Agência Direito Fácil

A identidade visual dos escritórios de advocacia ao longo dos anos

logomarca-para-advogado

As logomarcas para advogados, para a área do Direito em geral, vem mudando ao longo dos anos. Seu escritório está atualizado com o momento atual?

A logomarca ou identidade visual muitas vezes é a primeira impressão que o cliente tem do seu escritório de advocacia!

Importância da logomarca num negócio

Feche os olhos e pense na primeira logomarca famosa que lhe vier à cabeça. Impossível não lembrar de nenhuma não é mesmo? Google, Coca-Cola, Apple, Nestlé, BMW, Nike e tantas outras.

Quando se fala de criação de logomarca ou identidade visual do seu escritório de advocacia, é necessário ter em mente que ela é a primeira impressão para o cliente, então ela deve ser impactante e representar os princípios da sua empresa.

Não é exagero dizer que um design de logomarca bem desenvolvido pode sim mudar a história de uma empresa.

Por isso, é tão importante que a logomarca do seu estabelecimento seja fácil de lembrar e simultâneo a isso transmita o que seu escritório e os advogados que nele trabalham querem oferecer ao público.

A criação de logomarca tem o objetivo de representar uma marca visualmente, de maneira a atrair a atenção, representando seus valores.

Mudanças na identidade visual dos escritórios de advocacia durante os anos

As logomarcas evoluíram conforme os anos passaram, sempre refletindo o que a sociedade e o mercado apresentavam de mudanças e isso se reflete na importância da logomarca.

Com as logomarcas para advogados e escritórios da área também não foi diferente. Elas foram se adequando de forma a melhorar a comunicação com os clientes, além de cuidarem com certos aspectos que antes não eram tão valorizados ou mesmo pensados.

A logomarca para advogados ao longo dos anos teve que se preocupar com questões pontuais a essa área, já que toda e qualquer decisão deve ser pautada pelo Marketing ético jurídico. Esses aspectos não eram valorizados há alguns anos, mas hoje são fundamentais.

A identidade visual dos escritórios de advocacia passou a ter cores mais sóbrias, com no máximo 3 cores na combinação. Ultimamente, o dourado e o prata também passaram a ganhar espaço, já que dão um tom de sofisticação, quando usados corretamente.

A tipografia utilizada em logomarcas para advogados também foi mudando, optando por letras mais formais, uniformes, sem muitos detalhes.

Os símbolos utilizados no design de logomarca para escritórios de Advocacia atualmente são:

  • Balança
  • Martelo
  • Deusa Têmis (a dama da justiça)

Tais símbolos não são mais usados de maneira óbvia na criação de logomarca, mas sim como uma mensagem metafórica, de maneira estilizada, combinando com o nome do escritório, num conjunto harmônico. Antigamente, esses símbolos eram usados com maior obviedade nas logos.

Optando pela criação de uma logomarca para área de advocacia

Devido a importância da logomarca, se você tem ideia de criar ou mesmo reformular a logomarca do seu estabelecimento de advocacia, temos uma sugestão!

Acesse nosso site, Direito fácil, temos vasta experiência em identidade visual para Advogados e escritório de advocacia! Traga suas ideias, que aliamos às nossas de forma a criar a logo perfeita para representar você,  sempre visando traduzir o profissionalismo e a seriedade do seu estabelecimento jurídico!

Leia também: Comece a criar uma identidade visual para você na graduação