Agência Direito Fácil

Marketing jurídico: estratégias para escritório de advocacia

Estratégia-de-marketing-para-escritório-de-Direito

O Marketing Jurídico traz estratégias para melhorar seu escritório de advocacia perante o mercado competitivo do Direito. Veja mais!

O portal da OAB divulgou que há mais de 1.200.000 profissionais no Direito brasileiro, destacando a alta competitividade no mercado. Mas, calma! Nesse conteúdo, vamos apresentar valiosas estratégias do marketing jurídico para você destacar seu escritório de advocacia em meio a tanta concorrência.

Vale ressaltar que todas as dicas citadas a seguir estão de acordo com o Marketing Ético, que é a forma “carinhosa” usada pela OAB para se referir ao Marketing  para advogado.

Caneta, bloco de notas, tablet ou celular a postos? Muito bem! Sem mais delongas, vamos conhecer o Marketing Digital para escritório de advocacia que você deve usar desde já em sua relação com o mercado.

Estratégias do Marketing Jurídico para defender seu escritório de advocacia!

Vamos fugir um pouco do Direito (sem sair do assunto) e pensar em 5 marcas que dominam seu pensamento. Pensou? Agora pense novamente e responda o que todas essas fazem em comum? A resposta é simples: elas cultivam um bom relacionamento com você.

Seja via propagandas de TV, Rádio, Redes Sociais ou mídia impressa, elas fazem a ‘tarefa de casa’ e não deixam você duvidar que são a solução para os seus problemas na hora de fazer compras de produtos ou serviços.

Voltando ao seu escritório de advocacia com base nesse rápido raciocínio a pergunta que fica é: você está na mente de seus clientes e potenciais clientes provando que é a solução para os problemas deles?

Assim como as marcas que vieram à sua mente, para que você tenha certeza que a resposta para a pergunta anterior é “sim”, basta meditar na forma como tem trabalhado a comunicação com o mercado. Especialmente na era digital, fortalecer o relacionamento com o mercado ficou mais fácil e barato, e são essas ações que falaremos na sequência.

Marketing para Advogado na era digital

Você pode fazer muitas coisas com a facilidade da internet, indo desde a prospecção, captação e retenção de clientes para seu escritório de Direito. O Marketing Digital para escritório de advocacia é a “bola da vez”, já que com ele você pode:

  • Fazer postagens instantâneas
  • Acompanhar o comportamento em tempo real
  • Fazer alterações rapidamente (caso necessário)
  • Obter dados valiosos para próximas ações
  • Interagir mais facilmente com seu público
  • Investir pouco e lucrar muito

Você pode gostar também: Marketing Jurídico: o que é e-mail marketing?

Como já enfatizado, o que não falta é canal para fazer seu escritório de Direito aparecer e obviamente, fazer mais pessoas contratarem seus serviços como advogado. As três redes sociais que fazem sucesso entre as marcas para potencializar o relacionamento com o mercado são:

Facebook

Aqui é onde você pode publicar artigos relevantes ― ‘relevantes’ quer dizer conteúdos que seu público gosta de ler sobre o Direito. Além de artigos relevantes, você pode divulgar seus serviços e até mesmo, impulsionar de forma paga tais conteúdos.

Como o Facebook é uma rede social, tente usar uma comunicação profissional e amigável. Nada de usar o “advogues” que ninguém entende, ok?!

LinkedIn

Se você gosta de falar de forma profissional e usar termos técnicos, aqui é o lugar certo para fazer isso. O LinkedIn é uma rede destinada aos relacionamentos profissionais, onde as postagens são voltadas a assuntos mercadológicos; lugar ideal para fazer um perfil profissional mais sério e falar diretamente sobre Direito.

Não tenha medo de ser feliz aqui: pode abusar dos artigos acadêmicos, editoriais jurídicos e caso tenha um blog onde trata de assuntos técnicos jurídicos, esse é o momento de fazê-lo aparecer.

Instagram

As pessoas que acessam ao Instagram até gostam de ler boas descrições juntos às imagens; porém, mais do que texto, elas gostam de boas fotos. Então, use essa rede social para divulgar fotos dos congressos que você esteve, profissionais relevantes para sua área que você conheceu e até mesmo imagens do seu escritório.

Não esqueça de deixar tudo mais humanizado com legendas de fácil entendimento e acolhedoras. Ao fazer isso, você aplicará as estratégias de marketing para advogado em seu escritório de advocacia.

 Você tem domínio daquilo que vende?

Em meio a tanta gente oferecendo serviços semelhantes, as pessoas escolhem as empresas que mais conquistaram sua confiança. A melhor forma de fazer isso é produzir conteúdo específico e segmentado para o seu público.

Não pense que seu público é composto por todas as pessoas do mercado ― isso é ilusão e pode enfraquecer seu sucesso. Apenas ao compreender quem é seu cliente e definir a persona, é que será possível compreender as ações mais recomendadas para começar.

Apesar de citarmos neste post redes sociais como excelentes ferramentas de marketing, se o seu público é composto por pessoas que não estão em tais locais, não teria porquê trabalhar tais canais. Então, conhecer seu público é a primeira tarefa. 

Levante as principais características do público-alvo do seu escritório e personalize suas ações para essas pessoas. Ao adotar essa compreensão, suas ações de marketing jurídico serão mais eficazes e você investirá tempo e dinheiro com quem compensa.

Claro que, além de ter domínio em braços específicos do Direito (tributário, penal, imobiliário, civil, constitucional, etc), é preciso mostrar ao mundo todo esse conhecimento.

Já citamos as redes sociais como aliadas no processo de Marketing Digital para escritório de advocacia e, o que não poderia faltar aqui é a criação de um blog para o seu escritório. Ao ter um canal só seu na Web, você terá autonomia para produzir conteúdos com a identidade do seu negócio e forma de trabalhar.

Porém, para que seus conteúdos sejam encontrados e lidos, não deixe de aplicar estratégias de SEO. 

 

Aparência do escritório

Como você se sentiria depois de visualizar a comunicação digital de uma marca e ao visitar a sede física do local encontrar um local sujo, abafado, escuro, carecido de manutenção… enfim, nada acolhedor? “Marketing Digital para escritório de Direito não faz verão quando o Marketing Tradicional é negligenciado.”

Seu escritório é portal de entrada de novos clientes e fidelização; logo, se a aparência desse local não agrada, bem como os materiais impressos ― cartão de visita, fachada do escritório, decoração do ambiente, dentre outros itens visuais ― não encanta, de nada vai adiantar fazer sucesso na internet.

Por isso, muita atenção em como você cuida da sua aparência pessoal como profissional; e como cuidar da identidade visual do escritório de Direito.

Leia também: Saiba como fazer marketing jurídico no Instagram com técnicas simples!