É importante registrar o seu negócio para não correr o risco de perde-lo. Por isso, nesse artigo vamos te explicar outros motivos para realizar o registro.
Atualmente, no Brasil são abertos mais de 8,5 mil negócios diariamente, o número pode ser grande, mas, nem todos estão protegidos, mas é preciso para o sucesso do seu negócio.
Os negócios que não realizam o registro da sua marca podem perder para os seus concorrentes.
Por isso, separamos alguns motivos para você começar a cogitar realizar o registro da sua marca e não ficar sem proteção, e ainda garantir o sucesso do seu negócio.
Motivos para registrar sua marca
-
Proteção:
O essencial motivo é óbvio: a segurança. Qual proprietário não gostaria de preservar a estabilidade e a segurança para o seu negócio?
É difícil que você conheça um empresário que responda negativamente. Mas, quem responde negativamente é porque não tem conhecimento sobre a importância do registro, dessa forma, correm o risco por não terem conhecimento.
Você sabia que, se uma empresa com o mesmo nome e atuação no mesmo setor que você, registrar a marca primeiro, ela será capaz de te processar, exigir indenizações e te bloquear de usar a marca?
Isso acontece bastante, pois as pessoas não têm o conhecimento de que isso pode acontecer, abrem o negócio e descobrem depois.
Fica certo, então, que simplesmente o registro de marca é bom para evitar que todo o investimento para a organização e desenvolvimento da identidade da sua empresa não seja em vão.
Enfim, ao registrar, somente você terá os direitos sobre a marca do seu negócio, impossibilitando todo uso indevido.
-
Exclusividade:
Quando você realiza o registro, está garantido que a marca é sua em todo Brasil e na sua área de atuação.
Dessa forma, permitirá que você evite, por exemplo, que seus adversários plagiem a sua marca e confundam seus compradores.
Logo, você conseguirá focar no desenvolvimento do seu empreendimento, expandindo-o por todo o país e garantindo um futuro próspero, enquanto o registro de marca promete a sua exclusividade.
-
Credibilidade:
Algumas marcas famosas como Nike ou Adidas, tem sua fama não só pela administração, mas porque possuem esse símbolo ®.
E não esqueça que o sucesso do negócio é garantido.
Esse símbolo significa “Registrado” e dá mais credibilidade, com ele os consumidores tendem a ter uma confiança a mais na sua marca.
Mas, sua marca só terá esse símbolo quando for realizado o registro oficialmente.
-
Inserção forte:
Você consegue, a todo momento, investir no crescimento e divulgação física e digital do seu negócio. Mas, só após o registro de marca você conseguirá fazer esse investimento com segurança.
Dessa forma, fica claro que aumentar a marca sem antes registrá-la, é aumentar também os riscos de perdê-la para concorrência e reiniciar tudo do zero.
Conforme a marca registrada, você conseguirá aumentar seu negócio e, ao mesmo momento, protegê-lo de réplicas ou imitações indevidas.
Além disso, o registro de marca concede uma proteção eficaz na era digital, em que a réplica ou imitação é feita de forma mais intensa. Logo, através de intimações extrajudiciais você conseguirá impedir que terceiros não autorizados usem a sua marca.
-
Valor:
Realizar o registro da sua marca ajuda bastante no quesito valor da mesma em meio ao mercado.
Com um registro, as chances de investidores aumentam bastante para a marca e o sucesso do negócio aumenta.
A expansão também só poderá ser realizada a partir do momento que o registro estiver feito.
-
Gastos:
Alguns empresários adiam o registro da marca em argumento da taxa que deve ser paga nesse procedimento.
Entretanto, essa é uma mentirosa economia, considerado que, por exemplo, se alguém registrar uma marca similar ou igual à sua, o empresário deverá abrir uma nova marca, se abstendo de ganhar aquela que foi criada por ele.
Inclusive, todos os seus materiais de propaganda e uniformes deverão ser restaurados, além de fazer anúncios ao mercado e, com certeza, pagar indenização pelo uso.
E, além desses custos diretos, há os indiretos em relação à confiança no mercado, todo esse sistema conseguirá gerar redução e perda de vendas, além de uma certa insegurança em seu público.
Agora, é fundamental destacar que, ao contrário do que alguns empreendedores pensam, a Lei de Propriedade Industrial (Lei 9.279/96) afirma o direito específico de uso, jamais para aquela empresa que permanece há anos, mas não formalizou sua marca, mas, sim, para aquela que a registrou primeiro.
-
Uso da marca:
Pense que sua marca explodiu e é uma febre total, com o registro você pode licenciar sua marca para que outros negócios usem ela e até fabricar novos produtos.
Dessa forma, aumenta a sua marca e você continua sendo o proprietário independente de tudo.
-
Tudo online:
Se a sua desculpa era porque não tinha tempo para sair e realizar o registro, pode parando com essa desculpa, pois tudo é online.
Você pode solicitar o registro online e de forma bem simples sem precisar sair de casa.
O prazo para o registro antigamente era quase 5 anos, atualmente são 10 meses de análise.
Por fim, você não tem mais desculpas para adiar o registro do seu negócio, pois agora é tudo mais prático e simples.
Conclusão
Conforme descobrimos, registrar a marca é dar direitos contra o uso impróprio, preservar sua empresa contra ações de má-fé, um modo de elaborar mais significado para o negócio, de conquistar e fidelizar consumidores e tornar capaz determinadas operações comerciais, como o licenciamento e a franquia, que podem ser motivos valiosos de recompensa financeira para o negócio.
Considere bastante franquiar sua marca porque isso ajuda bastante no crescimento e os lucros também melhoram.
Ter uma marca registrada dá aquela credibilidade e é importante até para construir sua identidade, e não pense que só as empresas grandes que podem registrar, as pequenas empresas podem e devem também.
Por fim, você já sabe o porque deve realizar o registro, quantas vantagens tem e como realizar, dessa forma, já pode registrar sua marca para o seu negócio ficar seguro.
Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas e se gostou não esqueça de compartilhar.
Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.
Até o próximo artigo!