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Como a automação de marketing pode transformar seu escritório de advocacia?

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Neste artigo vamos te ajudar a entender como a automação pode ajudar o seu escritório de advocacia drasticamente.

Pelos limites da OAB, algum escritório de advocacia acreditam que não pode utilizar o marketing, mas pode ser utilizado, afinal, ajudando muito o seu negócio.

Com isso, o marketing jurídico digital, você pode incluir o Inbound marketing. Nesse sentido, calma que vamos te explicar tudo sobre essas estratégias.

A princípio, é preciso que você siga as determinações do provimento 94/2000, que vai ajudar a se fixar no mercado, mesmo se você for iniciante ou muito experiente. Portanto, você vai entender o que é o provimento 94/2000.

Antes de mais nada, atente-se ao Provimento 94/2000 para o seu Escritório de advocacia

O provimento 94/2000 permite que você faça publicidades informativas, que é basicamente anunciar a identificação curricular e pessoal, horário de atendimento e outros pontos no cartão de visita ou de apresentação, etc.

É permitido ter um website com fotos compatíveis com a sua atividade e anúncios na internet.

Mas o que não é permitido?

  • Publicar valores dos serviços ou as formas de pagamento;
  • Utilizar meios promocionais;
  • Fazer referências a cargos que já exerceu;
  • Prometer resultados;
  • Anunciar em rádio ou televisão;
  • Utilizar alguns termos como “consulte hoje mesmo”;
  • Utilizar fotos de órgãos públicos;
  • Relacionar eventos que não sejam da área jurídica;
  • Colocar o nome profissional em calendários ou chaveiros;
  • Mandar mensagens publicitárias pelo celular.

Qual a forma correta de fazer marketing jurídico para Escritório de advocacia? 

Uma opção é o marketing de conteúdo, comece a produzir conteúdos para o seu público-alvo, esses conteúdos vão te ajudar nas etapas até a pessoa virar seu cliente.

Contudo, vamos mostrar algumas formas de fazer conteúdos. Confira-as a seguir:

  • Desenvolva materiais com bastante conteúdo, como e-book, checklists, infográficos.
  • Elabore algumas postagens para blogs, mas sempre sobre a área que você atua, se necessário coloque orientações e explicações.
  • Comece a criar perfis nas redes sociais, com elas você vai conseguir deixar informações sobre o seu escritório de advocacia, levar o usuário da rede até o seu blog ou adquirir seu e-book.
  • Produzir webinars ou até vídeos que podem ser cursos sobre sua área, e pode ser um vídeo tirando uma dúvida que seus clientes têm com frequência.

Nesse momento você pode incluir a automação de marketing, por fim, vamos te explicar o que é isso.

O que é automação de marketing?

Essa é uma parte do inbound marketing (criação de conteúdo para um público-alvo específico) porque transforma as ações da construção do funil em uma estratégia inteligente. 

A automação de marketing é realizada através dos meios digitais e dos softwares, essa estratégia permite que determinados processos de relacionamentos do advogado e do seu cliente sejam automáticos.

Essa estratégia faz com que o contato avance no funil e vira um lead. Isso acontece na base da confiança, criando um elo que é constante. As automações de relacionamentos são chamadas também de fluxos de automação.

Como a automação pode aumentar os negócios no Escritório de advocacia?

Em outras palavras, observe a seguir alguns benefícios que a automação traz para o seu escritório de advocacia:

  • Ajuda a nutrir leads que não estão prontos;
  • As vendas dão certo pelo final do funil;
  • Aumenta o número dos visitantes;
  • Melhora a comunicação com o seu público-alvo.

Passo a passo para automatizar suas ações para o seu escritório de advocacia

  • Defina um planejamento:

Como qualquer estratégia de marketing, essa não seria diferente e necessita de planejamento. Não é só criar fluxos que não têm os objetivos, nem conteúdos, etc.

Todavia, o primeiro passo é definir os objetivos:

  • Por que você precisa automatizar ações?
  • Você quer escalar vendas?
  • Não é possível fazer tarefas manualmente?
  • Quais são as ações que precisam ser automatizadas?
  • Quais produtos vender?

Após entender o objetivo, entenda quem é a sua persona da estratégia.

  • Qualifique a base dos seus contatos:

Confira se você tem uma base de emails ou apenas informações, como a localização do lead, cargo, etc.

Para realizar a sua automação da melhor forma é interessante ter dados qualificados, para poder saber quem iria se interessar mais pelos seus serviços.

Caso não tenha dados o suficiente, você pode enviar emails para coletar informações dos seus possíveis leads.

  • Comece a produção de conteúdos:

Antes de publicar os conteúdos, pense bastante em qual será o nicho para não publicar nada que não interesse o seu cliente ou visitante.

Pense em conteúdos que esclareçam dúvidas, apresentem um guia de compras, entre outros.

  • Opte por uma ferramenta de automação:

Portanto, coletar as primeiras informações para sua estratégia, pesquise sobre ferramentas de automação disponíveis no mercado para te ajudar. 

Se você contratar a ferramenta, faça um treinamento de equipe para ser mais fácil.

  • Configure os fluxos da ferramenta:

Após contratar a ferramenta, programe o fluxo da automação que vai ajudar o seu marketing. Defina os objetivos, os gatilhos, as dinâmicas, etc.

Comece com fluxos fáceis e depois passe para os mais complexos.

  • Defina a geração de leads:

Agora, invista na geração de leads, para colocar mais ainda as oportunidades de vendas no seu funil.

Além disso, pense na produção de conteúdo, na otimização de SEO, na criação de landing pages, etc.

  • Avance na gestão dos leads:

Se você prestar atenção, verá que a automação está virando uma máquina, os leads estão entrando no funil, estão recebendo os fluxos e evoluindo.

Comece a explorar os dois recursos que são o lead tracking e o lead scoring

O lead tracking que é o que monitora os passos do lead no seu site e vai ajudar a criar gatilhos muito mais inteligentes para os seus fluxos.

E tem outro recurso também que é o lead scoring que vai servir para qualificar os leads ao longo do funil e abordá-los no momento certo.

Conclusão

Em conclusão, após entender sobre a automação de marketing para o seu escritório de advocacia, já pode colocar em prática para deixar o seu escritório muito melhor.

Até o próximo artigo!