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10 condutas para passar profissionalismo ao cliente

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Confira 10 maneiras de demonstrar profissionalismo e fortalecer a imagem do seu escritório de advocacia

Para que um escritório de advocacia ganhe espaço diante da concorrência, é necessário que ele mantenha uma imagem altamente profissional e qualificada, transmitindo autoridade e confiança ao cliente. Portanto, entenda como transmitir profissionalismo ao cliente, com 10 condutas imprescindíveis para qualquer escritório que queria fornecer um serviço de qualidade.

10 condutas para demonstrar profissionalismo

O escritório de advocacia é um ambiente que não admite muita informalidade e condutas descomprometidas com o ambiente de trabalho. Portanto, para o funcionamento pleno desse estabelecimento, dede a prestação de serviços até à captação de novos clientes e fidelização dos antigos, é fundamental que se tenham condutas profissionais. Portanto, verifique 10 maneiras de transmitir profissionalismo em suas relações de trabalho e as aplique em seu escritório.

1. Vista-se apropriadamente

Em tempos de reuniões online via Zoom, não são todos os profissionais que fazem isso, o que é um grande erro. Afinal, vestir-se de maneira adequada ao ambiente de trabalho transmite uma imagem séria ao cliente que se refletirá na opinião dele sobre o escritório de advocacia.

Além disso, ao se portar como se estivesse no ambiente presencial de trabalho, o seu cérebro fará associações que permitem que você adquira maior produtividade em seu ofício. Se você possui dúvidas em como se portar em uma reunião online, acesse esse artigo sobre como ser mais persuasivo por Zoom que também aborda o porquê de ser importante se vestir de maneira profissional em uma reunião online.

2. Mantenha o interesse

Nunca adote uma postura desinteressada em reuniões com clientes ou parceiros, pois além de ser rude para a pessoa que está comunicando, demonstra falta de profissionalismo. Afinal, você confiaria em um representante de um escritório de advocacia que estivesse desatento, enquanto você estabelece uma parceria? A resposta esperada seria negativa, já que essa pessoa não está interessada pelo seu caso e não investirá tempo suficiente nele.

Vale destacar que esse desinteresse também pode ser interpretado como sendo fruto de uma postura desleixada do advogado, o que irá ser associado a todo seu trabalho e à marca do escritório de advocacia. Portanto, é uma postura prejudicial à médio prazo para a imagem que o seu escritório deseja transmitir.

3. Almeje se tornar referência

Uma das maiores provas de profissionalismo no exercício do trabalho é o afinco em se tornar referência na área. Afinal, é com esse objetivo que você irá procurar superar todos os obstáculos em seu caminho, para fornecer um serviço de maior qualidade e, consequentemente, obter destaque em determinadas temáticas. Tornar-se referência também envolve autoconhecimento, o que melhora sua conduta profissional, ao rever seus erros e acertos no ambiente de trabalho.

4. Mantenha-se integrado

Evite se afastar dos colegas do escritório ou parceiros, para que a conexão entre vocês não enfraqueça. Desse modo, invista em um forte networking para ampliar e consolidar sua rede de contatos. E qual é a importância de possuir uma boa rede de contatos? Esse network irá tornar o seu escritório de advocacia uma referência dentro de determinados grupos e poderá gerar novas parcerias sólidas que auxiliarão na fidelização do cliente e estabelecimento da marca no mercado de trabalho.

5. Dissocie sua vida pessoal

Não queira expor detalhes da sua vida pessoal e associá-los ao trabalho, pois essa conjunção entre sua vida particular e o ofício é uma característica de amadores. Portanto, se você deseja demonstrar profissionalismo, aja como o representante do escritório deve agir. Ou seja, evite linguagem informal, muitos assuntos triviais, vestimentas inadequadas e trate os clientes de maneira profissional, mesmo que sejam amigos ou conhecidos.

6. Não diminua seus colegas

Mesmo que você discorde com a opinião e planos emitidos pelos seus colegas, nunca os diminua como indivíduos, principalmente perante a presença de outras pessoas. Se for necessário corrigir algum comportamento específico, priorize fazer isso de maneira privada e sem ofender a outra pessoa de uma maneira geral, focando exclusivamente na pauta discutida.

Portanto, priorize uma comunicação saudável e sem mensagens passivo-agressivas, para que o ambiente emocional do escritório de advocacia esteja equilibrado também. Lembre-se de que o escritório é como uma célula, em que cada membro deve fazer a sua função em harmonia com as outras, para que ele funcione da melhor maneira possível.

7. Foque em resoluções

Em algumas ocasiões, é muito atrativo reclamar sobre alguma condição que não te agrada. Porém, a reclamação demonstra uma certa fraqueza da pessoa para lidar com a situação. Afinal, ela apenas fala mal sobre ela e não faz nada para consertar o ocorrido. Por conseguinte, focar em resoluções é uma saída inteligente para quem deseja demonstrar profissionalismo e confiança, pois projeta a imagem de capacidade e proatividade em seu escritório de advocacia.

8. Cumpra prazos

Se você combinou um prazo com o cliente, não atrase a realização do serviço, pois isso é incômodo para quem o contatou e descredibiliza a imagem do seu escritório de advocacia no mercado. Inclusive, o mesmo princípio se aplica a metas, sendo essencial cumpri-las no prazo. Então, ao se prestar atenção a esses dois pontos, você mostrará que tem capacidade para lidar com as demandas da profissão e boa vontade para com o cliente.

9. Não seja rígido

Quando estiver negociando com o cliente,  não cumpra todos os protocolos de maneira robótica. Lembre-se de que se trata de outro ser humano, que você deverá enxergar de maneira flexível. Demonstre flexibilidade também ao lidar com imprevistos que possam ocorrer, assim você demonstrará maior competência para representar o escritório em diferentes contextos, incluindo os de adversidade.

10. Linguagem corporal

A linguagem corporal pode auxiliar a pessoa a compreender o que se passa a nível emocional, tendo essas emoções refletidas em sua postura. Portanto, é essencial que você tenha uma linguagem corporal apropriada para demonstrar profissionalismo e conseguir transmitir segurança ao cliente ou parceiro.

Mantenha uma linguagem corporal forte e compreensiva, com gestos expansivos, olhar firme e empático e sem inflar excessivamente o peito. Evite abaixar ou levantar demais a cabeça, mantendo em uma posição ereta que demonstra equilíbrio, sem exacerbar superioridade ou inferioridade. Evite gesticular com os braços colados ao corpo e presos em uma posição fechada, pois essa posição não passa confiança.