Se o seu objetivo é praticar o marketing jurídico dentro das regras estabelecidas pelo Código de Ética da OAB – lembrando que é essa a única condição para que o Advogado possa divulgar seus serviços – existem algumas ideias interessantes que podem ser praticadas, tornando seu escritório mais conhecido e lembrado pelos seus potenciais clientes.
Acompanhe e aplique essas ideias:
1. Seja mais econômico nos cartões
Ao invés de ficar entregando cartões de visita para todos que encontra em qualquer ocasião, como num evento, por exemplo, faça o contrário: peça os cartões e, se receber, ofereça o seu. Entregando cartões para todas as pessoas você demonstra que está desesperado para conseguir clientes.
Recebendo cartões das pessoas com quem se encontrou, você pode entrar em contato por telefone ou pelo WhatsApp, podendo começar um bom relacionamento.
2. Conheça a área de atuação de seus potenciais clientes
Uma ideia interessante para o marketing jurídico é conhecer a área de atuação do potencial cliente e, de vez em quando, enviar notícias que possam ser do seu interesse, podendo até fazer algum comentário.
Com essa atitude, você vai mostrar interesse pela área do potencial cliente, mostrando conhecimento e tornando mais fácil manter um bom relacionamento.
3. Mantenha-se preparado para qualquer caso
Se você tiver a oportunidade de ser contratado para um recurso, principalmente se for em tribunal superior, procure conhecer tudo o que puder sobre o caso e sobre outros processos relacionados. Assim você pode traçar uma linha de argumentos.
Se você estiver bem preparado, poderá conversar sobre o caso com a parte interessada, sem ter anotações em mãos, o que vai demonstrar que você é um advogado capacitado para qualquer caso ou situação.
4. Tenha atenção com as redes sociais
Se você ainda não sabe, o marketing jurídico feito através das redes sociais oferece um excelente resultado. Existem até métricas e estatísticas para ajudar a desenvolver estratégias de marketing pelas redes sociais.
Assim, por exemplo, os tweets costumam ser mais vistos no horário entre 13 e 15 horas, durante a semana e esse é um excelente horário para postar mensagens. Você pode automatizar as mensagens através de serviços, disponíveis na internet.
5. Mantenha bom relacionamento com seus pares
Manter bom relacionamento com advogados, mesmo que não sejam de sua área, é de fundamental importância. Assim, quando um profissional tiver problemas com processos que não são de sua especialidade, ele poderá recomendar seus serviços, ao mesmo tempo que você pode retribuir.
6. Estabeleça confiança com seus potenciais clientes
Preste atenção em todos os problemas que lhe forem apresentados e procure definir sua gravidade. Existem casos em que as pessoas precisam ser convencidas de que a situação exige maior atenção.
Da mesma forma, você deve estar disposto a convencer uma pessoa de que o problema que ela apresenta não é tão grave e não exige um processo. Criar confiança é uma forma de aplicar o marketing jurídico.
7. Participe dos eventos da OAB e das seccionais
Não deixe de lado os eventos da OAB e da seccional de sua região. Participando, você se torna mais conhecido e, como você mesmo sabe, os advogados preferem recomendar profissionais que já conhecem. Se você não participa dos eventos, não terá como manter contato com advogados de outras áreas.
8. Use as ferramentas da internet
Certamente você já possui um site do escritório ou um blog para postar artigos de conteúdo relevante para seus potenciais clientes. Aproveite e instale o Google Analytics na sua página.
Com o Google Analytics você vai saber como foi encontrado pelos usuários, através das palavras-chave usadas em suas pesquisas, entendendo o que a pessoa foi procurar em sua página e quanto tempo permaneceu nela. A ferramenta também possibilita que você possa identificar termos mais populares de busca e usar esses termos como palavras-chave, podendo, dessa forma, ranquear melhor sua página e seu blog.