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LinkedIn para escritório de advocacia vale a pena?

LinkedIn para escritório de advocacia

Conheça as vantagens e limitações do LinkedIn para escritório de advocacia.

Essa é a rede profissional de maior alcance em todo o mundo. Com quase 600 milhões de usuários, é vantajoso usar o LinkedIn para escritório de advocacia. Afinal, essa rede não é apenas um elo entre pessoas que procuram trabalho e empresas dispostas a reter talentos, tendo muito mais vantagens indiretas. Portanto, entenda os benefícios e limitações do Linkedin para advogados e escritórios de advocacia.

Benefícios do LinkedIn para escritório de advocacia

Como toda rede social, a utilização do LinkedIn para escritório de advocacia pode representar uma opção vantajosa ou um grande problema. Por conseguinte, é importe estar atento à maneira de como essa rede será feita, sendo fundamental que haja um planejamento consistente. Além disso, também é necessário investir em uma boa comunicação visual, afinal, a primeira impressão é sim importante. Então, veja então quais são os benefícios e possíveis limitações que você poderá ter ao utilizar o LinkedIn.

Fazer networking e benchmarking com outros escritórios

Vive-se cada vez mais conectado na contemporaneidade, sendo fundamental que você compreenda seus aliados e
concorrentes. Portanto, mesmo que você não tenha a intenção de fechar parcerias, é estratégico entender as técnicas de comunicação e como os outros usuários as aplicam.

Desse modo, você poderá observar o que funciona e o que tende a não dar certo.  Por conseguinte, poderá aprender com os erros e acertos do outro e planejar a sua estratégia de maneira mais precisa. Além disso, estar em contato com outros escritórios é importante para manter contato com outras grandes mentes do ramo do Direito.

O processo de aprendizagem e crescimento em discussões saudáveis é fundamental. Outro ponto a se ter atenção é o de que, ao estar em contato com outros escritórios, há mais chances de aumentar o seu ciclo social.  Assim, você possuirá mais formas de agregar esses contatos em outras áreas da sua vida.

Encontrar e reter talentos

O objetivo de qualquer negócio sério é crescer, de forma sustentável e com qualidade. Procede? Para isso, você precisa contar com uma boa equipe, que mantenha o nível do seu escritório de advocacia elevado. Além disso, é fundamental que reflita também os valores da empresa.

Em um processo seletivo, é possível conseguir parte das informações, mas é muito mais vantajoso selecionar alguém que já faz parte da sua rede de contatos no LinkedIn. Afinal, você já terá o conhecimento acerca do perfil, as conquistas e a forma como se posiciona diante de questões relevantes para o seu escritório.

Consequentemente, aumenta a probabilidade de que essa seja uma escolha precisa, o que torna o processo seletivo mais rápido e preciso. Deve-se também mencionar que, se bem selecionado, o talento irá ajudar no crescimento do escritório, reduzir a rotatividade e atrair outros bons contatos no LinkedIn para o escritório de advocacia.

Reforçar seus valores de marca

Através das publicações na plataforma, seus seguidores poderão ter uma ideia bem delineada do que são seus valores. Então, se a ideia é passar uma imagem de autoridade no assunto, seriedade e competência, basta direcionar a comunicação para esse propósito.

Dessa forma, vai transparecer seus valores e reforçar a imagem que o mercado terá do seu escritório. Além disso, quando as publicações são bem feitas e toda a comunicação visual é condizente com seus valores, reforça seu profissionalismo. Claro que você deve sempre ter em mente que elementos gráficos, como por exemplo, o banner do LinkedIn, devem refletir seus princípios. Outros exemplos são a padronização das publicações e até o uso adequado da palheta de cores.

Gerar novos negócios e parcerias

Usar o Linkedin para escritórios de advocacia pode ser uma boa opção para conquistar novos clientes. Isso porque eles também fazem parte da rede e pesquisam temas e empresas, antes de tomar a decisão de contratar. Claro que o fato de fazer parte da rede de alguém conhecido, ajuda muito a elevar a confiança e gerar novos negócios.

Por outro lado, também é excelente para parcerias entre escritórios, não apenas com indicação de clientes que não são adequados ao perfil, como também para outras áreas. Inclusive, para debates, simpósios, entrevistas e outras colaborações que possam ajudar com crescimento de ambas.

Limitações do LinkedIn para escritório de advocacia

Da mesma forma que há benefícios na utilização da plataforma, também podem surgir alguns inconvenientes. Por isso é importante saber quais são e quais medidas podem evitar problemas futuros. Afinal, essa é uma rede em que se deve ter ainda maior responsabilidade na administração, devido ao seu forte caráter profissional.

Equívoco nas conexões

Antes de se conectar a um perfil no LinkedIn, é fundamental ver a timeline do mesmo. Entre os pontos importantes a prestar atenção estão o tipo de ideias que defende, quais são os valores que passa para o público e empresas relacionadas. Inclusive,  você também deverá avaliar a forma como se comunica, principalmente o tom e o uso da linguagem, como por exemplo, se não é repleta de piadas inapropriadas.

Dessa forma, evite associar seu nome a uma empresa que possa não ser das mais indicadas como sérias ou consoantes aos valores do seu escritório. Ter empresas ou pessoas cujos valores não sejam condizentes com a imagem que você que passar do seu escritório pode prejudicar sua própria avaliação.  Lembre-se que esse é um perfil profissional. Na conta pessoal é possível ter todos os tipos de ideais e retóricas, mas quando se trata de empresa, tem que seguir os valores.

Publicações controversas

Ter um plano de comunicação é fundamental e nele, você encontra quais são os temas que você não deverá abordar em sua página do LinkedIn. Isso porque existem algumas temáticas que são polêmicas e, se tratadas de forma indevida, podem causar verdadeiros estragos.

Por exemplo, vocês irão falar sobre política? Se sim, com qual tom? E sobre a questão da inclusão de minorias? Você deverá estabelecer essas medidas de acordo com os valores do escritório, evitando publicações controversas e manchas na reputação.

Não estabelecer uma boa imagem

Vale destacar que outro ponto determinante para a imagem que sua empresa vai criar na mente do prospect é a comunicação visual. Se seu banner tem uma má qualidade e está desalinhado, com cores ou contexto que não se encaixam na empresa, podem passar o tom errado.

Da mesma forma a foto de perfil e as publicações. Se você precisar de suporte na elaboração da arte para o LinkedIn
do seu escritório de advocacia, pode contar com os consultores do Direito Fácil, clicando aqui.

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