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Site responsivo para escritório de advocacia é essencial para a estratégia

Site responsivo

Entenda como deixar seu site responsivo e colher os resultados

Você sabe qual é a importância de ter um site responsivo para o seu escritório de advocacia? De acordo com a Valor Econômico,   58 % dos internautas brasileiros acessam as páginas exclusivamente via mobile, ou seja, pelo celular. E a tendência é crescer cada dia mais, devido à facilidade de acesso e mobilidade.

Dessa forma, você deve prestar atenção para adaptar o site de seu escritório de advocacia a essa tendência, pois se isso não for feito, é  provável que a navegação do site não seja tão atrativa. Esse detalhe irá afastar seu target. Portanto, entenda mais sobre o que é ter uma página responsiva e veja o porquê de adaptar sua página para mobile o quanto antes.

O que acontece com um site não responsivo

Primeiro de tudo, é interessante entender o que é responsividade e o que acontece se seu escritório não tiver um site responsivo. Esse termo é um tanto autoexplicativo, indica que a sua página ‘responde’ ao formato no qual ela está sendo exibida. Em outras palavras, ele se adapta ao tamanho da tela, exibindo os itens corretamente.

Já aconteceu com você de entrar em uma página e o banner cobrir o conteúdo, aparecerem poupups com formas de compartilhamento ou até mesmo ter uma fonte impossível de ler? Esse é um exemplo claro de site não responsivo, ou seja, não adaptado para mobile. Ele incomoda o usuário, atrapalha a leitura e causa rejeição, afastando o target do seu escritório.

Por que ter um site responsivo pode te ajudar

Por outro lado, se você tem um site que é perfeitamente legível, tanto no computador quanto no celular, então está fazendo certo. Seu cliente vai entrar nas páginas com facilidade, navegar sem susto e conseguir ler o que está escrito. Além disso, também vai conseguir encontrar o que precisa ou tem curiosidade em saber – incluindo seus contatos para negócios!

Ou seja, além de te ajudar a fazer novos clientes, um site responsivo é útil para te ajudar a engajar seu público, fidelizar e ainda reforçar seu valor perante o mercado. Isso porque estará passando uma imagem mais profissional e de qualidade, em todos os pontos de contato com o seu cliente ou prospect.

Como é um site responsivo

Agora que você já entendeu o que é um site responsivo, adaptado tanto para computador quanto para mobile, veja quais são suas características principais:

  • É desenvolvido em e tamanhos que se adaptam automaticamente à tela exibida. Normalmente as opções são: pequeno ou mobile, com menos de 600 px; médio ou tablet, entre 600 e 980 px; e grande ou pc, acima de 960 px;
  • Usa a mesma paleta de cores, porém de forma adaptada a cada experiência;
  • A tipografia é escolhida especialmente para ter uma legibilidade mais suave e não cansativa, devendo ser mais limpa e solta;
  • O menu normalmente fica recolhido, como um ícone no canto da tela;
  • Os ícones de compartilhamento são retráteis ou ficam ao final do texto, para não atrapalhar a leitura, como acontece com os ícones flutuantes (que aparecem ao longo do texto);
  • As imagens são de boa qualidade e têm boa visualização, independentemente do tamanho apresentado. Isso quer dizer que há também 3 padrões de exibição de imagem, pequeno, médio e grande;
  • A página mobile tem menos elementos e um design mais clean;
  • O texto ocupa toda a área da tela, deixando qualquer banner ou barra lateral inativa, na versão mobile;
  • Boa velocidade de carregamento, visto que conta com uma menor quantidade de elementos e blocos durante a sua criação – lembrando que o desempenho de um celular é muito menor do que a dos computadores;
  • O foco total é na experiência do usuário, navegabilidade e facilidade para encontrar informações na tela.

Responsividade e buscadores

Cada dia mais o Google e outros buscadores estão ficando mobile friendly, ou seja, dão incentivo e prioridade a quem tem seu site adaptado para telefones celulares. Isso quer dizer que, se seu escritório de advocacia ainda não tem um site responsivo, então há grandes chances de estar caindo nos resultados dos buscadores.

Por mais que sua equipe invista pesado em SEO (Search Engine Optimization – otimização para os buscadores) em seus textos, existem outros fatores que também influenciam. Entre eles, está a velocidade de carregamento da página – incrementada na versão mobile e é claro, a disponibilização de um formato responsivo.

Dessa forma, se você quer que seu escritório de advocacia apareça nas primeiras páginas de pesquisa do Google, Bing e outros buscadores, deve ter atenção a isso. A responsividade é, não apenas uma tendência de mercado, mas a nova regra do jogo, já que muito em breve, a via mobile irá monopolizar a esmagadora maioria dos acessos.

Ux – experiência do usuário em um site responsivo

Certamente, ter um carregamento mais rápido e a versão mobile facilita sua página alcançar o topo nas pesquisas dos buscadores. Mas de que adianta isso tudo, se o seu prospect não consegue navegar suavemente na página do seu escritório de advocacia? Se não tiver uma boa experiência, o usuário vai deixar seu site e nunca mais voltar.

Por isso o UX (User Experience – experiência do usuário) tem sido o grande tema atual quando se trata de desenvolvimento de sites. Isso porque, ele garante que, depois de o usuário encontrar, irá explorar o site, levando seu prospect pela jornada de compra, até a fidelização.

Para que o usuário tenha essa boa dinâmica com o site do seu escritório de advocacia, é fundamental que ele carregue em menos de 3 segundos, sob risco de abandono. Além disso, a arquitetura da informação é essencial, fazendo um texto fácil de ler, escaneável e direto ao ponto.

Claro que não se pode deixar de lado o design, que pode ajudar ou atrapalhar o usuário de mobile. Nesse caso, vale a máxima de que menos é sempre mais. É fundamental também testar os wireflows, ou seja, o fluxo que seu prospect deve seguir durante a visita ao site. São vários pequenos detalhes que um site responsivo deve se ater, para garantir o sucesso do seu site e atrair mais clientes.