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Reunimos as 4 melhores dicas para criação de uma Identidade Visual para Advogados

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Você sabe o que significa identidade visual para advogados? Hoje você vai saber tudo e ainda conferir algumas dicas.

A Identidade visual para advogados é fundamental para sua empresa, é ela que será responsável pela identificação com seus princípios, e valores através do design. 

Engana-se quem acredita que identidade visual se limita apenas a logo, cartão de visitas físico e digital, papel timbrado, etc. 

Para entender melhor sobre a importância da identidade visual se coloque no lugar do seu cliente

Se você está em busca de um serviço de advocacia, você vai fazer uma rápida busca na internet, e provavelmente vai optar pelo profissional que pode tirar suas dúvidas diretamente no seu site, onde localizou uma logo, seus serviços, seus cases, e tudo harmônico com a identidade visual.

Mas esse é um assunto realmente bem extenso, por isso preparamos esse artigo, onde abordaremos suas diferentes camadas: 

Identidade visual para advogado

É basicamente o que o usuário vê em sua marca, seu site, sua logo, suas redes sociais, seu cartão de visitas e tudo mais que envolver o seu negócio.

Existem alguns componentes que são extremamente importantes na hora da construção de uma identidade visual para advogado. E é sobre isso que falaremos a seguir:

  • Cor

A cor é extremamente importante, principalmente por que é através delas que você conseguirá transmitir o que há de melhor em sua marca, seja acalmar, motivar, aumentar a confiança, tudo isso você pode conseguir ao escolher as cores corretas.

Isso acontece porque nosso cérebro reage às cores, e isso é cientificamente comprovado, caso queira saber sobre isso, precisa conhecer a psicologia das cores. 

Veja na imagem abaixo algumas das associações que nosso cérebro faz ao identificar algumas cores;

É muito importante que a combinação de cores seja feita com inteligência, já que uma combinação errada pode acabar com sua identidade visual.

  • Logo:

Um dos pontos mais importantes desse processo, já que é ele o responsável por transmitir tudo o que sua empresa quer “gritar ao mundo” em uma imagem. 

O logo precisa ser pensado para transmitir a personalidade da sua marca, por isso, é importante que seja algo profissional e que possa ser impactante e marcante. 

Os tipos mais comuns são os: 

  • Isotipo: A parte simbólica da marca, quando a mesma é reconhecida sem a necessidade de um nome atrelado a ela. Como acontece com o jacaré da Lacoste.
  • Logotipo: Trata-se da palavra, do nome da empresa. A Zara é um bom exemplo.
  • Imagotipo: É aquele que combina o uso de símbolo e palavra. Nesse caso podem ser utilizados tanto em conjunto, como separados. Aqui a Lacoste também pode ser utilizada como exemplo, com seu jacaré e nome unidos. 
  • Isalogo: Esse é o agrupamento da imagem com a palavra. Mas, como estão agrupados, funcionam apenas juntos. Como é o caso do Burguer King.
  • Fonte:

Outro ponto importantíssimo que deve sempre ser muito bem analisado, afinal ele acompanhará seu negócio em diferentes canais. As fontes também podem transmitir diferentes sentimentos como seriedade, equilíbrio, descontração e tantos outros.

Qual a importância da identidade visual?

A cada dia que passa se torna mais difícil iniciar um novo negócio, no sentido de competitividade. Com a internet ficou tudo mais “sangrento” e ganha aquele que mais se destacar. 

E é exatamente isso que a identidade visual faz pela sua marca, te coloca a frente, te ajuda a fazer sua concorrência “comer poeira”. E, além disso, transmite: 

  • Confiança: os clientes gostam e tem confiança em empresas que são autenticas que agem de maneira transparência.
  • Fidelização: a fidelização é uma forma mais sólida e baixo custo para aumentar seus lucros afinal, é muito mais fácil manter um cliente que está na sua carteira, que conquistar novos, não acha?
  • Distinção: pense em determinados elementos que sejam mais fáceis de ser reconhecidos a primeira vista. Essa é sua chance de se destacar ao lado da concorrência.
  • Estratégia: basicamente, a marca compõe a estratégia. Dá oportunidades para focar nos seus valores, observando soluções mais eficazes.
  • Emoções: foque nos elementos mais fortes para a sua marca, isso será algo a mais para atrair uma variedade de clientes. A maioria dos casos necessita de apoio e procuram especialistas que saibam entender e captar emoções.

Como criar uma identidade visual?

  • Trabalho independente:

Ninguém mais te conhece melhor que você mesmo, por isso cabe a você identificar seus pontos fortes, seus diferenciais, seus objetivos. E isso vale tanto para quem fará um trabalho voltado para um escritório como marca pessoal.

Essa é uma fase da construção que você deverá executar independente se pretende você mesmo construí-la, como contratar o serviço. Essas informações precisam estar concretas em sua mente. 

Caso você mesmo queira desenvolver sua identidade visual terá o benefício de não gastar quase nada,, mas a parte ruim é que  você vai gastar muitas horas de trabalho, além de dedicar horas de estudos sobre as ferramentas que deverá utilizar e todo o conceito para a execução do trabalho. 

Claro, se quiser algo profissional!

  • Ajuda profissional:

Essa é a opção mais recomendada, já que você precisara apenas encontrar uma empresa ou profissional da área, e indicar as informações que mencionamos anteriormente para uma construção assertiva.

Além de ter a certeza que terá um serviço de qualidade e profissional, você ainda vai economizar muitas horas que poderão ser dedicadas ao que realmente interessa: o seu negócio.

Você deverá investir um pouco mais, quando comparado a fazer o serviço “em casa”, já que estamos falando da contratação de um serviço vital para sua marca, porém de necessidade ímpar.

  • Serviços especiais:

Essa é uma opção intermediaria para quem não quer nada amador, mas também não pode investir em um serviço profissional. 

Nessa opção você recorre aos sites de “arrasta e solta”, onde você apenas escolha as cores, e a combinação de fonte e ícones em um banco de imagens do próprio site. 

Ao final, você apenas insere o nome da sua empresa, visualiza o resultado e se gostar paga um valor único para ter sua logo sem marca d’água. 

A vantagem é a economia do seu tempo e o preço mais acessível. A desvantagem é que não é um serviço exclusivo, o que quer dizer que a logo que você escolheu com o nome da sua empresa, pode ser a mesma de outra empresa. 

Passos em direção a sua própria marca

Sem complicações em pouco tempo é possível criar a identidade visual para um advogado, basta responder a algumas perguntas; 

  • Por quê?

É necessário responder essa pergunta, por que você trabalha? Porque o ramo jurídico?

Essas respostas vão te ajudar a identificar a missão do seu escritório, nessa parte começa a sua identidade visual.

Exemplo, o advogado corporativo tem a missão de proteger os negócios do seu cliente e proteger as suas perdas.

O advogado do familiar é ajudar os clientes a superarem a fase difícil que é a separação e claro, com o mínimo de perda e sem violar os diretos de ambos.

  • Reconheça seu cliente:

Observe para quem você trabalha, não utilize palavras como “para todos”, trate sempre com o termo “você”, faça-o entender que cada um de seus serviços é único, já que cada caso é um caso. 

Mas para quem vou trabalhar? Se você fizer uma pesquisa saberá responder essa pergunta, procure saber onde que seus clientes estão, como eles encontraram você, quais são seus principais problemas?

Essas questões são extremamente úteis para criar uma imagem do seu cliente, ou seja, uma persona. O que vai te ajudar a decidir sobre vários pontos do seu negócio.

  • Valores:

A base do seu negócio é o valor, para definir os valores, procure entender quais são as suas metas, o que você deseja alcançar na sua prática?

Qual é a base da construção da sua empresa? O que você mais presa? Qual tipo de pessoa você é? Essas são questões que trarão os valores da sua empresa a tona.

  • Voz da marca:

É necessário que a sua marca conversa com os clientes, a voz precisa ser única e, ao mesmo tempo, coerente com os valores centrais.

Exemplo, a voz da marca de um advogado familiar precisa ser bem amigável e calma. Mas, veja bem, não estamos falando necessariamente do tom da sua voz, mas também da forma como você se expressa em todos os canais, sejam eles escritos, em vídeo, etc. 

Conclusão

A identidade visual do seu negócio não é um capricho ou um luxo de grandes empresas, na verdade, é fundamental para qualquer negócio, independente do seu tamanho ou segmento.

A identidade visual vai ajudar seus clientes a reconhecer sua marca a primeira vista.

Esperamos que tudo tenha ficado extremamente claro neste artigo. Se possível compartilhe em suas redes sociais.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato conosco, vamos adorar te ajudar.

Até o próximo artigo!