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Empreendedorismo na advocacia: Estratégias para organizar a gestão do seu negócio

símbolo digital no celular do empreendedorismo na advocacia

Organizar a gestão de um negócio é fundamental para o sucesso do empreendedorismo na advocacia. Com o avanço da tecnologia e as novas formas de trabalho, não basta ter o título acadêmico e atuar na área do mesmo modo tradicional a que você está habituado a ver.

É preciso inovar para se destacar neste mercado!

O universo digital deu um grande salto e transformou as relações comerciais. Dentro deste cenário, aprender sobre empreendedorismo e marketing jurídico para advogados se tornou fundamental e necessário para se diferenciar dos mais de 1 milhão de profissionais registrados na OAB.

Diante desse dado a pergunta que vêm à mente é: Como se diferenciar num mercado saturado com estratégias realmente eficazes? É exatamente para responder esta questão que esse artigo foi pensado.

Aqui você vai entender como a padronização dos serviços, o controle financeiro, a produtividade e o relacionamento com cliente são importantes dentro deste contexto.

Quer saber como essas estratégias podem te ajudar na organização e gestão do seu negócio? Acompanhe a leitura!

Como os escritórios estão aprendendo na prática o empreendedorismo na advocacia

Analisar o cenário do mercado atual para entender as novas demandas, tecnologias e ferramentas são alguns dos primeiros passos para quem quer empreender na advocacia.

Antes de você aprender na prática como organizar a gestão de seu negócio, confira os benefícios que o empreendedorismo na área jurídica é capaz de gerar:

  • Agilidade na execução nos processos e serviços jurídicos;
  • Controle financeiro e previsibilidade a curto, médio e longo prazo;
  • Aumento na satisfação dos clientes;
  • Aumento na produtividade e diminuição do tempo de trabalho;
  • Melhora a captação de novos clientes;
  • Diferencia do mercado com o uso das novas tecnologias e inovação.

Você sabe quais são os limites da OAB no marketing jurídico para promover e anunciar os seus serviços?

Compreender as possibilidades existentes é fundamental para aplicar no seu negócio de empreendedorismo na advocacia.

Padronização dos serviços e procedimentos

Mesmo quem já atua em um escritório, otimizar as atividades do negócio padronizando os serviços e os procedimentos na hora de executar cada tarefa, garante a qualidade dos seus serviços e evita a perda de prazos, por exemplo.

Inicie com uma análise sobre quem é o profissional responsável para acompanhar os prazos processuais. Existe um padrão de formatação e escrita dos documentos? E um manual para elaboração e protocolos de petições ou envio de pareceres? 

Se sim, o atual se mostra eficaz e otimiza os processos ou você ainda opera de maneira tradicional ignorando as tecnologias existentes e as metodologias ágeis?

Dentro deste contexto, é importante ressaltar que padronizar não significa engessar os processos.

Você precisa ser flexível para saber agir rapidamente aos novos eventos ao invés de insistir nas velhas formas de trabalho lentas e burocráticas. 

O planejamento estratégico para a saúde financeira do seu negócio

A saúde financeira do seu negócio é quem vai determinar a sobrevivência dele. Por isso é fundamental aprender como fazer a gestão e entender o fluxo de caixa para identificar quando é preciso prospectar novos clientes, além de obter clareza sobre:

  • Custo fixo e variável dos serviços oferecidos;
  • O custo de manter uma ação judicial;
  • O valor mínimo do honorário que pode ser cobrado para não ter prejuízos;
  • Identificar com antecedência quando é preciso investir no marketing digital para advogados.

Neste sentido, o primeiro passo na organização para quem quer investir no empreendedorismo na advocacia é encontrar ferramentas e soluções voltadas para a área jurídica.

Além de fortalecer a sua marca pessoal investindo numa identidade visual que esteja de acordo com os seus valores e negócios.

Existem softwares de gestão financeira capazes de alinhar cada caso e processo às informações dos clientes. E empresas especializadas em criar logotipos incríveis para advogados.

Aumento da produtividade no empreendedorismo na advocacia

pessoa digitando no computador empreendedorismo na advocacia

 

Dentro deste contexto, existe um conjunto de técnicas para a organização e velocidade dos processos envolvidos muito utilizado por organizações nos mais diferentes segmentos.

Para citar uma delas, com a metodologia ágil Scrum, por exemplo, você pode elaborar um plano de ação alinhado com as demandas existentes do seu negócio. Desta forma, você orienta o trabalho com foco em resultados inteligentes. 

A metodologia ágil é uma forma de trabalhar com mais flexibilidade e autonomia diante as mudanças abruptas de um mundo em constante transformação. Este novo estilo de trabalho pode te ajudar a identificar oportunidades.

E também reduzir desperdício de tempo para se tornar uma vantagem competitiva ao agilizar os processos do seu negócio. Vale a pena conferir!

Você já analisou como anda a gestão das suas tarefas diárias? E de que maneira você consegue tirar melhor proveito do tempo?

Trabalhar mais horas não significa que você está sendo produtivo, portanto, organize as suas demandas diárias com foco e planejamento.

A gestão ágil de projetos é uma forma de gerenciar iniciativas na qual uma das principais restrições é o tempo para garantir eficiência na realização de suas tarefas.

Melhoria no Atendimento e relacionamento ao cliente

Uma das dicas para advogados empreendedores é considerar a experiência do cliente como o principal diferencial competitivo do seu negócio. Sabe por quê? Porque buscar um novo cliente pode custar muito mais caro do que manter um antigo.

É preciso investir tempo e atenção para o bom relacionamento e manter os clientes satisfeitos com o atendimento e serviços prestados. Isso aumenta a possibilidade dos clientes retornarem e também de novas indicações ocorrerem por parte deles ou por meio das estratégias de marketing para advocacia.

Entenda mais!

Empreendedorismo na área jurídica com o marketing digital

Ainda dentro do contexto da experiência do cliente, no marketing digital para advogados, uma poderosa arma da persuasão é o gatilho mental da aprovação social. Um relato positivo de um cliente é capaz de condicionar o outro a uma tomada de decisão. 

Ao estruturar o empreendedorismo na advocacia com o marketing digital, os depoimentos que validam o seu serviço lhe garantem credibilidade. E mais!

Quando o profissional jurídico demonstra autoridade no compartilhamento de informações e credibilidade nos depoimentos dos clientes, a obtenção dos melhores resultados ocorre de forma natural.

Portanto, antes de iniciar no marketing digital para advogados para expor a sua especialidade como advogado com a produção de conteúdo jurídico e conquistar clientes em potencial.

Estruture a identidade visual do seu negócio e fortaleça a sua marca na web!

Mesmo para quem atua na área jurídica há anos ou recém concluiu a graduação, passou na prova da OAB e abriu um escritório.

A identidade visual do seu negócio feita por uma agência criativa exclusiva para advogados vai te ajudar a dar o pontapé inicial no seu projeto! Tenha a certeza disso!

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