Agência Direito Fácil

A importância do marketing de conteúdo para conquistar clientes

importancia-do-marketing-de-conteudo-conquistar-clientes

Fazer marketing para o Advogado é uma tarefa bastante complicada. O Código de Ética da OAB possui determinadas exigências que não permitem estratégias para atrair clientes como qualquer outra atividade.

No entanto, existe uma fórmula simples e bastante prática para o Advogado fazer o seu marketing sem incorrer em desrespeito ao Código de Ética: publicar informações que sejam úteis para todo o público, explicando conceitos legais em linguagem acessível para todos, tornando-se uma referência para pessoas que pesquisam sobre legislação e problemas jurídicos na internet.

Como a legislação, de forma geral, é bastante complicada, a maior parte das pessoas não consegue entender e, com o marketing de conteúdo, além de resolver esse sério problema, o Advogado estará também atraindo clientes para seu escritório.

O marketing de conteúdo viralizou

Aplicando termos próprios da internet, podemos dizer que o marketing de conteúdo se tornou viral, ou seja, espalhou-se pelo mundo todo como uma das melhores maneiras de chegar até os clientes.

Com a disseminação da internet, o marketing de conteúdo se tornou uma das principais ferramentas para conquistar novos clientes e a advocacia não perdeu tempo com relação a essa estratégia.

O Advogado que mantém um blog atualizado, com publicações frequentes, terá seu endereço virtual adicionado nos favoritos de inúmeros usuários, que irão se lembrar de seu nome sempre que precisarem de um Advogado.

Unindo uma estratégia a outra, que também permite o marketing de conteúdo, o Advogado pode criar newsletters periódicas, que poderão ser assinadas pelos usuários e enviadas através de e-mails.

Como as pessoas normalmente precisam de advogados, na hora de procurar um profissional de Direito, irá se lembrar de quem lhe ofereceu informações úteis e relevantes, e saberá quem deve procurar.

As pesquisas sobre o marketing de conteúdo

As pesquisas realizadas em diversos segmentos de mercado apontam que pelo menos 60% das pessoas procuram primeiro uma solução na internet para suas necessidades e desejos de consumo. Os 40% restantes com acesso à internet procuram esporadicamente e apenas 9% desse número compõe o quadro dos que nunca pesquisam na internet.

A busca por serviços e produtos, dessa forma, está se tornando cada vez mais popular, inclusive com relação a advogados e escritórios de advocacia, já que se tornou um hábito clientes escrever sobre profissionais e esses comentários estarem disponíveis para referência. O velho costume da propaganda boca a boca chegou à internet para ficar e a recomendação é a melhor ferramenta.

Como trabalhar com marketing de conteúdo?

No Direito, trabalhar com marketing de conteúdo é produzir textos que possam responder questões dos clientes. Se o Advogado é especialista em Direito Penal, por exemplo, poderá falar sobre a legislação penal e suas alterações; se é um advogado especialista em Direito Tributário, terá assuntos e argumentos os mais diversos.

Quando precisa se informar sobre problemas jurídicos, um potencial cliente vai entrar no Google e procurar respostas. Um Advogado que souber dominar as técnicas de SEO poderá se tornar uma referência na internet, como já acontece com diversos deles.

O ponto principal para fazer marketing de conteúdo é se tornar uma autoridade em sua área de atuação. Quando o Advogado escreve de forma inteligível e clara, ajudando os clientes a entender os problemas jurídicos e a encontrar soluções, consegue se tornar uma autoridade, tendo a credibilidade necessária para atrair clientes.

Como sabemos, a advocacia é uma das profissões onde a credibilidade é o ponto forte. Um Advogado com boa reputação é o que todos procuram quando possuem algum problema jurídico. Essa condição deve ser cultivada e mantida, utilizando ferramentas que possam informar, ao mesmo tempo em que permitem atrair maior número de clientes para seu escritório.