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Como o WhatsApp Business pode te ajudar a conseguir mais clientes?

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O WhatsApp é um dos meios de comunicação mais utilizado atualmente, para tornar a comunicação mais profissional das empresas, existe o WhatsApp Business.

O WhatsApp Business é uma versão do app de mensagens bem mais profissional Esse aplicativo está tão presente no nosso cotidiano que é inevitável  utilizarmos nos negócios, mas é importante nunca esquecer de ser profissional.

Por ter uma grande utilização, a ligação e o SMS perderem a quantidade de uso, por ser um dos aplicativos com mais uso no Brasil, o WhatsApp está a cada dia conquistando mais e mais usuários.

Hoje a ferramenta se tornou  essencial até mesmo nos negócios, por isso você precisa entender o quanto é importante adquirir o WhatsApp Business para ajudar nas suas vendas.

Além de se comunicar com seus clientes, você pode utilizar o WhatsApp Business para atrair novos, por isso, no artigo de hoje vamos te ajudar a entender como.

 

Por que utilizar o WhatsApp Business?

A utilização do WhatsApp Business tem muitas vantagens, uma das principais é deixar seu negócio com uma imagem mais profissional entre os seus atuais e futuros clientes.

Com ele, você pode colocar informações sobre o seu negócio que podem ajudar os clientes a reconhecê-la, como o nome da empresa, a descrição, endereço, serviços, preços, site, horário de funcionamento etc.

Além disso, o WhatsApp Business, possui várias funcionalidades que podem ajudar o seu negócio, uma delas é a lista de transmissão de contatos, onde você pode enviar a mesma mensagem para vários contatos de uma única vez, sem precisar criar grupos. O cliente por sua vez, pode responder individualmente para você atendê-lo de forma única.

O WhatsApp Business permite também que você coloque etiquetas nos contatos para saber quem são os novos clientes, quais estão com pagamento pendente, entre outros.

Como o WhatsApp Business vai te ajudar com as vendas?

Esse meio de comunicação pode te ajudar de várias formas, principalmente na atração de clientes, por isso vamos responder essa pergunta logo abaixo.

  • Comunicação:

O WhatsApp no geral deixa a sua comunicação muito mais próxima com o cliente, isso porque é universal, todo Brasileiro utiliza esse aplicativo.

Ainda mais, que a linguagem não precisa ser tão formal, você pode dialogar da forma que costuma no seu cotidiano, claro sempre de forma respeitosa, e de acordo com o seu perfil de cliente.

Dessa forma, a comunicação fica mais casual com o cliente e pode ajudar a efetivar a vender ou resolver os problemas sem dificuldade.

Para ser algo mais casual, você pode tentar colher dados durante o  atendimento para conhecê-lo melhor e melhorar a satisfação do seu cliente.

  • Mensagem automática:

Essas mensagens ajudam bastante para não deixar o cliente esperando, dessa forma, é possível responder perguntas simples de imediato.

Alguns exemplos são as questões sobre  horários de atendimento, como adquirir um produto ou serviço seu, etc.

  • Facilidade:

Por ter um atendimento mais simplificado, o cliente pode tentar entrar em contato com mais frequência.

Isso por que ele pode evitar trabalhos como, entrar em se site ou redes sociais para tentar entrar em contato com você.

Por fim, certas dúvidas simples podem ser respondidas rapidamente por um aplicativo tão presente no cotidiano de todos.

  • Visibilidade:

O WhatsApp Business permite que você programe conteúdos para serem enviados aos seus possíveis clientes diariamente.

Dessa forma, você pode fazer algo mais direcionado e não tão solto como acontece nas redes sociais e e-mail.

  • Métricas de atendimento:

Com suas métricas de atendimento mais avançadas, é possível gerar alguns relatórios e montar estratégias baseadas em dados reais.

Fora que com a possibilidade da segmentação de contatos, é possível deixar sua lista de contatos muito mais organizada, e com isso, enviar conteúdos personalizados para cada etapa de compra.

  • Necessidade dos clientes:

Por ser uma ferramenta casual, é importante treinar sua equipe para que antes de qualquer coisa, atenda as necessidades do cliente.

Mesmo que o contato seja apenas para tirar uma dúvida, é importante ter foco total no cliente, porque um cliente bem atendido e satisfeito, tem mais chances de voltar e efetivar uma compra.

  • Número da empresa:

É extremamente importante incluir o número da empresa em todos os lugares, nas redes sociais, na divulgação impressa, em tudo.

Faça um comunicado avisando a todos que a sua empresa possui um número próprio do WhatsApp.

  • Link direto:

Quando for realizar a divulgação, facilite, coloque o link do WhatsApp, dessa forma a pessoa não terá preguiça de entrar em contato.

E não esqueça de incluir esse link nas redes sociais, na bio, por exemplo.

  • Análise:

O WhatsApp Business consegue mostrar as estatísticas de mensagens que foram respondidas ou não.

Outra vantagem interessante é que é possível identificar quais clientes estão mais engajados com o seu negócio através do WhatsApp.

  • Grupo de empresa:

Para evitar aquela enorme quantidade de emails, crie um grupo com sua equipe para conversar sobre os projetos.

Utilizar essa ferramenta é importante porque pode te ajudar a criar uma comunicação mais casual, onde todos conseguem responder facilmente.

  • Feedbacks:

Tente separar os clientes que já efetuaram uma compra para realizar uma avaliação de satisfação..

A vantagem é que independente do feedback ser negativo ou não, você não  vai estar prejudicando a imagem da sua empresa, porque não será nada público.

Você ainda pode  pedir sugestões para os consumidores de como realizar melhorias em qualquer departamento.

  • Envolvimento do cliente:

Quando entrar em contato pelo WhatsApp, explique o motivo do seu contato, porque existem algumas pessoas que consideram o WhatsApp um meio de comunicação pessoal.

Ainda mais se você chegar de uma forma invasiva e incomoda, isso pode causar o bloqueio do seu contato imediatamente.

  • Número exclusivo:

Evite utilizar o mesmo número para da sua empresa para o pessoal. É preciso ter um número único para a empresa, isso deixará a imagem mais profissional, organizada e segura.

  • Estratégias:

Para o atendimento e vendas, elabore certas estratégias para ter um norte sobre por onde começar.

Estratégias de marketing e atração de clientes vão te ajudar bastante com isso.

  • Conteúdos:

Apenas compartilhe conteúdos relevantes para os seus clientes e para os possíveis clientes também, mas não exagere para não incomodar e não causar aquele bloqueio indesejado que pode acontecer com a sua empresa.

Não esqueça de enviar conteúdos relevantes conforme a etapa do funil de vendas que o cliente está.

Conclusão

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a esclarecer todas as suas dúvidas, e se gostou, compartilhe em suas redes sociais.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.

Até o próximo artigo!