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Advogado home office: entenda como exercer o trabalho remoto

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Devido a nossa pandemia, muitos advogados estão se adaptando ao trabalho remoto na advocacia, mas será que dá certo?

Trabalhar em casa pode ser uma opção boa ou ruim para algumas pessoas, mas na nossa atual situação é mais viável trabalhar em casa, será que funciona o trabalho remoto na advocacia.

Obviamente você não perde a qualidade só por está em casa, dependendo pode até ser que o trabalho se desenvolva melhor com o ambiente, sem estresse com o trânsito e outras coisas comuns do escritório. 

Como ter um bom dia de trabalho remoto na advocacia?

 

É comum imaginar que por estar trabalhando em casa, o planejamento não se faz necessário, o que é um grande equívoco. 

Entenda que apenas a localização do seu trabalho mudou, a rotina deve ser a mesma. Com essa mentalidade se torna mais fácil conseguir ser produtivo em casa.

Sem organização, existem grandes chances que temida procrastinação te faça companhia, e isso pode acabar totalmente com o seu dia de trabalho.

Para evitar que isso aconteça, vamos te ajudar a manter a qualidade no trabalho remoto na advocacia.

  • Pense no seu escritório:

Não estamos dizendo que você precisa organizar um escritório completo digno de revista, mas é interessante ter o seu próprio local de trabalho até para ter disciplina e conseguir realizar suas atividades sem interrupções. 

Ter o seu “cantinho do trabalho” é importante até para evitar possíveis distrações. Se isso não for possível é interessante avaliar a possibilidade de alugar um local apenas para você trabalhar, um coworking, por exemplo.

  • Rotina:

Defina sua rotina de trabalho Isso vai  te ajudar a ter horários específicos e organizados, além de ajudar a trabalhar de uma forma que não seja cansativa ou maçante.

Para isso, observe o seu ritmo para definir quantas horas você consegue trabalhar, responda essa pergunta de forma honesta, assim você terá uma média para se organizar. 

Após isso, defina se vai ter pausas para um café, se você produz mais ouvido música ou não, isso depende muito do seu ritmo e da sua observação.

Por último, siga o seu planejamento. Apenas assim você conseguirá trabalhar de forma satisfatório sem perder os prazos estipulados. 

  • Ferramentas:

Para fazer um bom trabalho é importante ter as melhores ferramentas, além de ser fundamental para realizar suas tarefas, elas deixam o trabalho mais eficiente, além de ser sensacional no quesito, comunicação.

Caso você trabalhe sozinho, é importante ter uma boa comunicação com seus clientes, uma opção para isso é o WhatsApp que vai te deixar mais próximo do seu cliente. 

É possível até criar uma conta corporativa no WhatsApp, o que ajuda bastante a agregar mais profissionalismo e seriedade ao seu trabalho. 

Para executar as tarefas o software jurídico é a opção perfeita para manter tudo em ordem.

Apesar de muitas outras ferramentas interessantes que surgem, ainda utilizamos é muito o e-mail, por isso não o deixe de lado.

Mitos do trabalho remoto na advocacia

É bem normal existirem mitos em absolutamente tudo na vida, e não seria diferente no home office jurídico.

Abaixo listamos os principais, confira:

  • As informações podem ser perdidas:

O advogado precisa ser o melhor amigo da tecnologia para facilitar seu trabalho, a advocacia precisa de uma segurança muito forte para as informações que são coletadas. 

Então, é possível sim garantir a segurança das suas informações do buraco negro que é o mundo da internet.

  • Os prazos vão ser mais apertados: 

Independente de ser home office ou não, essa preocupação ronda a todos diariamente, por isso não significa que só porque você está em casa que tudo vai dar errado e no seu escritório daria tudo certo.

Muitas atividades graças a internet são realizadas a distância, o que facilita demais a conclusão das tarefas a tempo.

  • É mais difícil acompanhar os processos:

Como vou conseguir gerenciar os processos no home office? 

Novamente entra o software jurídico, o ideal é ter um que te possibilite realizar a gestão dos seus processos, tarefas, e todas as atividades realizadas antes no escritório.

  • Menos produtividade:

Todo mundo se engana nesse quesito. Na verdade, sua produtividade pode aumentar muito mais, até porque você vai estar mais sossegado e no seu canto sem distrações.

Para que isso aconteça basta entender a importância da organização, que ao invés de afetar sua produtividade, na verdade, pode aumentá-la muito mais.

  • Qualidade de atendimento vai cair:

É normal se preocupar quando o assunto é atendimento ao cliente, afinal sem eles não existem negócios! É importante entender que não é o local que faz um atendimento ser bom ou ruim, e sim o atendente responsável pela carteira

A maioria dos atendimentos é realizado via ligação telefônica, o que pode ser facilmente resolvido com um sistema de voip que pode ser acessado de qualquer lugar ou dispositivo móvel. 

Algumas empresas estão fazendo bom uso também das redes sociais e WhatsApp que tem facilitado bastante o processo de comunicação entre empresa e cliente. 

  • Honorários incorretos:

Independente de ser online ou presencial, cobrar um cliente é um momento um tanto desconfortável para algumas pessoas, mas se você tiver uma organização pode te ajudar a receber seus honorários corretamente sem constrangimentos.

Se não tiver um sistema de gestão, tente fazer uma planilha para conferir quem pagou ou não e todos os valores para não ter dúvida em nada.

Vale também optar por plataformas de cobranças como o Asaas em que as cobranças são automáticas.

  • Equipe sem controle:

Se você é um líder, provavelmente está pensando em como vai conseguir deixar sua equipe controlada e focada, afinal a produtividade é tudo!

Para acompanhar toda a equipe, você pode recorrer à tecnologia com plataformas de controle de atividades, com videochamadas diariamente no começo e no fim do dia. 

Manter o contato sempre aberto pelo WhatsApp. Existe até mesmo a possibilidade de bater o ponto de entrada e saída de forma online. 

  • Muitos erros:

É bem comum acontecer erros em todo ambiente de trabalho e no home office não é diferente.

Assim como no ambiente de trabalho o que vai fazer que não ocorram erros é a sua atenção e cuidado durante a realização das tarefas. Novamente: não é o ambiente que define a qualidade, e sim as pessoas. 

Conclusão

Nesse artigo você pôde entender melhor como funciona a rotina de trabalho em casa, e conseguiu entender que não é essa coisa terrível que a maioria fala.

Esperamos que as informações tenham ficado claras.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco, vamos adorar te auxiliar.

Até o próximo artigo!