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Vantagens do marketing jurídico para seu escritório

vantagens do marketing jurídico

Entenda o que é marketing jurídico e os benefícios que ele pode trazer para o seu escritório

Um escritório de advocacia deve ter em conta que é necessário atrair e fidelizar clientes, além de fortalecer a sua marca no mercado. Desse modo, surge o marketing jurídico, que possui o objetivo de dinamizar as relações consultório-cliente, como em qualquer empresa. Portanto, entenda o que é e quais são as vantagens do marketing jurídico e impulsione o seu escritório de advocacia, seguindo o Código de Ética da OAB.

O que é marketing jurídico

O marketing jurídico consiste na promoção do serviço prestado em um consultório de advocacia ou profissional da área, por exemplo. Desse modo, esse tipo de marketing não foge à regra e é um mecanismo eficaz para atingir e captar o público, tendo a oportunidade de mostrar como é feito o trabalho em seu escritório.

Os meios para a transmissão de sua marca são projetados por uma série de estratégias bem delineadas. Elas visam captar e manter clientes, fortalecer a marca do escritórioe se destacar da concorrência, sem ferir o já citado Código de Ética da OAB. Portanto, é ideal que você saiba como utilizar diferentes meios para promover o seu trabalho junto ao cliente.

Dentre esses meios, estão as redes sociais, como: Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter.  Além disso, o marketing jurídico poderá ser realizado fora da internet. Por causa de sua versatilidade, esse é um setor que está em constante transformação, exigindo inovações nas estratégias a serem tomadas.

Mesmo exigindo grande versatilidade do profissional, o marketing jurídico é extremamente vantajoso. Afinal, quem domina suas técnicas consegue destacar o seu escritório de advocacia da concorrência. Desse modo, você deve conhecer as vantagens do marketing jurídico e, assim, traçar as estratégias corretas.

Vantagens do marketing jurídico

Como pode-se perceber, é preciso que o profissional seja muito versátil para aplicar o marketing jurídico. Mesmo assim, essa versatilidade é proveitosa, já que é uma ferramenta para que o seu escritório de advocacia consiga obter destaque entre os concorrentes. Então, confira as vantagens do marketing jurídico para o seu escritório e entenda o porquê você deve investir nele.

1. Atrair clientes

É possível atrair novos clientes com uma estratégia de marketing bem delineada para o seu escritório. Dessa maneira, você irá explorar setores como o Branding e uma comunicação direta e eficaz através dos diversos meios de propagação de conteúdo, com o intuito de persuadir as pessoas a contratarem o seu serviço.

Você poderá utilizar técnicas para a persuasão de clientes nas redes sociais e fora delas, sendo imprescindível ter uma comunicação clara. Se você está interessado em compreender como atrair mais clientes, temos diversas dicas para você em nosso blog.

2. Filtragem

Com uma comunicação clara e estratégias bem delineadas, você poderá fazer uma filtragem eficaz do perfil de cliente que interessa a sua empresa. Por conseguinte, isso irá economizar tempo e energia, ao evitar possíveis clientes que não se identificam com os valores de sua empresa. Além disso, por filtrar as pessoas ideais para seu serviço, você irá conseguir ampliar a fidelização de clientes e satisfazer a maior parte do público.

Para isso, lembre-se de delinear uma persona e um público-alvo para o seu escritório de advocacia. Dessa maneira, você poderá estabelecer as estratégias de comunicação com base nos perfis de clientes delineados previamente pelo consultório.

3. Fidelizar clientes

Como você já viu na seleção de clientes, o marketing jurídico bem implementado permite que você consiga fidelizar mais clientes para a sua empresa. Afinal, você irá direcionar essa comunicação para impactar uma persona, permitindo que ela se identifique cada vez mais com a marca do seu escritório. Dessa maneira, você terá maior estabilidade na prestação do serviço e terá o nome mais consolidado no ramo do Direito.

Com uma fidelização eficaz, você conseguirá estabelecer equilíbrio financeiro em sua empresa e ter uma base de clientes constante. Dessa maneira, você conseguirá gerir o escritório de advocacia com maior eficácia, pois assim você evita imprevistos e fortalece o seu nome entre a concorrência, com mais recomendações.

4. Feedback

A utilização desse tipo de marketing permite que você consiga ter feedback do público sobre o seu serviço e até mesmo sobre a receptividade que as suas ações de comunicação estão tendo. Por isso, é importante que você consiga adaptar a sua estratégia a alguns feedbacks que forem construtivos, desde que seja o seu público-alvo o emissor dessas críticas construtivas.

5. Adquirir protagonismo

Para que o seu escritório de advocacia seja protagonista diante da concorrência, é importante que ele vá além apenas do serviço de qualidade. Portanto, invista no marketing jurídico que o seu escritório conseguirá adquirir maior relevância entre as pessoas que interessam as suas estratégias.

Portanto, estabeleça campanhas de marketing bem delineadas, para conseguir protagonismo no mercado, que visem ajudar de fato o seu público-alvo. Afinal, a própria experiência proporcionada pela comunicação servirá como propulsionador para que a pessoa compartilhe o seu trabalho.

6. Fortalecer a marca

O marketing jurídico deve caminhar atrelado à gestão de marcas, pois os dois têm uma relação de codependência. Portanto, definir as estratégias de marketing para seu escritório de advocacia é fulcral para que o nome dele estabeleça uma posição de autoridade no mercado. Dessa maneira, o seu serviço será uma opção muito requisitada pelos clientes, aumentando a probabilidade de eles indiquem e voltarem mais vezes.

Nós da Direito Fácil ajudamos a criar a identidade visual do seu escritório, para fortalecer o nome de sua marca e você ganhar ainda mais destaque no mercado. Dessa maneira, você poderá usufruir dos benefícios de uma ação de marketing jurídico bem sucedida, que englobe a gestão de marcas.

7. Contatar prospects

Prospect é um cliente em potencial, consistindo geralmente naquele usuário da rede social que viu sua publicação e teve uma dúvida sanada ou ficou interessado em seu serviço. Eles são preciosos para qualquer empresa, pois permitem que ela consiga ter maior conforto financeiro e capacidade de fidelizar esses potenciais clientes.

Sem estratégias de marketing bem definidas, é muito difícil adquirir novos prospects e, por consequência, atrair futuros clientes e por fim fidelizá-los. Então, essa cadeia de fidelização do cliente com 3 etapas principais é totalmente dependente do marketing jurídico para que ela consiga suprir a demanda de serviços do escritório.

Achou interessante conhecer as vantagens do marketing jurídico? Então, aproveite e veja esse texto com dicas valiosas para delinear estratégias de marketing jurídico eficazes.