperamos que nosso conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas sobre o assunto, e se gostou, compartilhe em suas redes sociais.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.

Até o próximo artigo!

Gerência Administrativa

Somos uma equipe de pessoas criativas, designers e desenvolvedores que trabalham em conjunto para criar as mídias e identidades visuais mais bonitas do mercado. Temos orgulho de apresentar apenas o melhor. Tudo voltado para Advogados e Escritórios de Advocacia.