Agência Direito Fácil

Networking para advogados: qual o grau de importância?

networking-para-advogados

Sabe a importância do networking para advogados? No artigo de hoje, vamos falar sobre, além de trazer excelentes dicas de como melhorar seu networking.

Estar bem relacionado com outros profissionais é uma das melhores formas de ter êxito em sua empreitada com o advogado, com isso, o networking para advogados é um dos pontos que você deve trabalhar, se busca melhores resultados e ampliar seus horizontes.

Se não está certo sobre a importância do networking para advogados, siga conosco nesse texto e descubra mais. Além disso, após te mostrar a importância do networking, vamos te trazer algumas dicas para melhorar seu networking e consequentemente, seus resultados.

Networking para advogados: é efetivo?

Networking é basicamente a sua rede de contatos de trabalho, com isso, já fica claro o seu grau de importância, tendo em vista que é através da sua rede de contatos que poderá conseguir excelentes oportunidades de trabalho.

Mas será que toda essa importância também é aplicável no networking para advogados? E a resposta é sim, 100%. Diria que é uma das áreas que o networking tem maiores possibilidades, tendo em vista que advogados são sempre necessários, mais cedo ou mais tarde.

Dessa forma, ter um networking para advogados bem consistente é uma das melhores formas de ter sucesso no seu trabalho. Agora que já ficou claro toda a sua importância, vamos trazer dicas de como maximizar o networking para  advogados.

Dicas para maximizar o networking para advogados

Para potencializar seu networking, vamos para algumas dicas:

1. Tenha um bom “pitch

Pitch” é basicamente uma apresentação resumida sobre o seu trabalho, com o intuito de gerar interesse em outras pessoas e/ou empresas, sejam clientes, parceiros ou novos contatos, por exemplo. 

Para ser considerado bom, um “pitch” precisa ter informações importantes (e diferenciadas) sobre seu trabalho como advogado. Desse modo, você poderá apresentar seu trabalho de forma a demonstrar confiabilidade e segurança, sendo uma excelente forma de ampliar o networking. 

Afinal de contas, seus contatos e novos contatos, verão o seu profissionalismo e certamente, vão entender que tê-lo próximo é uma excelente escolha. Garantindo assim, excelentes possibilidades, tanto para você quanto para eles.

2. Não veja outros advogados (da mesma área que a sua) como inimigos

É muito comum que profissionais do mesmo setor, vejam um ao outro como um rival. A lógica faz sentido, afinal, quanto menos advogados na sua área existirem, sobraram mais clientes para você. Porém, esse pensamento está longe de ser o melhor, principalmente quando o objetivo é melhorar sua networking.

É fundamental que você tenha uma boa relação com a concorrência, tendo em vista que você pode se cruzar em outros locais. Além disso, procure bons profissionais, para que possam, quem sabe, desenvolver uma parceria que venha a beneficiar ambos. Gerando possibilidades de indicações de clientes entre ambos, ainda mais se tiverem especializações diferentes.

Importante: o segredo do networking é ter uma relação que beneficie ambos e não apenas um. Por isso, quando o assunto é networking, tenha também o que oferecer, para que tenha o que receber dos outros.

3. Procure advogados de outras áreas para compor seu networking

Networking para advogados

Se na dica acima, te falamos para ter uma boa relação com a concorrência, é claro que precisamos dar essa dica. Como sabemos, existem centenas de especializações no Direito, com isso surge a oportunidade de parceria entre advogados especializados em diferentes áreas.

Dessa forma, muitos clientes de um advogado, podem precisar de outro advogado para resolver essas questões. Se no seu networking tiver advogados de diferentes áreas, ali está uma excelente oportunidade de indicar clientes ou de ser indicado para clientes de outros advogados.

Essa é uma relação de networking para advogados, que todos saem ganhando. Por isso, quanto mais contato tiver com outros advogados, maiores serão os horizontes. Existem muitas áreas de atuação que são complementares, o que certamente, faz muitos advogados terem contato próximo com outros advogados. É algo que faz total sentido.

4. Fique atento a todas as oportunidades de networking

Muitos acabam escolhendo momentos específicos para atrapalhar seu networking, geralmente, deixando esse tipo de relação apenas para momentos-chave, com eventos para advogados, seminários jurídicos, entre outros.

Sim, isso também funciona, afinal, são lugares onde terão excelentes potenciais contatos. Porém, ficar restringido a isso, pode prejudicar a maximização de seu networking. 

Dessa maneira, busque sempre formas de estar próximo a pessoas importantes, saindo um pouco do nicho apenas jurídico e indo em locais que poderá encontrar mais pessoas. Almoços, festas, jantares, palestras, são excelentes locais para ampliar seu contato e ficar mais próximos de bons contatos. Não fique preso apenas a eventos jurídicos. Expanda seus horizontes e tenha muito mais contatos.

5. Redes sociais são um excelente lugar para trabalhar seu networking

As redes sociais unem pessoas, e isso é justamente o objetivo do networking. Inclusive, existe uma rede social voltada para profissionais, o LinkedIn. Onde profissionais de diferentes áreas têm seu perfil e podem conversar entre si. Sendo uma excelente rede social para advogados, pois vai te colocar frente a frente com excelentes contatos.

+ Veja também: Captar clientes pelas redes sociais: é possível para os advogados?

As outras redes também podem trazer excelentes contatos, por isso tenha uma boa presença online (em diferentes meios), que certamente, vão aumentar as chances de ter um bom relacionamento com profissionais e empresas.

Conclusão

No texto de hoje, mostramos a importância do networking para advogados. Mostrando que advogados só têm a ganhar trabalhando bem seu networking. Além disso, mostramos excelentes dicas para turbinar seu networking.

É muito importante que os advogados fiquem atentos aos contatos que fazem com outros advogados e profissionais e empresas de diferentes ramos. Estar bem relacionado é fundamental nesse meio, afinal, a maioria das pessoas buscam advogados que demonstram confiança. Nada mais seguro, que contratar um advogado que você conhece bem e tem uma boa relação. 

Caso não esteja dando tanto ênfase em seu networking, agora, é um excelente momento de repensar isso. Com certeza, nossas dicas irão te ajudar muito a trabalhar sua networking e/ou te mostrar como começar a sua.

Agradecemos a leitura e nos vemos em um próximo artigo. Compartilhe esse texto com seus amigos advogados e melhore ainda mais sua networking com eles, com essas excelentes dicas. Utilize-as e veja os resultados, você mesmo.