Agência Direito Fácil

Etapas do plano de negócios: escritório de advocacia

Etapas do plano de negócios

Para qualquer empresa, independente da área, é fundamental fazer um planejamento adequado. Para isso, é importante conhecer as etapas do plano de negócios, principalmente quando se trata de escritório de advocacia. Afinal, com uma empresa organizada, fica mais fácil manter o foco no cerne da empresa, que são os serviços advocatícios.

Entenda melhor porque você deve, não apenas conhecer, mas também fazer um plano de negócios. Além disso, veja quais são as suas etapas principais, ajustando à realidade do seu escritório, consequentemente, tendo ainda mais fluidez e tranquilidade no trato com os serviços oferecidos.

Porque conhecer as etapas do plano de negócios

Primeiro de tudo, um plano de negócios funciona como um guia de funcionamento do seu escritório. Nele, estão registradas informações como o porquê e para que sua empresa existe. Essa informação é vital para poder se consolidar um espírito de equipe, fazendo com que todos se identifiquem e procurem fazer o melhor pelo escritório.

Da mesma forma, ficam registrados o objetivo principal, secundário e estratégias para chegar a eles, facilitando então a gestão com foco em resultado. Outro ponto fundamental é a estruturação dos processos administrativos, o que leva a uma maior eficiência, com foco no cliente e não em retrabalho de atividades mal dimensionadas.

Por fim, dividir as etapas do plano de negócios ajuda a compreender melhor o seu negócio, segmentar a carteira de clientes corretamente, aumentar o retorno sobre o investimento e consequentemente, o lucro. Para melhorar, ainda pode ajudar a estabelecer uma boa imagem no mercado, o que leva a mais clientes, mais lucro e assim, segue-se um ciclo virtuoso.

Etapas do plano de negócios para escritórios de advocacia

São 7 as principais etapas do plano de negócios, podendo ser mais, a depender do tipo de empresa. Porém, para um escritório de advocacia, essas já são mais que suficiente para operacionalizar todos os processos. Para isso, basta fazer a apresentação, diagnóstico, estudo de mercado, plano de marketing, estratégia, plano operacional e plano financeiro. Entenda cada um deles em mais detalhes.

Apresentação do escritório de advocacia

A apresentação do escritório de advocacia se dá a partir da história do seu surgimento, contando qual foi a sua jornada até o momento. Se quiser, pode adicionar a expertise de cada sócio e pontos que você considera relevantes a se mostrar. Claro que não pode faltar o endereço da sede e contatos.

Além disso, é importante deixar claros nesse início, fatores como a missão, visão e os valores do escritório de advocacia. Para isso, defina o porquê da existência do escritório, como você o vê daqui a 5 anos e principalmente onde você deseja chegar, através de objetivos claros e bem definidos. A seguir, é só fazer o diagnóstico.

Diagnóstico da atual situação do escritório

O diagnóstico é uma das etapas do plano de negócios mais simples de fazer, porém dolorosas. Isso porque ele mostra como está a gestão atual, a situação em cada área e consequentemente, tudo o que ainda precisa melhorar. Apesar de não ser tão agradável, é a primeira coisa a se fazer, quando se pensa em plano de negócios.

O diagnóstico empresarial funciona exatamente como um exame médico de rotina, avaliando todos os setores vitais da empresa. Ele vai procurar entender como está o posicionamento no mercado, as finanças, processos, as relações com o pessoal contratado e todos os detalhes relevantes para seu sucesso.

Estudo de mercado na sua área de atuação

O estudo de mercado vai procurar compreender quais são seus principais pontos forte e fracos, bem como as oportunidades e ameaças apresentadas pelo ambiente externo ao seu escritório. Exemplos desse ambiente externo são o governo ou concorrentes. Aliás, o estudo dos concorrentes é fundamental para adequar seu escritório.

Eles podem ser úteis de diversas formas, por exemplo, para fazer o benchmarking – quando você analisa as práticas de um concorrente líder para compreender e adaptar à sua empresa. Ou então para comparar preços, analisar quais são os diferenciais oferecidos e estar sempre um passo à frente.

Plano de marketing

O plano de marketing é vital para o sucesso do seu escritório de advocacia. Afinal, é através dele que você vai definir seu branding, o que fará com que sua empresa tenha uma personalidade única diante da mente do consumidor. Além disso, é ele quem ajuda a definir quais são os serviços mais demandados e os diferenciais que seu cliente procura.

Com uma estratégia de marketing bem consolidada, através de uma comunicação integrada e com o apoio do marketing visual, seu escritório tem maiores chances de se destacar no mercado. É dentro do plano de marketing que você define toda a sua estratégia de mídias, inclusive as digitais, com seu site e redes sociais.

Estratégia do escritório de advocacia

A estratégia também é uma das principais etapas do plano de negócios, pois é através dela que você terá o norte de ação. Em outras palavras, é a estratégia quem define quais passos dar, em que etapa, de que forma e com quais recursos.

Ela também mostra qual é a fonte desses recursos e meios de conseguir fazer tudo o que necessário e quanto tempo é necessário para alcançar o objetivo estabelecido. Em suma, é o cerne das etapas do plano de negócios e requer com muita cautela.

Plano operacional

O plano operacional é provavelmente o mais trabalhoso para se desenvolver, porém o que tem o melhor resultado a longo prazo. Ele consiste em um planejamento de cada etapa do serviço prestado. É uma padronização que deve ajuda em todas as esferas, desde o atendimento do cliente, passando pela documentação, acompanhamento das etapas e finalização do processo.

Ele ajuda a evitar retrabalho, perda de prazos e recursos (financeiros, humanos etc.) e principalmente de clientes. Da mesma forma, ajuda a manter o foco no que importa, melhorando a comunicação interna e com o cliente, deixando tudo mais claro, simples e eficaz.

Plano financeiro

Por mais que muitas pessoas não deem a atenção devida ao plano financeiro, ele é fundamental para manter toda a estrutura funcionando. Afinal, sem dinheiro não tem escritório de advocacia que funcione. Por conseguinte, tenha muito cuidado na elaboração dessa etapa e, se precisar, pode contar com o apoio de um software ou profissional para te ajudar com isso.

Enfim, essas são as principais etapas do plano de negócios e devem ser o foco sempre, a fim de garantir o bom funcionamento do seu escritório de advocacia. Se achar que precisa de algum apoio quanto a etapa de marketing, principalmente na comunicação visual, pode contar com a equipe da Direito Fácil.