É necessário entender que a persona é importante para qualquer profissão, afinal, trata-se do cliente ideal. Por isso, vamos te ajudar a entender real importância da persona na advocacia.
A persona é o seu cliente ideal, é ela que facilita o seu negócio a entender quem se interessaria pelo seu produto ou serviço, muito importante em escritório de advocacia.
Entender a sua persona também é importante para sempre tentar transformar os produtos ou serviços em algo ideal para o seu real cliente.
Para um blog de advocacia, a persona funciona como um norte para saber para quem serão direcionados os conteúdos.
Mas, ela não é utilizada apenas em estratégias de marketing de conteúdo, ela é fundamental para tudo no seu escritório de advocacia.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do nosso artigo de hoje:
Persona
A persona é uma pessoa que representa de forma fictícia o seu cliente ideal. Apesar de ser uma representação, sua construção é baseada em dados reais.
Alguns dados utilizados são: comportamentos, objetivos, desafios, preocupações, desejos, etc.
Evite se basear apenas por sexo, região ou idade.
Considere os desafios, os objetivos, algumas preferências, hábitos, e assim por diante como pontos importantes.
Para a sua persona ser considerada perfeita, precisa ser o mais próxima possível da realidade.
Por que preciso conhecer minha persona?
Quando se tem um negócio é necessário você saber quem são seus potenciais clientes. Essa informação também é importante para que você possa direcionar suas ações para determinadas pessoas e, também porque pode te ajudar a diminuir o custo com o processo de comunicação nas vendas.
Para um escritório de advocacia é essencial saber sobre a sua persona, mas acima de tudo é importante que ela seja bem definida para que você tenha bons resultados.
Para o marketing de conteúdo é bom definir a persona porque ela facilita a construção da estratégia, de modo que os conteúdos se tornam mais diretos e bem direcionados.
Dessa forma, você poderá perceber quem está interagindo mais e quais os canais que deve investir.
Mas, a criação da persona é bem simples, na verdade, mas é necessário ter calma no primeiro momento.
Como crio uma persona?
Para criar sua persona é preciso realizar algumas pesquisas e analisar os dados, por isso vamos te dar algumas dicas.
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Observe e escolha as características:
Para começar com a criação, é interessante responder algumas perguntas para ajudar no processo.
Colete algumas informações básicas para montar o seu cliente ideal, comece por, idade, sexo, região, profissão, escolaridade, se possui filhos, etc.
Descubra também sobre os desafios do cotidiano, além de como o seu negócio pode ajudar com isso.
Para fechar com chave de ouro, tente entender como a sua empresa chamou atenção e como pode ajudar, essas informações são extremamente importantes para formar o perfil da sua persona.
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Tente ser verdadeiro:
Para construir a persona, é essencial ter os pés no chão, não tente montar o cliente dos seus sonhos, e sim, o cliente ideal que vai se interessar pelo seu negócio.
Lembre-se que o objetivo é levar conteúdo para a sua persona.
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Pense nas possibilidades:
Será uma diferencial você pensar em várias situações que o seu cliente pode enfrentar, e ter em mente as possibilidades de soluções para o problema.
Construa sua persona de forma que faça sentido com o seu negócio e que ajude no seu marketing jurídico.
É realmente necessário criar uma persona?
Não é uma necessidade, é fundamental para ajudar o seu negócio a ter bons resultados.
E ainda é vital para suas estratégias de marketing, com isso, seu escritório de advocacia envia mensagens corretas para as pessoas corretas.
Existem outros motivos que provam o porque você deve aderir à criação de persona. Entre eles:
- Construir conteúdos certos para o cliente certo;
- Construir um bom estilo e tom de conteúdo;
- Criar boas estratégias de marketing para a sua persona
- Levantar boas pautas a sere abordadas;
- Saber onde os clientes têm mais facilidade de acesso á sua marca.
Você pode começar a construir sua persona com as dicas que compartilhamos nesse artigo. Com essa informação, você tem a possibilidade de ter resultados acima da média, dessa forma, é fácil aumentar as vendas, e claro os lucros.
Coleta de dados
Existem diferentes formas de realizar esse processo, a mais comum é através de entrevistas para coleta de informações que ajudarão a definir a persona.
Para selecionar quem vai ser entrevistado, observe quem está sempre interagindo nas redes sociais, blog e principais canais de atendimento com sua marca, sempre haverão clientes com esse perfil.
Confira seu banco de dados também, veja quais clientes mais precisam e aderem aos seus serviços.
Deixe a conversa bem livre, faça com que o cliente faça comentários e converse livremente com você.
Para convidar os escolhidos, faça um convite personalizado para se sentirem únicos.
Por fim, converse sobre os hábitos do cotidiano e até os desafios que são enfrentados diariamente.
Preciso de uma agência de marketing?
Para ajudar você mais ainda, é bom pensar na possibilidade de incluir uma agência de marketing digital.
Com uma agência especializada o seu trabalho diminui e é mais eficaz, porque a agência possui conhecimento aprofundado sobre como lidar com as personas e sobre quais as melhores estratégias de marketing que podem ajudar seu negócio.
Dessa forma, você pode focar apenas nos clientes, enquanto a agência faz o trabalho de atração. Uma das ações mais utilizadas por esses profissionais são os anúncios nas redes sociais que podem melhorar seus resultados exponencialmente.
As agências de marketing digital tem o objetivo de impactar a sua persona de forma positiva.
E não esqueça que por ser marketing jurídico é importante contar com profissionais da área para não correr o risco de quebrar nenhuma regra da OAB, dessa forma, todas as ações do marketing vão ser aperfeiçoadas ao longo do tempo.
Conclusão
Considere a inclusão da persona no seu negócio, porque como falamos, é essencial para qualquer área e isso não exclui a advocacia, é ótimo para ajudar o marketing de conteúdo e saber qual comunicação estabelecer com o seu público.
Não seguindo corretamente a criação de persona, pode causar a perda de estratégias, além de não conseguir manter uma boa comunicação com aquele potencial cliente.
Se já decidiu criar sua persona, faça todos os passos com calma e lembre que os dados vão além de números e estatísticas.
Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas, se gostou compartilhe em suas redes sociais.
Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.
Até o próximo artigo!