Agência Direito Fácil

O que é persona e como desenvolvê-la?

O-que-e-persona-e-como-desenvolve-la

Saber o significado de persona é um dos primeiros passos para turbinar o marketing digital do seu escritório de advocacia. Entenda o processo de criação e o que é aqui!

Já se perguntou como você pode turbinar o marketing digital do seu escritório? Se sim, apresento aqui uma resposta: definição da persona! É algo simples de entender e que você pode colocar em prática.

Existem algumas confusões de conceitos dentro do marketing digital e por esse motivo, esse artigo é direcionado à apenas te mostrar o que é persona e quais caminhos você precisa percorrer para desenvolvê-la. Se o seu escritório não alcança o perfil de cliente que você procura, não se desespere, agora esse problema pode ser sanado!


O que é persona?

Persona:essa palavra vem do Latim e é usada para definir as características de uma pessoa; no marketing, ela não se limita às intelectuais ou à personalidade (temperamento) de um indivíduo, esse conceito abrange, até mesmo, o físico, a idade, ocupação e a rotina.

Criar uma persona para seu escritório significa que você investirá em conhecer, cada vez mais, o seu cliente ideal e, por meio disso, definir estratégias para alcançá-lo.

Em resumo, a definição da persona, dentro de seu escritório, é o ato da criação de um perfil semifictício de quem seria o seu melhor cliente e, conhecendo-o, você terá a capacidade investir em uma forma de seu produto, seus serviços, se tornarem a solução e o objeto mais próximo do cliente quando ele precisar.

 

O perfil semifictício

 

É semifictício porque é baseado em fatos e dados reais, mas a persona é um ser inventado. Por exemplo, para desenvolvê-la é preciso obter informações sobre quem são os clientes ideais, aqueles que procuram exatamente o que você oferece, aqueles que seus serviços são direcionados.

Para definir uma persona você precisa pensar em uma pessoa que seja o seu melhor cliente e descrever algumas características:

 

  Definir informações básicas, como nome, idade, sexo, lugar onde mora (tudo baseado em dados reais)
  Conhecer a ocupação/trabalho da pessoa
  Pensar nas dificuldades diárias que ela passa e qual a sua rotina
  Conhecer os hobbies e o que ela faz no tempo livre
  Descobrir como a informação noticiosa ou publicitária chega a ela

 

A importância da persona para o marketing ― conhecendo-a cada vez mais!

O que é persona e como desenvolvê-la?

 

Agora você sabe o que é persona e quais as características necessárias para você desenvolvê-la, mas para não haver qualquer dúvida, vamos mostrar melhor qual o grau de relevância de cada tópico do perfil da persona.

Informações básicas

A primeira etapa para a definição da persona é criar o perfil de uma pessoa, fictício, claro. Pense no nome, na idade e no sexo, sempre se baseie na parte de maior abrangência, o seu público-alvo[1] , e depois afunile os dados até chegar no melhor cliente desse público.

Ocupação da persona e rotina diária

O seu produto será funcional à persona se ele puder fazer parte da sua vida de forma eficiente, então descrever qual a ocupação da persona, o ato de desenvolver estratégia e o próprio produto se torna mais fácil, pois você consegue direcioná-lo à rotina do cliente ideal.

Dificuldade e solução

Todo serviço/produto oferecido parte do princípio de que ele servirá para uma pessoa, que esse indivíduo precisa dele. A partir da dificuldade da persona, é possível desenvolver estratégias para alcançá-la, sempre pensando que o oferecido será a solução.

Tempo livre e acesso à informação

Esse tópico, embora não pareça, é muito importante no momento de desenvolver a persona, pois como você oferecerá o produto a ela? Como ela conhecerá os benefícios, a solução, que seu produto/serviço a dá? Por esse motivo é preciso conhecer a fundo a persona, afinal essa é a definição da palavra no marketing.

 

Concluíndo …

Agora você entendeu a importância da persona para o marketing digital, na realidade, até mesmo para o tradicional? Se sim, você não perderá tempo para criar uma persona para seu escritório.  Aqui, no blog do Direito fácil, nós desenvolvemos conteúdos especiais para seu escritório e para você.

Seja o melhor profissional e mais bem colocado no mercado, agora isso é possível.

 

Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Direito Fácil e saiba mais sobre marketing, produção de conteúdo e desenvolvimento da identidade visual do seu escritório de advocacia.          

 

Leia também: Como um advogado pode fazer marketing sem ferir o Código de Ética?