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Material rico: 5 motivos para usá-lo

material rico

Entenda o que é um material rico e quais são os motivos para usar esse tipo de conteúdo em seu escritório de advocacia

O material rico se tornou uma tendência cada vez mais presente nas estratégias de marketing digital, já que ele consiste no conteúdo ideal para converter leads e aumentar o renome de seu escritório de advocacia. Inclusive, há diversas vantagens que ele poderá trazer para sua empresa, caso você o aplique em uma estratégia de marketing eficaz. Por isso, confira o que é e quais são os motivos para usar materiais ricos no marketing de seu escritório de advocacia e converta cada vez mais prospects em clientes fiéis.

No que consiste o material rico?

Primeiramente, é importante entender que o material rico consiste em um conteúdo que aborde um tema específico e que traga novas ideias, métodos e soluções acerca desse assunto. Esse tipo de conteúdo serve para aprofundar uma temática, com o intuito de disponibilizar um material diferenciado sobre esse assunto, privilegiando a pessoa que disponibilizou suas informações de contato para adquiri-lo. Por conseguinte, os materiais ricos se diferenciam dos posts em blogs pelo fato de serem mais profundos e servirem como o último ponto de conversão de prospects em clientes.

Porém, é importante compreender que o material rico deve trabalhar lado a lado com o blog, no intuito de converter leads. Inclusive, porque esse processo de conversão não é linear, podendo ser explicado pelas pessoas que descobrem os materiais ricos em um blog e após a leitura destes, retorna ao blog para conhecer outros temas. Vale destacar que essa tendência de retorno ao blog é a atitude mais comum dos leitores.

Inclusive, há diferentes tipos de materiais ricos, para os mais diversos propósitos. Desse modo, você poderá atender a diferentes necessidades do usuário que estiver acessando o seu blog, o que facilitará a conversão de leads. Nesse cenário, você poderá disponibilizar um e-book, guia completo, infográfico e ferramentas específicas, como planilhas ou pdf explicativo.

Para que o cliente tenha acesso a esse tipo de material exclusivo, é necessário que ele esteja em alguma página de seu site, sendo importante que seus conteúdos tenham bom ranqueamento no Google. Ao acessar o seu site, o prospect terá acesso a pop-ups, anúncios ou campos para preenchimento que guiem diretamente ao material rico. Todavia, para ter esse material, faz-se necessário que a pessoa disponibilize seu e-mail ou/e outras informações que sejam de seu interesse.

5 motivos para disponibilizar um material rico

Os materiais ricos são muito populares na internet e muitos clientes procuram esse tipo de material, já que este oferece muitas vantagens a eles. Dentre os benefícios, está o fato de não precisar pagar para tê-lo e pela profundidade que esse material geralmente possui ao explorar os temas. Além disso, no caso desse material ser uma ferramenta, como uma calculadora de ROI, terá aplicabilidade diretamente na prática para o prospect.

Além de gerar vantagens para os clientes e prospects, a disponibilização de materiais ricos também gera vantagens ao próprio escritório de advocacia que os disponibilizou. Desse modo, verifique 5 motivos para disponibilizar um material rico em seu blog, trazendo vantagens estratégicas para seu escritório de advocacia.

1. Gera mais prospects

Os prospects, dos quais você também poderá denominar de leads, consistem em potenciais clientes para seu escritório de advocacia. Com base nisso, ao disponibilizar algum material rico em seu blog, você estará ensinando esse potencial cliente acerca de algum tema jurídico. Esse caráter pedagógico do material propicia o surgimento de uma relação de confiança entre o prospect e o seu escritório. Desse modo, é possível dizer que ao disponibilizar materiais ricos, você melhorará o seu processo de conversão de leads.

2. Aumenta a autoridade do escritório de advocacia

Por conta do caráter pedagógico do material rico, este é muito eficaz para aumentar a autoridade do escritório de advocacia diante da concorrência. Afinal, esse material consegue atingir tanto os prospects, quanto possíveis parceiros de profissão. Isso se deve ao fato de os leads passarem a ver o escritório como referência em assuntos jurídicos, por aprofundar um tema de maneira eficaz, e pelo fato de possíveis parcerias gostarem de seu conteúdo. Assim, você consegue propulsionar o nome do escritório de advocacia de maneira ética.

3. Atrai clientes

Devido a sua grande eficácia na conversão de leads, fazendo com que prospects se tornem clientes, a disponibilização de materiais ricos é importante para a atração de novos clientes para seu escritório de advocacia. Inclusive, é importante destacar que o uso de um material rico em seu blog também auxiliará na fidelização de clientes que já adquiriram os serviços do escritório. Nesse caso,  o conteúdo exclusivo deste material ratificará a autoridade de sua marca no ramo jurídico na mente desses clientes.

4. Engaja o público

A partir do momento em que a relação do público com o escritório de advocacia gera inúmeras vantagens para ambos, o público passa a prestar maior atenção a novidades que o escritório possa anunciar. Assim, o engajamento dos usuários nas publicações do escritório se potencializam, o que gera um espaço de troca de ideias. Ou seja, com o aumento do engajamento, o próprio prospect se sente fazendo parte do escritório de advocacia, de maneira parcial.

5. Oferece um diferencial

Os diferenciais são muito importantes para que qualquer empresa consiga se destacar diante da concorrência em um mercado de trabalho turbulento. No caso do ramo jurídico, é mais importante ainda que seu escritório de advocacia estabeleça diferenciais, já que o Código de Ética e Disciplina da OAB – já disponibilizado anteriormente nesse texto – limita determinadas estratégias de marketing. Por isso, disponibilizar um material rico de qualidade para o cliente é uma excelente maneira de se destacar da concorrência. Além disso, também é uma importante ferramenta para fixar o nome do seu escritório de advocacia na mente dos prospects, de maneira ética e pedagógica.

Inclusive, se você tiver interesse em saber mais dicas sobre como atrair clientes, confira esse artigo. Assim, você terá um leque de estratégias que, se você colocar em prática juntamente com a disponibilização de materiais ricos, conseguirá atrair mais clientes para seu escritório de advocacia.