Entenda como a organização das letras de seu logotipo, por meio da tipografia, pode trazer enormes vantagens para sua marca.
O logotipo corresponde à parte escrita de uma marca, quando se elimina as formas, deixando somente as letras. Por exemplo, o logotipo da Nike ou Skol. Ambas têm uma logomarca (desenho que representa a marca), mas seus logotipos são tão conhecidos quanto esta. Mas você sabe o que faz um logotipo único e eficaz? A tipografia! Saiba mais sobre ela e como aplicar no seu escritório de advocacia.
O que é tipografia
A tipografia pode ser definida como o processo de configurar e organizar as letras, seja ela de um texto ou imagem composta. É também uma forma de arte e tem a capacidade de expressar, não somente o conteúdo em questão, mas também a imagem que a empresa quer passar para o público-alvo.
Ela é a base para comunicar o tom e a voz da sua empresa, porém vai muito além disso. Entenda melhor sua importância, os tipos de letras e possíveis combinações, além é claro dos principais critérios de escolha a considerar no seu projeto com os tópicos abaixo.
Importância da tipografia
Escolher o tipo de letra correto é fundamental para conseguir passar a mensagem corretamente para seu público. Isso porque, além de bonita, ela tem que ser funcional. De nada adianta ter uma fonte extremamente elaborada e que fica excelente no papel timbrado, como marca d’água, se é impossível enxergar na sua logo, por exemplo.
Além disso, a forma com que sua empresa se comunica diz muito sobre sua personalidade, seus valores e ajuda a posicionar no mercado. Por conseguinte, a imagem que o escritório de advocacia passa, através do Branding, também é influenciada pela tipografia, que deve estar de acordo com o que ela representa.
Por exemplo, imagine uma marca de banco, usando a fonte da Coca Cola ou da Disney. Não ia passar a sobriedade necessária para refletir a credibilidade da instituição. Por outro lado, não dá para imaginar uma empresa arrojada de tecnologia com uma fonte manuscrita. Por isso, é fundamental escolher o tipo de letra correto, em função dos propósitos de seu escritório de advocacia.
Tipos de letras
Existem cinco tipos de letras principais na tipografia, mas é claro que não se pode deixar de lado a liberdade criativa, que gera fontes artísticas e personalizadas. Porém, em geral, essas são as mais comuns e seus significados simbólicos:
- Serif: perfeita para visualização, ela remete ao clássico, maduro e formal. Também chamada de fonte serifada, ela é a que possui um pequeno traço nas extremidades da letra, dando um ar sofisticado e até de prestígio. Era a fonte utilizada nos primórdios da literatura impressa, datando mais de séculos de existência;
- Sans serif: literalmente, esse nome quer dizer sem serif, ou seja, é uma fonte não serifada. Em outras palavras, ela não contém aqueles traços nas extremidades. Mais modernas e arrojadas, podem ter formatos mais arredondados ou tradicionais, sendo excelentes para visualização até mesmo em pequenos locais, sendo mais neutras e distintas;
- Slab serif: esse é um tipo de fonte clássico, robusto e que denota presença. Perfeita para títulos, ela pode compor sua família de fontes, desde que esteja em harmonia com todo o conjunto e é claro, a imagem que pretende passar.
- Script: muito mais elaborada, ela dá um ar mais formal à escrita, porém pode ser mais difícil de ler, quando em longos textos ou menores áreas, como por exemplo, cartões de visita ou a tela do celular. São comuns em convites de casamento, eventos e denotam prestígio e sobriedade;
- Manuscrita: essa é uma fonte mais personalizada, que confere maior identidade para a marca. Porém, se utilizada em excesso ou de forma incorreta, passa a impressão de brincadeira e falta de seriedade.
Possíveis combinações
Além dos padrões básicos de fontes, você também pode optar por fazer combinações entre elas, de forma que fiquem adequadas às suas necessidades. Isso ajuda a manter uma padronização nas estratégias de Branding, facilitando assim a diversificação de forma harmoniosa e sutil.
Para isso, basta usar as diversas espessuras e espaçamentos padronizados das fontes escolhidas. Além disso, pode também utilizar o negrito, itálico, caixa alta, sublinhado, cor e sombreamento para dar destaque ou modificar algum aspecto do seu texto. Dessa forma, se mantém um padrão, sem deixar monótono ou limitado.
Critérios de escolha
Agora que você já conhece os tipos de fontes mais comuns e suas possíveis combinações, deverá pensar também nos critérios para realizar a escolha mais adequada para a tipografia do seu escritório de advocacia. Veja os dois mais importantes e que você deve dar maior atenção:
- Legibilidade: de nada adianta uma fonte linda, rebuscada e muito bem trabalhada, se fica impossível ler um texto simples com ela. Suas fontes devem atender a padrões que se adaptem aos diversos usos. Por exemplo, no cartão de visitas, papel timbrado ou até mesmo no banner do site ou capa das suas redes sociais. Mesmo na tela do celular, deve ser possível ler tudo o que está escrito, sem esforço.
- Estética: ao mesmo tempo em que a tipografia deve ser clara e legível, também deve refletir a personalidade da marca. Então, aspectos estéticos são importantes e não devem ser ignorados, sempre balanceando com a voz da marca, fortalecendo o branding e garantindo uma comunicação mais integrada e personalizada.
Tipografia no logotipo
A tipografia é fundamental quando se trata de uma revista, site, blog, manual ou qualquer meio que demande uma quantidade maior de caracteres, centrando-se no Branding. Porém, ela é usada também em pequena quantidade, seja no cartão de visitas, papel timbrado, envelopes personalizados ou quaisquer outros meios físicos que requeiram a identificação e outras informações do seu escritório de advocacia.
Além disso, também pode ser fundamental para padronizar banners na internet, assinaturas de e-mail ou capas de redes sociais. Claro que não se pode esquecer um ponto fundamental, o logotipo. Ele deve seguir a paleta de cores e tipografia estabelecidos, para ter o devido sucesso. Dessa forma, é importante dar uma grande atenção a esse aspecto da sua comunicação.
Para isso, conte com o apoio da sua equipe de marketing para deixar a tipografia adequada ao seu branding como um todo. Se não tiver um time para avaliar e refazer sua comunicação, pode entrar em contato com os consultores especializados da Direito Fácil e tenha um logotipo profissional, com cores e tipografia adequados aos seus valores.