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A importância do Facebook para a carreira do Advogado

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A imagem do Advogado é de suma importância para a sua carreira.

Para contribuir com a melhoria da imagem, o Advogado pode utilizar das mídias sociais (exemplo: Facebook e o LinkedIn), mantendo o seu perfil profissional atualizado, fornecendo conteúdos interessantes aos seus clientes e amigos.

O Facebook é uma ferramenta fundamental, amplamente utilizada por praticamente todos os profissionais. Uma boa impressão pode ser formada a partir da sua página, com uma Capa de Facebook legal, uma imagem que transmita credibilidade e banners personalizados, além de manter os dados do seu escritório sempre disponíveis, tais como telefone, endereço e e-mail para contato.

O advogado no Facebook deve ser profissional

Independente de suas preferências pessoais, do esporte que pratica, das atividades que costuma fazer, o Advogado é um prestador de serviços da área jurídica, onde o seu papel é representar o cliente, devendo sempre passar credibilidade.

Sua postura no perfil do Facebook, as postagens que insere diariamente, os temas que aborda no conteúdo sempre serão o ponto em que o cliente irá buscar afinidade com ele, na função de Advogado. E, convenhamos, a afinidade é a base para o relacionamento entre Advogados e clientes.

Desta forma, ao criar o perfil no Facebook, o Advogado deve tomar alguns cuidados, lembrando que está se apresentando não como uma pessoa comum, mas como um profissional da área jurídica.

Mesmo que não tenha clientes como amigos no Facebook, inevitavelmente um cliente poderá acessar o perfil, que é público; e, se tem um perfil público, deve tomar os devidos cuidados com a postagem de fotos de sua vida particular, das festas de que participa ou de atividades puramente lúdicas.

A exposição da intimidade no Facebook não é conveniente para a vida profissional do Advogado que, se considerar necessário, poderá até criar o perfil profissional e o pessoal, separando bem as coisas e mostrando que, mesmo sendo um profissional, também tem o direito à sua vida privada.

Se, como Advogado, o profissional mantém contato com seus clientes no Facebook, o contato deve ser estritamente profissional. É sempre bom lembrar que o Facebook torna a comunicação mais rápida e mais simples, sendo também uma excelente maneira de divulgar o próprio trabalho, o que leva à assertiva anterior: melhor ter um perfil pessoal e um profissional.

Gerenciando perfis no Facebook

Para atender à própria vontade de ser normal, o Advogado que tiver o seu perfil pessoal e o profissional no Facebook deve tomar o cuidado de alterar as configurações de privacidade. Mesmo que seja acessado por algum cliente, é possível manter a distância profissional necessária.

Assim, no perfil pessoal, as publicações não precisam ficar no modo “público”, onde qualquer pessoa pode acessá-las. Mantendo as postagens privadas, somente a ela terão acesso as pessoas autorizadas, o que não vai prejudicar a imagem caso haja uma postagem de uma festa mais divertida, que pode ser algo normal para qualquer cliente, mas que, quando mostrada no perfil de um advogado poderá depor contra sua eficiência e capacidade profissional.

Além de poder manter a distância profissional necessária, a postagem em privado no perfil particular evita situações de risco, não expondo a vida pessoal com pessoas com quem o Advogado não tenha maior intimidade.

O Facebook pode ter uma grande importância na carreira do Advogado desde que ele saiba o que está fazendo com seu perfil. Principalmente porque o Facebook é uma excelente maneira de comunicação com clientes, em especial para Advogados iniciantes e, quando ele expõe sua vida pessoal, poderá perder clientes e não conquistá-los.

Criação de Postagens Personalizadas

Uma dica é você criar alguns banners personalizados em harmonia com a sua identidade visual.

Assim, ao tratar sobre algum assunto ou ao postar algum artigo criado pelo próprio Advogado, o interessante é que venha acompanhado com uma imagem ou imagem+texto que identifique a postagem e relacione o seu escritório com aquela criação.

Este tipo de publicação não é proibida pelo Código de Ética da OAB, sendo perfeitamente possível a publicação dos banners em sua página pessoal. O material será apenas informativo, sem intuito de captar clientes.

Veja o que fiz o Código de Ética:

Art. 28.
O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou
coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa,
vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.

E você ainda não tem a página profissional do seu Escritório de Advocacia?

Também não possui os seus banners personalizados com a cara do seu Escritório?