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Qual a importância de uma persona para um escritório de advocacia?

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É necessário entender que a persona é importante para qualquer profissão, afinal, trata-se  do cliente ideal. Por isso, vamos te ajudar a entender real importância da persona na advocacia.

A persona é o seu cliente ideal, é ela que facilita o seu negócio a entender quem se interessaria pelo seu produto ou serviço, muito importante em escritório de advocacia.

Entender a sua persona também é importante para sempre tentar transformar os produtos ou serviços em algo ideal para o seu real cliente.

Para um blog de advocacia, a persona funciona como um norte para saber para quem serão direcionados os conteúdos.

Mas, ela não é utilizada apenas em estratégias de marketing de conteúdo, ela é fundamental para tudo no seu escritório de advocacia.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do nosso artigo de hoje:

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Persona

A persona é uma pessoa que representa de forma fictícia o seu cliente ideal. Apesar de ser uma representação, sua construção é baseada em dados reais.

Alguns dados utilizados são: comportamentos, objetivos, desafios, preocupações, desejos, etc.

Evite se basear apenas por sexo, região ou idade.

Considere os desafios, os objetivos, algumas preferências, hábitos, e assim por diante como pontos importantes.

Para a sua persona ser considerada perfeita, precisa ser o mais próxima possível da realidade.

Por que preciso conhecer minha persona?

Quando se tem um negócio é necessário você saber quem são seus potenciais clientes. Essa informação também é importante para que você possa direcionar suas ações para determinadas pessoas e, também porque pode te ajudar a diminuir o custo com o processo de comunicação nas vendas.

Para um escritório de advocacia é essencial saber sobre a sua persona, mas acima de tudo é importante que ela seja bem definida para que você tenha bons resultados.

Para o  marketing de conteúdo é bom definir a persona porque ela facilita a construção da estratégia, de modo que os conteúdos se tornam  mais diretos e bem direcionados.

Dessa forma, você poderá perceber quem está interagindo mais e quais os canais que deve investir.

Mas, a criação da persona é bem simples, na verdade, mas é necessário ter calma no primeiro momento.

Como crio uma persona?

Para criar sua persona é preciso realizar algumas pesquisas e analisar os dados, por isso vamos te dar algumas dicas.

  • Observe e escolha as características:

Para começar com a criação, é interessante responder algumas perguntas para ajudar no processo.

Colete algumas informações básicas para montar o seu cliente ideal, comece por, idade, sexo, região, profissão, escolaridade, se possui filhos, etc.

Descubra também sobre os desafios do cotidiano, além de como o seu negócio pode ajudar com isso.

Para fechar com chave de ouro, tente entender como a sua empresa chamou atenção e como pode ajudar, essas informações são extremamente importantes para formar o perfil da sua persona.

  • Tente ser verdadeiro:

Para construir a persona, é essencial ter os pés no chão, não tente montar o cliente dos seus sonhos, e sim, o cliente ideal que vai se interessar pelo seu negócio.

Lembre-se que o objetivo é levar conteúdo para a sua persona.

  • Pense nas possibilidades:

Será uma diferencial você pensar em várias situações que o seu cliente pode enfrentar, e ter em mente as possibilidades de soluções para o problema.

Construa sua persona de forma que faça sentido com o seu negócio e que ajude no seu marketing jurídico.

É realmente necessário criar uma persona?

Não é uma necessidade, é fundamental para ajudar o seu negócio a ter bons resultados.

E ainda é vital para suas estratégias de marketing, com isso, seu escritório de advocacia envia mensagens corretas para as pessoas corretas.

Existem outros  motivos que provam o porque você deve  aderir à criação de persona. Entre eles:

  • Construir conteúdos certos para o cliente certo;
  • Construir um bom estilo e tom de conteúdo;
  • Criar boas estratégias de marketing para a sua persona
  • Levantar boas pautas a sere abordadas;
  • Saber onde os clientes têm mais facilidade de acesso á sua marca.

Você pode começar a construir sua persona com as dicas que compartilhamos nesse artigo. Com essa informação, você tem a possibilidade de ter resultados acima da média, dessa forma, é fácil aumentar as vendas, e claro os lucros.

Coleta de dados

Existem diferentes formas de realizar esse processo, a mais comum é através de entrevistas para coleta de informações que ajudarão a definir a persona.

Para selecionar quem vai ser entrevistado, observe quem está sempre interagindo nas redes sociais, blog e principais canais de atendimento com sua marca, sempre haverão clientes  com esse perfil.

Confira seu banco de dados também, veja quais clientes mais precisam e aderem aos seus serviços.

Deixe a conversa bem livre, faça com que o cliente faça comentários e converse livremente com você.

Para convidar os escolhidos, faça um convite personalizado para se sentirem únicos.

Por fim, converse sobre os hábitos do cotidiano e até os desafios que são enfrentados diariamente.

Preciso de uma agência de marketing?

Para ajudar você mais ainda, é bom pensar na possibilidade de incluir uma agência de marketing digital.

Com uma agência especializada o seu trabalho diminui e é mais eficaz, porque a agência possui conhecimento aprofundado  sobre como lidar com as personas e sobre quais as melhores estratégias de marketing que podem ajudar seu negócio.

Dessa forma, você pode  focar apenas nos clientes, enquanto a agência faz o trabalho de atração. Uma das ações mais utilizadas por esses profissionais são os anúncios nas redes sociais que podem melhorar seus resultados exponencialmente.

As agências de marketing digital tem o objetivo de impactar a sua persona de forma positiva.

E não esqueça que por ser marketing jurídico é importante contar com profissionais da área para não correr o risco de quebrar nenhuma regra da OAB, dessa forma, todas as ações do marketing vão ser aperfeiçoadas ao longo do tempo.

Conclusão

Considere a inclusão da persona no seu negócio, porque como falamos, é essencial para qualquer área e isso não exclui a advocacia, é ótimo para ajudar o marketing de conteúdo e saber qual comunicação estabelecer com o seu público.

Não seguindo corretamente a criação de persona, pode causar a perda de estratégias, além de não conseguir manter uma boa comunicação com aquele potencial cliente.

Se já decidiu criar sua persona, faça todos os passos com calma e lembre que os dados vão além de números e estatísticas.

Esperamos que esse conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas, se gostou compartilhe em suas redes sociais.

Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários.

Até o próximo artigo!

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