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Como fazer um marketing jurídico eficiente

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O marketing jurídico eficiente é uma ferramenta bastante útil para qualquer escritório de advocacia, principalmente porque, mesmo não sendo tão evidente, a concorrência no meio jurídico é bastante alta, havendo advogados e escritórios que se utilizam do marketing até mesmo fora dos padrões estabelecidos pelo Código de Ética da OAB.

A profissão do Advogado, além de ser tradicional, também é essencial para o cumprimento da Justiça, sempre havendo clientes procurando ajuda legal, e o marketing jurídico atende a necessidade de informação, mostrando o quanto o profissional é experiente e quais são suas áreas de atuação.

Principalmente em tempos de internet, o marketing jurídico mostra sua importância: hoje, qualquer pessoa tem acesso à rede de computadores e sua primeira atitude, sempre que precisa pesquisar sobre um assunto ou procurar um serviço, é procurar na internet, encontrando quem possa atender suas necessidades.

Com essa mudança tão radical na maneira de contratar serviços, o marketing jurídico mostra-se como a melhor ferramenta para que o escritório de advocacia possa se destacar e se apresentar aos potenciais clientes como a solução mais acertada.

Além disso, sabendo usar as estratégias permitidas pelo Código de Ética, o Advogado consegue criar uma reputação, conseguindo autoridade no mercado, o que vai oferecer vantagens na hora de atrair novos clientes.

Entre as estratégias permitidas para o advogado fazer o seu marketing jurídico eficiente, vamos apresentar as quatro principais, que irão permitir manter e fortalecer o seu nome no mercado e garantir a conquista de maior número de clientes:

1.   Produção de conteúdo no marketing jurídico

Na internet, uma das principais estratégias de marketing é a produção de conteúdo, não apenas para o marketing jurídico. A maior parte das empresas adota o marketing de conteúdo com ótimos resultados, principalmente porque ele atende exatamente o que o usuário de internet está procurando: conhecer algum assunto com mais profundidade.

Sempre que um usuário quer saber mais sobre qualquer assunto, sua primeira ação é começar uma pesquisa na internet. Aplicando essa estratégia no seu blog ou site, o Advogado está se prontificando a oferecer um resultado para a pesquisa.

Aprovado pelo Código de Ética da OAB, o marketing de conteúdo ajuda a transformar a imagem do Advogado e de seu escritório, atendendo às necessidades dos usuários e se oferecendo para atender o que ele precisa.

2.   Participação em canais jurídicos

A participação em canais especializados é uma excelente maneira de fazer marketing jurídico sem ferir qualquer regra estabelecida pela OAB. As plataformas voltadas para o mundo jurídico sempre oferecem boas oportunidades de manter contato com outros profissionais, trocar experiências e oferecer serviços ao seu público potencial.

3.   Anúncios online no marketing jurídico

A utilização de anúncios impressos em jornais é permitida pelo Código de Ética e pode ser usada como estratégia também no mundo virtual. As redes sociais, por exemplo, são um excelente meio de atrair visitas para o site ou blog do Advogado.

Vale lembrar que os anúncios são bastante segmentados, buscando o público-alvo específico, o que garante que o investimento oferece resultados muito acima dos anúncios publicados em jornais e revistas.

Fiquem atentos a esse tipo de divulgação, pois caso o marketing de conteúdo não seja eficiente, os resultados não serão bons.

4.   Participação em eventos para o marketing jurídico

Os eventos relacionados ao mundo jurídico são uma excelente oportunidade para fazer marketing e promover o escritório de advocacia.

O Advogado pode aproveitar os eventos para dar palestras sobre assuntos referentes à área jurídica em que trabalha, servindo como apresentação de seus serviços, aumentando a credibilidade em seus conhecimentos e conseguindo atrair a atenção para o seu escritório.

O marketing jurídico pode ser praticado, desde que seguindo as regras da OAB, entendendo, principalmente, que essas regras foram estabelecidas para preservar a profissão e mostrar à sociedade que o advogado é um profissional de respeito, voltado para os objetivos de sua profissão: buscar a Justiça.