Agência Direito Fácil

Conheça as melhores estratégias para conversão de Leads em clientes

conversao-de-leads-em-clientes

Saiba como aprimorar suas técnicas de Inbound marketing e aumentar a taxa de conversão.

Gerar Leads é ótimo, mas de nada adianta conquistar milhares de pessoas sem transformá-las em clientes efetivos, não é mesmo? Por isso, é muito importante se preocupar com a taxa de conversão de Leads em clientes.

A geração de Leads é apenas o início das estratégias de Inbound marketing, que tem como objetivo exatamente conseguir essa conversão e aumentar as vendas do seu negócio. Essa é a chave para o seu sucesso.

Então, como converter Leads em clientes? Confira as melhores estratégias!

Fique atento à taxa de conversão!

A taxa de conversão de Leads em clientes indica se as suas ações de marketing digital são efetivas ou não. É uma forma de avaliar se você está conseguindo transformar seus visitantes em Leads e os Leads em clientes.

Com isso, você consegue aprimorar suas ações de marketing digital e pode evitar gastos desnecessários com estratégias que não geram resultados.

É importante lembrar que o Inbound marketing inclui todas as técnicas que você utiliza para atrair clientes de forma orgânica. Ou seja, o cliente vai atrás de novas informações sobre o seu produto sem que você precise interrompê-lo durante o processo de compra.

É claro que, sem a ajuda da empresa, a passagem do cliente pelo funil de vendas pode ser mais lenta. Por isso, você pode e deve planejar muito bem cada etapa do funil, oferecendo uma ajudinha para que o seu Lead chegue a etapa final e efetue a compra.

Como converter Leads em clientes?

A melhor forma de garantir a conversão é conhecer o seu cliente. Mostrar que você se importa e conhece as necessidades dele, e que seu serviço pode ajudar a resolver o problema que ele tem.

Para isso, crie personas. Esse conceito se refere a criação de um perfil do seu consumidor ideal, baseado nos seus clientes reais. Será um personagem fictício que te ajudará a conhecer melhor o seu público, produzir um conteúdo especialmente direcionado a ele e assim garantir a criação de um relacionamento.

Além disso, outras estratégias de marketing digital podem te ajudar na conversão de Leads em clientes. Separamos algumas dicas, olha só:

1)   Aposte no marketing de conteúdo

Dentro do marketing digital, o marketing de conteúdo é uma estratégia bem conhecida entre as empresas e muito eficaz para aumentar a sua taxa de conversão.

O Inbound marketing visa a produção de um conteúdo direcionado e planejado para atender às necessidades do seu público. O marketing de conteúdo chega para ajudar nessa estratégia.

Para produzir um conteúdo otimizado e que tenha bom rankeamento nos sites de busca, invista nas técnicas de SEO: use palavras-chave, hiperlinks, faça títulos e subtítulos atrativos e ofereça um conteúdo relevante para o seu público.

Muito além das técnicas, é importante saber como escrever textos de qualidade, que realmente entreguem informações úteis ao público e tenham ligação com a sua área de atuação. A importância do marketing de conteúdo para conquistar clientes é enorme, planeje bem seu material.

2)   Faça Landing pages e formulários

As Landing pages são as páginas voltadas somente para conversão. Por isso, é importante oferecer um material atrativo ao usuário.

É o CTA (Call to Action), ou chamada para ação, que influenciará os visitantes a completar uma ação. Então, crie um CTA que desperte o interesse do seu futuro cliente.

Pode ser no formato de banners, links ou botões, mas lembre-se de utilizar frases curtas e claras, use verbos no imperativo e cores atrativas que identifiquem a sua marca, uma dica é usar a psicologia das cores para despertar o sentimento desejado.

Lembre-se que o CTA precisa oferecer algum benefício ao cliente: uma nova informação sobre o produto ou algum material que possa ajudar a solucionar seu problema.

3)   Invista em vídeos

Uma estratégia que apresenta muitos resultados de engajamento dentro do marketing digital são os conteúdos em vídeo.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Video Brewery, 90% dos entrevistados responderam que ver um vídeo foi essencial para a decisão de compra do produto. É muita gente, não é mesmo?

Isso porque os vídeos proporcionam uma opção mais interativa e dinâmica de apresentação do conteúdo. O Facebook Ads oferece a opção de anúncios em vídeo e pode ser uma ótima ferramenta para te ajudar a produzir um material bacana.

4)   Faça a gestão dos Leads

Um ponto essencial de saber como converter Leads em clientes é fazer uma boa gestão dos Leads.

É importante não abandonar os Leads depois da captação. Acompanhe-os durante todas as etapas do funil de compras e depois que ele se tornar um cliente efetivo também.

O estreitamento desse relacionamento permite a fidelização do cliente e ainda pode atrair novos clientes. Contatar o cliente depois de prestar um serviço, por exemplo, é um sinal de que você se preocupa.

Se você oferecer uma experiência muito boa, as chances do seu cliente recomendar seus serviços para alguém é muito maior.

Agora ficou fácil entender como converter Leads em clientes, não é mesmo?

Uma ajudinha é sempre bom!

Se você quiser uma mãozinha com todas as estratégias de marketing digital, pode contar com a ajuda da Direito Fácil.

Especializada na área jurídica, somos a agência criativa que pode te auxiliar na construção da sua marca e reconhecimento no mercado, além de oferecer ótimas dicas de estratégia de marketing jurídico. Veja outras dicas de como converter leads em clientes no nosso site e turbine o alcance do seu escritório.