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Essas são as estratégias de marketing permitidas pelo Código de Ética da OAB

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Está tentando trabalhar seu marketing, mas não sabe que estratégias usar, por conta do Código de Ética da OAB? No texto de hoje, vamos te ajudar com isso.

O Código de Ética da OAB foi criado para regulamentar o que pode e não pode no Marketing Jurídico. Sendo que quem descumprir sofrerá sérias sanções por parte da Ordem dos Advogados do Brasil.

Por conta disso, muitos advogados têm dúvidas na hora de criar estratégias de marketing jurídico. No texto de hoje, vamos te mostrar o que é e não é permitido pelo Código. Siga conosco e descubra!

O que pode e não pode para promover o marketing jurídico de seu escritório de advocacia sem ferir o Código de Ética da OAB

Agora é hora da verdade, vamos ao que pode e não pode, ser utilizado no seu Marketing Jurídico.

Rádio e TV

Estratégia que não pode: está proibido pelo Código de Ética da OAB transmitir qualquer tipo de propaganda em canais de rádio e redes de televisão. Dessa forma, não é possível utilizar essa plataforma para trabalhar seu Marketing Jurídico, de uma forma convencional..

Estratégia que pode: embora não possa fazer nenhum tipo de propaganda, ainda é possível para um advogado usar esses meios de comunicação, porém com caráter informativo e didático, sem nenhum tipo de promoção. Embora, seu nome possa ser citado. 

O ponto aqui é que você não pode se oferecer para isso, é preciso que seja um convite da própria emissora. Porém, caso seja chamado, você pode dar uma excelente explicação e demonstrar profissionalismo, funcionando como um Marketing Indireto.

+ Veja também: Será que sua marca está vivendo uma crise de identidade? 

Outdoors, letreiros, cartões de apresentação e anúncios em locais públicos

Estratégia que não pode: de acordo com o Código de Ética da OAB, é totalmente proibido colocar publicidade de seu escritório de advocacia em outdoors, muros, paredes de lojas, entre outros locais onde usualmente contêm tipos de cartazes e divulgações.

Estratégia que pode: você pode colocar um letreiro na porta ou na entrada do seu escritório de advocacia, onde poderá colocar seu nome, sua especialização e telefone do local. 

Essas informações, mais o endereço, podem estar contidas em uma carta de apresentação, que comumente é deixado na recepção ou entregue pelo próprio advogado.

Porém, tanto no letreiro quanto nos cartões de apresentação, é preciso usar letras e cores que condizem com a profissão, não podendo contem nenhum tipo de fonte ou imagem que de alguma forma viole o Código.

Repassar preços

Estratégia que não pode: dentro do Código de Ética da OAB é totalmente proibido repassar preços e valores de honorários através de meios de comunicação, sites, blogs, redes sociais, entre outros meios (exceto se for na situação abaixo).

O que pode: só é permitido passar o valor dos honorários para os clientes que forem pessoalmente até seu escritório.

E-mail

Estratégia que não pode: o Código de Ética não permite que você ofereça seu serviços via e-mail (sem ter sido solicitado).

Estratégia que pode: você pode criar uma lista de transmissão de e-mail, com textos informativos e didáticos sem fazer propaganda dos seus serviços.

Site:

Estratégia que não pode: não é possível fazer propaganda e divulgar seus preços através de um site próprio (ou de terceiros).

Estratégia que pode: é possível ter um site, onde constem informações sobre seu escritório e você, tais como: endereço completo, área de atuação, horário de atendimento e telefones para contato.

Blogs/Redes Sociais

Código de Ética da OAB

Estratégia que não pode: não pode utilizar blogs/redes sociais para fazer propaganda de seus serviços.

Estratégia que pode: é possível criar um blog e redes sociais com artigos e textos relevantes e informativos sobre questões jurídicas.

Esta é a melhor forma de se estabelecer como uma autoridade no assunto, melhorar seu ranqueamento no Google e consequentemente conseguir mais clientes. A ideia de trabalhar seu Marketing Jurídico através de um blog informativo e das redes sociais, funciona muito bem e traz excelentes resultados.

Extra: outras dúvidas frequentes

Como extra vamos responder duas dúvidas muito comuns sobre esse tema:

É possível vincular publicidades de Direito com outros temas que não tenham relação com a advocacia? Resposta: simples e direto: é totalmente proibido. 

Como vimos, não é possível repassar valores de forma que não seja presencial, mas será que as formas de pagamento podem ser repassadas de forma não presencial? Resposta: repassar as formas de pagamento (como: depósito, boleto, PIX, cartão de crédito/débito, entre outros) também é proibido pelo Código de Ética.

Exemplo de estratégia correta

Com base nas informações acima, vamos trazer um exemplo de como pode trabalhar seu Marketing Jurídico, sem estar em desacordo com o Código de Ética.

Rádio e TV: apenas de entrevistas com fins didáticos, caso seja convidado por alguma emissora. 

Letreiro: tenha um letreiro na entrada de seu escritório.

Cartão de apresentação: tenha sempre contigo e no seu escritórios cartões de apresentação, com suas informações profissionais. 

E-mail: você pode criar uma lista de transmissão de e-mail, com textos que informam e ensinam sobre sua área de atuação. Porém, sem fazer propaganda para você ou seu escritório.

Site: tenha um site com uma excelente identidade visual, onde as pessoas poderão achar seu endereço e contato em uma simples pesquisa online.

Blog: tenha um blog (pode ser junto ao seu site) com artigos relevantes e didáticos que vão informar e esclarecer dúvidas do seu público. 

Redes Sociais: trabalhe ao menos uma rede social para conseguir chegar a mais pessoas. Utilizando postagens didáticas e informativas apenas.

Conclusão

No texto de hoje, vimos o que pode e não pode quando o assunto é o Código de Ética da OAB, visitando os principais pontos que causam dúvidas se podem ser usados e acima de tudo, de como podem ser usados, para não violarem o Código e sofrer penalizações pela OAB.

Além disso, mostramos um exemplo muito eficaz de como trabalhar seu Marketing Jurídico sem ter problemas com o Código de Ética da OAB. Dessa forma, será possível trabalhar seu Marketing da forma correta e ter bons resultados.

Para mais artigos sobre como melhorar seu Marketing Jurídico, continue acompanhando este blog. Constantemente trazemos novidades para você. Acompanhe!