Entenda a influência psicológica das cores e porque elas são importantes para suas estratégias de marketing
Você sabia que as cores podem influenciar o seu cliente na hora de optar por seus serviços? O conceito de psicologia das cores no marketing explica essa atuação sobre o cérebro humano.
O marketing para advogados é essencial no processo de captação de clientes, mas como as cores podem me ajudar a atrair mais consumidores? É sobre essa influência psicológica das cores que vamos falar neste artigo.
O que é a psicologia das cores?
A psicologia das cores no marketing identifica como nós percebemos as cores e quais as reações desencadeadas por cada uma delas no nosso cérebro. Por isso, saber como usá-las corretamente é tão importante para o marketing jurídico do seu escritório de advocacia.
Aplicar o conceito de psicologia das cores no marketing do seu negócio significa despertar as sensações corretas no consumidor. Uma pesquisa realizada pela Quicksprout demonstrou que mais de 90% dos consumidores têm suas decisões influenciadas por fatores visuais. Uma imagem vale mesmo mais do que mil palavras.
A verdade é que a influência psicológica das cores é parte da primeira atração que sentimos por algo. Primeiro, nos interessamos pelo que nossos olhos veem. Só depois desse interesse inicial é que vamos buscar novas informações sobre o produto ou serviço para decidir se ele realmente atende as nossas expectativas.
O significado das cores
A influência psicológica das cores é diferente para cada cor. Cada uma delas tem um significado e uma influência diferente no cérebro.
É importante saber qual delas se encaixa melhor com o perfil do seu negócio e com as sensações que você quer passar aos consumidores. Mas como saber qual usar?
Vamos entender o significado das cores para te ajudar a criar uma identidade para o seu escritório de advocacia:
A ideia é identificar nessas cores o seu trabalho e manter um padrão para as estratégias de marketing jurídico do seu escritório. Além de ajudar a despertar sensações nos consumidores, manter uma cor padrão ajudará na identificação do seu negócio.
Quando se estabelece um padrão, o cliente já sabe quem é você e tem facilidade para distinguir a sua marca. Por isso, crie uma identidade visual de acordo com a sua área de atuação. É um dos passos mais importantes do marketing para advogados.
Além dessas cores, listamos o significado de mais algumas para você:
- Branco: proteção, paz, limpeza, simplicidade, precisão, respeito
- Preto: poder, sofisticação, formalidade, mistério, estilo, profundidade
- Laranja: energia, humor, expansão, vibração, calor, entusiasmo
- Marrom: resistência, simplicidade, materialismo, confiabilidade, conforto, terra
- Prata: tecnologia, suavidade, glamour, elegância, diferença, fascínio
- Dourado: riqueza, extravagância, prosperidade, grandeza, calor, preciosidade
Onde usar a psicologia das cores no marketing jurídico?
Como já falamos, as cores vão te ajudar a criar uma identidade visual para o seu escritório de advocacia. É uma estratégia que pode ser utilizada tanto no marketing digital quanto no marketing offline. Mas como aplicá-las?
Identidade visual
A identidade visual é o conjunto de todos os elementos visuais que representam a sua empresa. Como por exemplo o logotipo e o slogan. Ela pode ser aplicada também no seu cartão de visitas ou até mesmo na fachada do seu escritório de advocacia.
Você pode usar a psicologia das cores para construir a identidade visual do seu escritório, mas lembre-se de seguir sempre um padrão nas suas ações de marketing para advogados.
Pense bem no significado das cores no momento de criação do logotipo do seu escritório de advocacia. Essa será a sua marca registrada e deve estar presente nos seus materiais para identificação.
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