Entenda sobre as expectativas ilusórias acerca da identidade visual e qual é a realidade para cada uma delas
Por mais que seja importante para qualquer empresa que deseje se destacar no mercado de trabalho, a identidade visual é repleta de expectativas ilusórias que atrapalham a sua implementação de modo eficaz. Por conseguinte, é importante entender quais são essas expectativas e qual é a realidade para cada uma destas. Desse modo, você terá acesso abaixo a 3 cenários em que a identidade visual costuma ser mal interpretada, com expectativas irreais. Nesses cenários, você compreenderá quais são as expectativas e qual é a realidade para cada uma dessas situações.
Cenários para identidade visual
Primeiro de tudo, é importante compreender como o Branding se fortalecerá, a partir do momento em que se compreende as expectativas e realidade para cada um desses 3 cenários. Afinal, qualquer erro nesses panoramas proporcionaria um enfraquecimento do Branding. Portanto, confira os cenários abaixo, para depois saber quais são as expectativas e realidade para cada um deles, para que sua identidade visual seja mais consistente.
1. Cores para logomarca
Em alguns setores, é muito comum que tenham logomarcas com cores bem vibrantes e forte apelo para captar a atenção do potencial cliente. Porém, você não deverá usar essas paletas de cores em se tratando de escritórios de advocacia. Afinal, o ramo jurídico exige maior sobriedade, com a presença de tons cinzentos e preto. Essa característica também pode gerar outro tipo de engano que é o de achar que toda logomarca de escritório de advocacia não terá atrativos e que será considerada como sem graça.
2. Identidade visual: para quem criou ou para o público-alvo?
Há um limiar muito estreito entre a pessoa que planejou a identidade visual do escritório de advocacia gostar do trabalho que ela realizou e ela sentir que essa identidade visual visa persuadir a ela mesma. Nesse segundo cenário, o responsável por esse setor poderá estar negligenciando os anseios do público-alvo do escritório de advocacia. Por conseguinte, esse profissional pode estar dissociando a identidade visual da persona que sua marca estabeleceu.
3. Relação entre identidade visual e logotipo
Para algumas pessoas que estão introduzindo os estudos acerca da identidade visual, é possível que se confunda o que é identidade visual e logotipo. Porém, é importante ter em mente que são dois conceitos diferentes, para que não se crie expectativas irreais acerca das estratégias de identidade visual. Assim, essa medida evita que o responsável não consiga integrar todas as esferas da comunicação visual. Consequentemente, previne-se que a comunicação se dissocie.
Expectativas e realidades: 3 cenários
Como um pilar essencial para qualquer empresa, é importante entender quais são as expectativas errôneas acerca da identidade visual. Assim, evita-se que se cometa erros estratégicos, ao desconhecer a realidade para um cenário específico. Então, ao aplicar corretamente as estratégias para que seu escritório de advocacia ganhe uma robusta identidade no âmbito visual, você fortalecerá diversas esferas essenciais para a persuasão de clientes.
1. Cores vibrantes para logomarca
Expectativas: um primeiro tipo de expectativa referente às cores para logomarca se centra na ilusão de que quanto mais vibrantes essas cores forem, mais elas farão com que você se destaque da concorrência. Todavia, tenha em mente que mesmo que aconteça, será negativo. Afinal, você seria visto como amador no ramo jurídico, sem transmitir profissionalismo suficientemente. Inclusive, recomenda-se que a paleta de cores seja sóbria, sem cores muito chamativas ou com tom neon.
Por outro lado, o segundo tipo de expectativa é exatamente o contrário do que se espera de cores vibrantes. Afinal, essa expectativa se centra bastante na percepção de que todos os escritórios de advocacia devem ter uma logomarca sem graça. Tal logomarca que as pessoas geralmente associam ao preto. Porém, tome cuidado para não achar que usar preto na logomarca é uma má escolha, já que é com ele que você transmitirá autoridade no ramo jurídico e poderá combinar diversos tons de cores.
Realidade: o logotipo de um escritório de advocacia deve ter em conta a atenção aos detalhes em seu processo de produção, para que você consiga retratar os princípios do seu escritório na própria marca. Inclusive, essa medida fará com que sua identidade seja congruente e consiga atrair o público-alvo com maior facilidade.
Muitas vezes, os logotipos de escritório de advocacia combinam tons distintos, como: preto e dourado, azul escuro e prateado, marrom e dourado, cinza e prateado, branco e dourado e vinho e amarelo. Esses são apenas alguns exemplos de combinações de cores para escritório de advocacia, desmistificando a concepção de que as combinações de cores são monótonas.
2. Identidade visual para satisfação do gosto pessoal
Expectativa: muitas pessoas acreditam que a identidade visual do escritório de advocacia irá satisfazer os seus gostos, como se a comunicação do escritório tivesse que satisfazer ao gosto da pessoa que planeja a marca. Porém, será que essa expectativa é realista ou ela apenas se pauta no apego emocional de quem criou essas estratégias?
Realidade: a comunicação de seu escritório de advocacia não deve se pautar em seus interesses pessoais e nem no que você considera mais atrativo no ramo jurídico. Na realidade, você deverá planejar sua identidade a nível visual para persuadir o público-alvo a adquirir seus serviços no ramo jurídico. Mesmo assim, é importante ressaltar que você deverá ter sua mentalidade congruente à sua comunicação visual, para que os princípios de seus escritório de advocacia estejam congruentes com seus objetivos.
3. Confusão entre identidade visual e logotipo
Expectativa: para quem confunde identidade visual com logotipo ou até mesmo para quem não tem esses conceitos bem claros na mente, é fácil criar expectativas irreais. Esse tipo de expectativa consiste no enfoque exagerado no logotipo, como se ele representasse a identidade do escritório de advocacia como um todo. Desse modo, a pessoa esquece que há muitas outras estratégias para que a comunicação do escritório seja persuasiva.
Realidade: ao contrário do que algumas pessoas podem achar, a identidade visual de uma empresa não se limita ao logotipo. Por conseguinte, a expectativa de que apenas um bom trabalho no logotipo da empresa garantirá o sucesso do Branding desta não passa de uma ilusão. Há diversos serviços para consolidar uma identidade visual profissional para seu escritório de advocacia, abrangendo desde o Facebook até ao uso de papel timbrado.