Todas as marcas podem estar passando por uma crise de identidade, ainda mais quando estamos falando de advogados. No texto de hoje, vamos descobrir se isso está acontecendo com sua empresa.
Ter uma marca forte, certamente, é um diferencial que todos os empreendimentos buscam, com os advogados a lógica é a mesma. Porém, os advogados costumam não ter sua marca bem definida, por diversos motivos, o que geralmente resulta em uma crise de identidade.
Para descobrir se sua marca está vivendo uma crise de identidade, siga conosco. Além disso, vamos trazer dicas de como melhorar a identidade de sua marca. Sem mais delongas, vamos ao texto.
Por que isso ocorre muito com escritórios de advocacia?
A crise de identidade da marca ocorre muito em escritórios de advocacia, principalmente se o escritório for de apenas um advogado. Pelo fato dele ser o profissional responsável por tudo (é bastante comum que tenha uma secretária, mas para cuidar da recepção, rotina administrativa, telefonemas, agenda e outros pontos não ligados a trabalhar uma marca).
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Dessa forma, por personificar a empresa é totalmente comum que não veja o seu negócio como uma marca, com isso, é muito fácil que se instaure uma crise de identidade de sua marca.
Como saber se minha marca está em uma crise de identidade?
Primeiramente, é preciso entender se seu empreendimento de fato tem uma marca, é claro, que tendo um nome a sua empresa tem uma marca, por assim dizer, mas será que está sendo visto como uma marca, as pessoas estão associando o nome do seu negócio com o seu tipo de serviço.
Se sua identidade é apenas um nome em uma placa é possível que sua marca esteja com crise de identidade. A marca tem que ter uma vida de certa forma, ela precisa ter uma força ou um destaque. Caso isso esteja longe de ser a sua realidade, certamente sua marca estará em uma crise de identidade.
E o pior, é que talvez nem esteja se dando conta que isso está acontecendo, ou nunca parou para pensar que seu escritório de advocacia e seu nome, são uma marca.
Como melhorar a identidade da minha marca
Vejo seu negócio como uma empresa
Esse é o primeiro ponto que os advogados precisam fazer, afinal, apenas vendo seu negócio como uma empresa será possível começar a trabalhar a marca por trás do negócio. É claro que a empresa poderá ter a sua cara, mas é preciso entender isso e colocar de uma forma que agregue valor a sua marca.
A pessoa por trás do advogado de certa forma faz parte da marca (ainda mais no caso dos advogados), por isso, trabalhe com bastante profissionalismo para que seu nome seja valorizado na sociedade
Tenha uma identidade visual só sua
Ter uma identidade visual bem feita é primordial para qualquer negócio, com os advogados, não seria diferente. Então se seu escritório não tem uma identidade visual marcante, que reflita o que gostaria de passar, certamente, a imagem ficará devendo, levando a sua marca a crise de identidade.
Embora, os advogados tenham limitações quanto à forma e estilo (por conta do Código de Ética da OAB, ainda assim é possível ter uma marca que seja forte e lembrada.
A melhor forma de fazer isso, é contratar uma empresa especializada em identidade visual, mas não só isso, que seja especialista em identidade visual para advogados.
Deste modo, você garante uma identidade condizente (e respeitando o Código de Ética da OAB), que vai agregar muito mais a sua marca e literalmente dar uma nova identidade para ela.
Aposte nos meios digitais para dar força a sua marca
Nem só de imagem vai viver uma marca, afinal, a marca é tudo o que de certa forma representa a empresa. Com isso, é necessário trabalhar a sua marca onde está a maioria das pessoas e consequentemente, seu público-alvo, que é a Internet.
Nesse ponto, não importa a sua idade, experiência, especialidade e público-alvo, afinal, praticamente todas as pessoas estão conectadas na Internet.
Para você ter uma ideia, no Brasil mais de 120 milhões de pessoas utilizam o WhatsApp, dessa forma, fica claro, que praticamente toda a população jovem, adulta e de idosos, de algum jeito, acessam a internet.
Os meios digitais que mais ajudam a trabalhar uma marca são os sites, blogs e redes sociais. Onde com um bom trabalho de Marketing Jurídico, aos poucos as pessoas vão criando uma visão de marca de seu negócio.
Um exemplo claro, é criar um blog e postar conteúdos informativos relevantes para as pessoas. Dessa forma, você poderá criar um público fiel, que vai simpatizar com seu trabalho, além de associar seu nome, o seu negócio a uma marca.
O Instagram também é uma excelente ferramenta para fixar seu nome como uma marca relacionado ao seu trabalho. Para isso, é preciso criar conteúdos que combinem com a plataforma e garanta seguidores para seu negócio.
É claro, que todos os conteúdos que colocar na internet devem ter caráter didático, onde também devem estar de acordo com o Código de Ética da OAB. Garantindo que sua empresa não seja penalizada e consigo trabalhar bem a sua marca.
Conclusão
No texto de hoje, vimos que escritórios de advocacia facilmente podem estar em uma crise de identidade, muitas vezes, mesmo sem se dar conta. Se seu negócio tem uma marca forte e seu nome não é reconhecido ou associado a seu trabalho, certamente, está com uma crise de identidade.
Também passamos três dias excelentes para garantir que sua identidade como marca melhore, onde é preciso ver seu negócio como uma empresa e não apenas como sendo você, buscar uma identidade visual que te destaque e reflita sua marca (respeitando o Código de Ética da OAB) e apostar nos meios digitais, para que os usuários da internet reconheçam sua marca com maior facilidade.
Para mais dicas sobre Marketing Jurídico e assuntos relacionados, continue acompanhando este blog. Temos diversos artigos que vão te ajudar a melhorar os resultados de seu escritório de advocacia.