Agência Direito Fácil

Saiba o que é compliance e quais são as funções desse profissional

Compliance

Conheça as principais características dessa área e saiba como iniciar na carreira de compliance!

Depois de concluir a faculdade de Direito chega a hora de decidir qual área de atuação seguir no ramo jurídico. Dentre as opções, a advocacia na área de compliance tem ganhado destaque no mercado.

Mas afinal, o que é compliance? Fizemos este artigo especialmente para você que deseja saber mais sobre a área e sobre como iniciar na carreira de compliance. Tudo o que você precisa saber está aqui!

O que é compliance?

A palavra compliance veio do verbo em inglês “to comply”, que significa agir de acordo com as regras basicamente. A função da advocacia na área de compliance é exatamente essa: fiscalizar e garantir que empresas cumpram essas normas.

Junto com a área de Direito Previdenciário, o compliance vem crescendo significativamente e é destaque entre os salários mais altos. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, a projeção de salários em 2019 para esse área é de R$12 a R$19 mil reais.

Se você optar por essa área, saiba que atuará bastante com consultoria jurídica e o seu grande objetivo é adequar as políticas da empresa com a legislação vigente, garantindo os padrões de ética.

Como atuar na área de compliance?

Se você se interessou pela advocacia na área de compliance, precisa conhecer um pouco mais da rotina desse profissional e saber exatamente como iniciar na carreira de compliance, não é mesmo?

A grande dica para se destacar no trabalho e cumprir as principais características de compliance é conhecer o segmento corporativo: pesquise sobre Direito Corporativo, conheça a lei anticorrupção (uma das mais influentes nesta área) e saiba como funciona a gestão de uma empresa.

Conhecido como Compliance Officcer, o profissional dessa área deve compreender muito bem o funcionamento de um negócio: desde negociações simples até a contabilidade e o gerenciamento de crises.

Principais características de compliance

Para saber como atuar na área de compliance, é preciso conhecer as competências técnicas e pessoais necessárias para o perfil profissional.

Confira algumas das principais características de compliance e sua atuação:

  • Apoio e orientação a direção da empresa
  • Análise de riscos operacionais
  • Elaboração de manuais e normas de conduta na empresa, bem como sua fiscalização
  • Auditorias internas e externas
  • Garantir a segurança da informação
  • Desenvolver sistemas de prevenção a fraudes
  • Fazer o planejamento para gestão e prevenção de crises

Agora que você já sabe como atuar na área de compliance, já pode pensar em abrir o seu negócio! Para isso, lembre-se de planejar também as suas técnicas de marketing jurídico para atrair clientes.

Para começar desenvolva a sua identidade visual para que seu escritório seja facilmente reconhecido no mercado jurídico. A dica é fazer isso com uma agência especializada como a Direito Fácil.

Nossa agência tem mais de 14 anos de experiência na criação de identidades visuais e estratégias para marketing jurídico. Acesse nosso site para conferir todos os serviços disponíveis!

Leia também: Currículo Lattes: uma forma de fazer o seu marketing profissional