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Veja como criar conteúdo jurídico para o seu blog

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Possui um blog jurídico e não tem ideia de como falar com seu público? No texto de hoje, vamos te ajudar a criar conteúdo jurídico para seu blog.

Um blog é uma excelente forma de criar conteúdo jurídico para quem é advogado e/ou especialista no assunto (como professores e pessoas formadas na área). Porém, muitos profissionais têm dificuldade na hora de planejar seus conteúdos.

Isso é uma dúvida justa e muito pertinente, porque realmente, o conteúdo será a chave para o sucesso do blog. Por isso, se está passando por essas dúvidas neste momento, não ache que você está errado. Afinal, preocupar-se com o conteúdo é se preocupar com o leitor.

Nesse artigo vamos te dar dicas de como criar conteúdo jurídico relevante e que funcione no seu blog, para seu público específico. Sem mais delongas, vamos ao texto.

Como criar conteúdo jurídico em seu blog?

Blogs são muito utilizados como forma de fortalecer uma marca na internet, sendo uma forma excelente de conversar com seu público e criar uma verdadeira comunidade. No Direito isso também acontece, com isso, muitos profissionais buscam um blog como forma de conquistar mais pessoas.

Seja seu objetivo qual for, de conseguir mais clientes ou até mesmo conseguir mais alunos e seguidores. O blog te possibilita falar com pessoas da sua cidade ou de qualquer lugar do mundo (que tenha acesso a internet). 

Feito o blog, muitos tem dúvidas em como criar o conteúdo jurídico dentro do site e conseguir excelentes resultados na internet. Para ajudar vamos listar algumas dicas que são excelentes para ajudar a escolher os melhores conteúdos para seu público. 

Dica 1: tenham por foco as necessidades (interesses) de seu público

Buscar textos “prontos” e temas batidos é uma constante em muitos blogs jurídicos, porém a melhor forma de criar conteúdo está nos interesses de seu público. Afinal, serão eles que vão gerar números para seu blog.

É claro que alguns temas atuais sempre vão valorizar e trazer novas pessoas para seu blog e possivelmente também irá agradar seus leitores mais antigos. Por exemplo, se você tem um blog jurídico com foco em leis trabalhistas é essencial sempre trazer as novidades nessas leis, mesmo que seu público tenha outras prioridades.

Porém, ainda assim é preciso se preocupar muito com o que seu público quer ler. De nada vai adiantar ter excelentes textos sobre determinado tema se ninguém os ler, não concorda?

conteúdo jurídico para blog

Ficar atento aos comentários no seu blog e nas suas redes sociais é uma excelente forma de entender a mentalidade e necessidades de seu público. Promover publicações pedindo sugestões de temas, vai incluir ainda mais seu público e vai te ajudar a focar no que eles realmente querem saber.

Dica 2: fique atento a forma que se comunica

O conteúdo é o fator principal em um blog, porém é preciso que a linguagem esteja de acordo. “Cá” entre nós, sabemos que o Direito é cheio de palavras e termos complicados, com isso, seja sempre o mais didático possível. Principalmente, se seu conteúdo não for específico para pessoas ligadas ao Direito.

Ter a certeza que o público está entendendo o que você diz é primordial na hora de criar o conteúdo. Por isso, não cometa esse erro, muitos tem os conteúdos certos, mas acabam pecando na forma que se comunicam. Acredite, o público em geral quer ler e entender, da forma mais simples e eficaz possível.

Dica 3: frases curtas funcionam melhor

Indo na mesma direção da dica acima, trazemos mais uma dica de comunicação, que é utilizar-se de frases curtas, para conseguir comunicar melhor e não ser redundante na sua explicação.

Além disso, as pessoas (na maioria das vezes), principalmente para leitores leigos, procuram textos que os ajudem a entender de forma mais rápida toda a situação. Entre um texto bom de 2.000 palavras e um excelente de 20.000, por ter certeza que irão preferir o mais curto. Até porque a maioria das pessoas precisa de advogados para resolver seus problemas e dúvidas de forma rápida.

E mesmo em texto menores o uso de frases curtas fará toda a diferença. Afinal, é mais fácil captar a mensagem em poucas linhas. Blogs e redes sociais pedem uma linguagem mais precisa, com isso, aposte sempre em um excelente conteúdo que caiba em textos menores, compostos de frases curtas, que vão direto ao ponto (sem aquela encheção de linguiça).

Dica 4: SEO (Search Engine Optimization)

SEO pode ser entendido como uma prática para melhorar o ranqueamento do seu site/blog nas buscas do Google. Afinal, sites/blogs melhores ranqueados estão entre os principais resultados sobre determinado tema, que são os links mais clicados pelo público em geral.

+ Veja também: 4 dicas sobre a importância das redes sociais para advogados

Uma das melhores formas de melhorar o SEO de seu blog é utilizando as melhores palavras-chave. Dessa maneira, assim que alguém pesquisar um tema na busca do Google, seu site com o artigo sobre o tema ficará melhor ranqueado.

Através do um bom ranqueamento de SEO é possível chegar a mais pessoas e fazer seu blog crescer. Então, ao desenvolver seu conteúdo jurídico, fique atento para utilizar palavras-chave que tem um resultado otimizado. Garantindo melhores resultados onlines.

Importante: é possível pesquisar as melhores palavras-chave gratuitamente através do Google, com a ferramenta Keyword Planner.

Conclusão

No texto de hoje, te ensinamos os principais pontos para focar na hora de criar conteúdo jurídico em seu blog. Essas dicas são simples e fáceis de aplicar, mas que farão uma grande diferença com seu público e que certamente, ajudarão na hora de trazer mais leitores.

Um blog é uma excelente ferramenta para especialistas jurídicos que buscam melhorar sua relação e elevar seu nome (ou negócio) nos meios digitais. Ter um blog relevante, com certeza, vai alavancar sua carreira e te ajudará a ter melhores resultados. A internet é incrível e está aqui para te ajudar, aproveite!

Agradecemos sua leitura e nos vemos em mais artigos. Deixe sua sugestão para próximos temas e compartilhe esse texto em suas redes sociais.