Agência Direito Fácil

Marketing Jurídico: É assim que você usa a internet na captação de novos clientes 

marketingjuridico

A captação de novos clientes é um problema para você ou seu escritório de advocacia? Descubra como a internet é primordial para te ajudar com a captação de novos clientes.

A captação de novos clientes parece um grande desafio para advogados, muito por conta das regras impostas pelo Código de Ética da OAB, que veta muitas possibilidades de Marketing. Porém, o objetivo desse texto não é tratar isso como um problema, mas sim focar no que é possível fazer.

E o grande ponto que irá te ajudar na captação de novos clientes é certamente, a Internet. Por mais que a internet também “sofra” com regras de Marketing Jurídico, ela se torna uma grande possibilidade quando o assunto é trazer novos clientes.

Continue conosco e aprenda como a internet irá te ajudar na captação de novos clientes.

Captação de novos clientes para advogados

Sejamos sinceros, ter mais clientes, impacta diretamente em ganhar mais dinheiro, e certamente é isso que praticamente todo o advogado ou escritório de advocacia deseja. E não tem nenhum problema nisso, muito pelo contrário.

Porém, para captar novos clientes é preciso “driblar” o Código de Ética da OAB, uma vez que não dá para prospectar clientes de uma forma “clássica”, tendo em vista as regras do código.

Por “sorte” os advogados podem usar da Internet para a captação de novos clientes. É importante dizer que o código também tem diversas regras com a Internet, liberando apenas conteúdos de caráter informativo, mas para quem tem criatividade isso já é mais que suficiente para garantir a captação de novos clientes

Usando a Internet na Captação de Novos Clientes 

Vamos ver as principais formas de captar novos clientes através da Internet. Para mostrar que o leque pode não ser dos maiores, mas se bem trabalhando tem formas de sobra para garantir novos clientes para seu escritório de advocacia.  

Site

Ter um bom site é uma excelente forma de garantir que as pessoas vão te achar com uma pesquisa no Google, seja para encontrar seu contato ou em uma busca com a sua cidade e sua especialização na área. 

Porém, o site serve mais para mostrar você para quem está procurando por um profissional da sua área do que propriamente na captação de novos clientes de forma direta. Entretanto, isso não significa que você não deve se preocupar com o site.

Afinal, você acha que se alguém procurar um advogado na sua área e for direcionado para um site mal feito, ele irá ligar para seu escritório ou irá até o próximo resultado da busca? Sejamos honestos, você mesmo, iria para o próximo resultado, se esse site fosse de um profissional que você iria contratar.

Uma boa identidade visual, vai garantir que seu site fique com aquela cara de “bom negócio” para quem entrar nele. Porém, é preciso de profissionais capacitados para que isso funcione. E quando lembramos do Código de Ética da OAB, é preciso procurar uma empresa especializada em identidade visual para advogados e escritórios de advocacia. 

Outra coisa, que vai ajudar seu site a ter mais resultados e consequentemente captar mais clientes, será incluir um blog. Falaremos disso, no próximo item.

Blog

marketing.juridico

Ter um blog em seu site será um divisor de águas quando o assunto for a captação de novos clientes. Porque assim, você garante um melhor posicionamento na busca do Google, tendo em vista que seu site terá mais conteúdos e poderá aparecer em pesquisas mais amplas.

É claro que é preciso seguir alguns pontos para que o blog cresça e traga um maior tráfego. Vamos destacar os principais pontos:

  • Conteúdo relevante: as pessoas não vão simplesmente ler seu blog, pelo fato dele existir. O que vai garantir acessos, será o conteúdo que você irá criar. 

Dessa forma, procure temas que estão em voga, utilize seu estilo ao desenvolver o texto, mostre que é diferente dos demais. Você não poderá fazer uma propaganda direta sobre você, mas certamente, com bons conteúdos as pessoas vão perceber a sua qualidade.

  • Técnicas de SEO: SEO são conjunto de técnicas para melhor o posicionamento do seu site/blog nos sites que buscas. Aqui você deve avaliar as métricas do seu site/blog, ver palavras-chave que vão melhor encaixar nos conteúdos. Isso é mais importante do que você pense, quando o assunto é captar novos clientes.
  • Constância: mesmo que seu blog tenha bons conteúdos, boas técnicas de SEO, tudo isso só será maximizado se você postar conteúdos de uma forma constante. Alimentando sempre o blog  fazendo as pessoas voltarem sempre para novas leituras.

Redes sociais

As redes sociais movimentam milhões de pessoas no Brasil, e sabe quem está entre essas milhares de pessoas? Seu público-alvo! Dessa forma, as redes sociais são excelentes para a captação de novos clientes e de trabalhar a sua marca junto das pessoas.

Existem redes sociais para todos os gostos, por assim dizer, das mais amplas, como o Facebook e (principalmente) o Instagram, já outras mais profissionais, como o LinkedIn, que você pode ser “achado” por profissionais e empresas, fazer networking, entre outras possibilidades.

Aqui a regra é parecida com o blog, você deve ter um conteúdo relevante (aqui os conteúdos não devem ser tão longos como em um blog, a velocidade em passar a mensagem é uma das diretrizes da maioria das redes sociais), utilizar palavras-chave e outras técnicas, além de ser constante (seus conteúdos “precisam” ser diários, para melhores resultados, por exemplo) em suas publicações.

+ Veja também: Essas são as estratégias de marketing permitidas pelo Código de Ética da OAB

Conclusão

No texto de hoje, mostramos que advogados sempre estão fazendo a captação de novos clientes, mostramos também que a Internet é o melhor lugar para fazer isso, afinal, você poderá desenvolver conteúdos e sua marca que vão fazer as pessoas se interessarem pelo seu trabalho, assim que precisarem de um advogado.

Através do seu site, blog e das redes sociais é possível chegar em muito possíveis clientes e fazer a captação de uma boa parcela, que certamente fará a diferença para seu escritório.

Para mais texto sobre Marketing Jurídico, continue acessando este blog, temos textos que ajudarão você a ter mais sucesso. Nos vemos em breve.