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A importância da Identidade para seu Escritório de Advocacia

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A criação de uma marca sempre foi de grande importância para garantir sua memorização no mercado. Hoje, é ainda mais importante, principalmente em razão da competição e da necessidade de projeção e diferenciação.

O marketing, atualmente, funciona mais como uma percepção da marca, que lembra o produto ou o serviço, o que o torna mais valorizado perante os clientes. Assim, a marca acaba refletindo o nome, unindo todos os elementos para identificar um produto ou serviço e, com a advocacia, isso também é válido.

Embora seja de fundamental importância em nossa época, a marca é uma prática bem antiga, identificando, desde a Idade Média, os ferreiros e artesãos, que colocavam um sinal nos seus produtos para que as pessoas soubessem quem os tinha produzido. Essa característica se tornou mais comum com o tempo, fazendo com que hoje estejamos sob o domínio dos símbolos, fazendo com que uma marca seja a representação da qualidade.

Desta maneira, um escritório de advocacia deve ter uma marca que a torne conhecida e que se transforme, com o tempo, no seu ativo mais importante, até mesmo superando os valores materiais.

A marca como identidade para o advogado

Um exemplo simples são as marcas mais conhecidas, que sobrevivem ao fundador e permanecem no mercado através dos sucessores. Isso aconteceu com a Coca-Cola e vai acontecer com a Microsoft, a Google e a Apple.

Temos diversos escritórios de advocacia famosos no mundo e foram necessários muitos anos para que tivessem sua marca consolidada no mercado, sendo isso um resultado do trabalho sério de todos os advogados que neles atuaram ou ainda atuam.

Para os novos escritórios e novos advogados que entram no mercado, também é possível construir uma reputação positiva, criando a ligação com uma marca única, mas, para isso, é necessário desenvolver ações que levem a esse objetivo.

Um escritório de advocacia sem identidade visual, quando faz uma petição não possui sua marca, oferecendo apenas o nome, número da OAB e o endereço nas páginas processuais.

Ao criar um perfil nas redes sociais, insere um logotipo ou um desenho relacionado à Justiça, ou mesmo insere qualquer imagem procurada no Google. Dessa maneira, o Advogado não está mostrando profissionalismo, não está inspirando a confiança necessária para conseguir reputação.

Contudo, se ele tem uma Identidade Visual, está mostrando que faz parte de algo maior, consegue manter um padrão. Sua identidade visual vai aparecer em todos os processos que tomar parte, vai estar no seu cartão de visitas, no seu perfil nas redes sociais, na fachada do seu escritório, ou seja, tudo o que se referir a esse advogado, estará ligado a uma marca que, com o tempo, estará intrinsecamente associada a ele.

A marca deve ser criada junto com o escritório

A identidade visual deve ser criada juntamente com o início das atividades do escritório de advocacia. É ela quem vai mostrar aos seus clientes que o profissional que o está atendendo não está preocupado apenas com seu trabalho, mas com o desenvolvimento de um padrão de atendimento que estará sempre presente, garantindo maior credibilidade para quem o procura.

Se prestarmos atenção ao mundo da advocacia, veremos muitos escritórios e advogados que prestam serviços a outros de maior reputação e, no entanto, são bem menos remunerados.

Esses escritórios de maior reputação não conseguiram sua projeção apenas através do trabalho de seus advogados, mas sim direcionando todas as suas atividades para uma marca, para algo que, ao longo do tempo, consolidou o seu bom conceito e alicerçou sua marca.

Quanto maior o reconhecimento de uma marca ligada aos serviços prestados por um escritório de advocacia, maior será sua reputação, sua credibilidade e o número de clientes.