A ampla divulgação dos meios digitais vem possibilitando novas tendências para os Advogados, que podem fazer uso da internet e de algumas de suas ferramentas para fazer divulgação de seu trabalho sem que, necessariamente, entrem em confronto com o Código de Ética da OAB.
Desde o ano de 2015 estamos vendo um novo marketing digital voltado para a Advocacia, percebendo que, definitivamente, é uma ferramenta que está entre as mais importantes para a maior parte dos escritórios de advocacia e dos advogados liberais.
Os Advogados, diante de todas as inovações tecnológicas, entenderam a importância de utilizar novas estratégias para divulgação de seus trabalhos, de seus escritórios, usando as redes sociais como canal de relacionamento e manutenção de sua autoridade como profissionais jurídicos e criando sites para divulgação de escritórios, entre outras atividades virtuais.
Com a implantação no novo Código de Ética da OAB, muitos profissionais da área jurídica perceberam as possibilidades de fazer uso do marketing jurídico, trazendo novas tendências para o mundo da comunicação e encontrando meios de fazer sua divulgação sem ferir os princípios da profissão.
O marketing jurídico e o novo Código de Ética
Desde que o novo Código de Ética e Disciplina da OAB foi aprovado e publicado, o assunto foi tratado de todas as maneiras através da mídia, principalmente com relação à excessiva restrição que ele trazia com relação à publicidade praticada por advogados e escritórios de advocacia através da internet.
Entre os pontos tratados no Código de Ética, o artigo 46 apresenta as formas como deve ser feita a publicidade e como o advogado deve se portar ao fazer uso da mídia:
- Artigo 46: A publicidade veiculada pela internet ou por outros meios eletrônicos deverá observar as diretrizes estabelecidas neste capítulo.
- Parágrafo único: A telefonia e a internet podem ser utilizadas como veículo de publicidade, inclusive para o envio de mensagens a destinatários certos, desde que estas não impliquem o oferecimento de serviços ou representem forma de captação de clientela.
Como podemos observar, o artigo 46 não permite qualquer oferta de serviços, não podendo o Advogado, portanto, fazer captação de clientes através da internet.
Contudo, podemos observar também que o artigo autoriza o uso da internet ou de outros meios eletrônicos como forma de publicidade, desde que o Advogado ou o escritório observe as diretrizes estabelecidas sobre divulgação de suas atividades.
A regra estabelecida pode nos levar a analisar também os dispositivos referentes à publicidade, como estabelece o artigo 39:
- Artigo 39: A publicidade profissional do advogado tem caráter meramente informativo e deve primar pela discrição e sobriedade, não podendo configurar captação de clientela ou mercantilização da profissão.
Diante disso, o Advogado está totalmente liberado para utilizar o marketing de conteúdo em sua profissão. Embora o Conselho Federal da OAB tenha estabelecido meios de tentar impedir os Advogados de se utilizarem da internet para conseguir clientes, deixou aberta a porta para que fosse utilizada uma das mais eficientes estratégias do marketing digital: o marketing de conteúdo.
Utilizando o marketing de conteúdo para divulgação
O marketing de conteúdo é uma das estratégias que mais crescem na internet, utilizando-se de bons conteúdos para manter relacionamento com possíveis clientes e criar o engajamento.
Não se trata apenas de uma estratégia de publicidade como conhecemos, onde são oferecidos serviços e produtos ou onde se faz promoções para conseguir captar clientes.
A função do marketing de conteúdo é totalmente diferente: divulga-se conteúdo informativo, relevante, que tenha valor para os internautas e, dessa forma, o público é atraído para o que está sendo apresentado, um fator que gera exatamente o que o Advogado precisa: uma perspectiva positiva com relação à sua experiência e conhecimento.
No marketing de conteúdo não há a necessidade de tentar captar clientes ou oferecer determinado tipo de serviços. Ou seja, o marketing de conteúdo deve evitar a mistura de propaganda e de publicidade. Deve-se apresentar um conteúdo a serviço da informação, levando conhecimento aos internautas. A construção da autoridade é feita através da vontade de ajudar as pessoas, tornando-se um marketing jurídico indireto.
De uma forma geral, para qualquer área de atividade, muitas empresas atualmente se voltam para a criação de conteúdo para blogs, para canais de vídeo, para perfis em redes sociais e, com isso, além de conseguir sensível redução nos custos com o marketing, ainda conseguem aumentar os resultados.
A produção de conteúdo é, atualmente, a segunda grande tendência do marketing, ficando apenas atrás do que é denominado customização da experiência do usuário, uma estratégia que não é aplicável ao marketing jurídico. Assim, para o Advogado, o marketing de conteúdo é a primeira tendência a ser seguida.
Como fazer um bom marketing de conteúdo?
Para fazer um bom marketing de conteúdo, o Advogado deve tomar algumas precauções, evitando infringir o que está determinado no Código de Ética.
Assim, o marketing de conteúdo deve falar de assuntos relevantes, focando em temas que agradem o público e não do Advogado ou de seu Escritório, ou seja, produzir e publicar apenas temas que possam resolver problemas reais dos potenciais clientes.
Da mesma forma, é preciso evitar a reprodução de conteúdo publicado em jornais e revistas, colocando notícias que não interessam apenas para ter algo postado, ou usar de linguagem técnica, aplicando termos usados no meio jurídico e que não são acessíveis à maior parte das pessoas.
Também não é válido criar conteúdo apenas como artifício para a captação de clientes, e isso pode ser visto em muitos blogs e sites de advocacia. O grande público precisa entender o que está sendo dito e porque aquilo está sendo divulgado.
Um Advogado que tenha uma área específica, já tem nas mãos a ferramenta certa para atrair o seu público, fazendo a diferença no meio sem burlar o Código de Ética.
Assim, criar um blog e mantê-lo com conteúdo relevante mostra-se como uma ferramenta de divulgação eficiente, desde que o advogado saiba como utilizar esse meio. É um investimento que vale a pena, já que a informação correta é a mais procurada na internet e o Advogado pode garantir clientes sem precisar de uma publicidade direta.