Agência Direito Fácil

Conheças as 11 melhores estratégias de fidelização de clientes na advocacia

fidelizar-clientes (1)

A fidelização de clientes na advocacia está a cada dia ganhando mais espaço, sendo ela a solução para vários profissionais.

A fidelização de clientes na advocacia é uma alternativa para conseguir se sustentar na crise e gerar mais receitas para o seu negócio.

Acontece que na área jurídica nem sempre a fidelização é tão simples, afinal dificilmente o seu cliente terá um novo processo a cada mês.

No ramo jurídico a fidelização pode abranger a conquista dos seus clientes ao ponto desses indicarem seu serviço para outros, e assim suscetivelmente.

Apesar de vários profissionais focarem apenas na conquista de novos clientes, o processo de fidelização pode ser um divisor de águas. 

Entenda que ao criar um vínculo, e transformar seus clientes em “fãs” da sua marca, você está sem custo algum promovendo seu serviço através de várias outras pessoas. 

11 formas de fidelização de clientes na advocacia

  • Pense no relacionamento com os clientes:

É muito importante você ser gentil, compreensivo e atencioso, com cada cliente atendido. 

Essa gentileza deve acontecer desde o momento que conheceram até a conclusão do processo. Seja bastante claro na hora das explicações, não esconda informações, exponha os riscos. Isso fará com que vejam que você é um profissional idôneo, honesto e sincero, sem medo de perder o negócio.

  • Atendimento:

É de conhecimento público que um atendimento de qualidade pode transformar qualquer negócio, seja ele qual for, essa é a chave para o sucesso.

Existem pontos específicos que deixam claro seu respeito e cuidado com o seu cliente, como, por exemplo, a pontualidade. 

Se você marcou um horário específico com o seu cliente, nem pense em deixar ele esperando, imprevistos acontecem, mas quando isso se torna um hábito, você cria uma reputação negativa.

Antes de conversar com o seu cliente, estude sobre o caso para ir totalmente a par do que ele precisa e como você vai ajudá-lo.

  • Ouça o cliente:

Um processo judicial não é fácil, por isso, quando você iniciar as explicações, é natural que ele tenha dúvidas.

Com isso, escute tudo o que ele tem para falar e esclareça todas as dúvidas que ele tenha, não saia da reunião deixando o cliente no escuro.

Evite utilizar muitos termos técnicos, não é todo mundo que entende essa linguagem, por isso tente algo mais simples para ambos.

Isso vai fazer com que ele se sinta acolhido e sentirá que independente de tudo, você estará lá o ajudando.

  • Expectativas:

Alguns clientes já chegam com a expectativa de que o seu caso vai ser algo fácil ou bastante lucrativo  É seu dever falar a verdade, diminuir a expectativa do cliente e falar todos os riscos que podem acontecer.

O cliente pode ficar triste, decepcionar e até desanimar, mas isso dará um ponto para ele entender que você é um profissional maduro e sincero.

  • Informação:

Alguns processos judiciais não são tão rápidos, por isso é importante você manter o cliente totalmente informado sobre o caso.

Faça isso com frequência para evitar que ele pense que você abandonou o caso, que o processo está no conto esquecido.

Mantendo-o sempre informado, o cliente enxerga você como um profissional responsável e bem atencioso.

  • Formas comunicações:

A forma de comunicação mais utilizada e formal é o e-mail que todos conhecem. Mas existem muitas limitações, por isso é bom optar por uma variedade de meios de comunicações.

Pesquise várias redes sociais e veja qual é a melhor opção, a dica escolher a que seu perfil de cliente ideal mais acessam.

Não esqueça do WhatsApp, mas nunca utilize seu número pessoal, não misture as coisas. 

Tenha um número próprio para os seus negócios e de preferência utilize o WhatsApp business.

  • Boa equipe:

O auxílio de uma equipe bem eficiente é fundamental para quem quer entregar acima de tudo qualidade, afinal você não pode abraçar o mundo.

Com uma equipe você ficará menos sobrecarregado e mais produtivo.

Distribua as atividades, observe quem mais se adequa a cada função. Nada de colocar uma pessoa com experiência em vendas para fazer o financeiro, isso vai gerar dor de cabeça.

 

  • Software jurídico:

Esse é um diferencial que dá outra cara para o seu escritório, por que ele faz mais que facilitar toda a administração dos processos e contato com sua base de clientes, ele mostra a cada um deles o quanto você se importa.

De modo claro e simples, esse software  permite que seu cliente acompanhe  o andamento do processo.

Além disso, a produtividade da empresa é otimizada em 100% já que você pode controlar absolutamente tudo!

É claro que tudo vai depender de qual software jurídico, você escolherá. O melhor será aquele que tenha os seguintes pontos:

  • Controle de prazos antecedência;
  • Registro de atividades;
  • Publicações;
  • Gestão financeira;
  • Módulo de integração entre equipes de trabalho;
  • Relatórios de gestão;
  • Controle de usuário;
  • Atualização automática;
  • Serviços extras:

Determinar alguns serviços extras e gratuitos, é interessante para fidelizar seus clientes. Isso vai fazer com que ele veja seu negócio com outros olhos, você transmitirá a imagem de alguém que quer mais que dinheiro, mas alguém que quer primeiro ajudar.

Não precisa exagerar, não prometa coisas que são impossíveis e não fazem o menor sentido para você e seu cliente.

Só pelo gesto de queres ajudar, já fará com que seu cliente recorra a você sempre que precisar, pois já, o conhece e tem confiança em você.

  • Conteúdos para uma boa fidelização de clientes na advocacia:

Gerar conteúdos para os seus clientes é uma das técnicas mais conhecidas e eficazes da atualidade, por isso, ter um blog se faz tão necessário.

É  um ótimo investimento para o seu negócio, já que dessa forma sempre estará do lado do cliente para sanar todas as suas dúvidas.

No início, você mesmo pode produzir seus artigos, mas o ideal, é um profissional ou uma empresa especializada.

Os temas podem variar de acordo com sua observação, preste mais atenção em quais assuntos seus clientes se interessam, quais as principais dúvidas, e tente ao máximo fazer com que eles interajam e digam o que gostariam de ver no seu blog.

Quando tudo isso estiver pronto, logo você vai notar a diferença na fidelização de clientes.

  • Conforto do cliente:

A maioria das pessoas prefere não se locomover até o escritório do profissional, principalmente agora por conta da pandemia.

Se for possível, faça seu atendimento por ligação ou outros meios de comunicação, se for uma dúvida simples, peça para mandar por e-mail ou até uma mensagem de WhatsApp.

Caso tenha um escritório, lembre-se que ele precisa ser confortável, convidativo, charmoso e que transborde profissionalismo.

Organize um bom espaço, com cadeiras confortáveis, água, televisão, e qualquer outra coisa para deixar a pessoa se sentir em casa enquanto aguardo o atendimento.

Outro ponto importante para quem está em um espaço, é ter a certeza que o escritório está em lugar bem localizado e com fácil acesso.

Esperamos que o artigo de hoje tenha sanado suas dúvidas. Se quiser nos ajudar, compartilhe esse artigo em suas redes sociais.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a gente, teremos prazer em te ajudar.

Até o próximo artigo!