Você se preocupa com seu Marketing Pessoal? Descubra que isso faz toda a diferença para os advogados. Além disso, no texto de hoje, vamos te explicar como trabalhar seu Marketing Pessoal.
Advocacia e Marketing são temas que muitas vezes parecem não conversar, principalmente, se levar em conta que existe um Código de Ética da OAB sobre Marketing Jurídico.
Porém, hoje, vamos falar sobre outro tipo de marketing que é muito importante para um advogado e que muitos acabam dando menor importância: o Marketing Pessoal.
Nesse artigo vamos falar sobre a importância do marketing Pessoas e trazer dicas para você saber como trabalhar a sua imagem.
Porque o Marketing Pessoal é tão relevante para advogados?
Os advogados têm seu nome atrelado ao seu trabalho, não tem como fugir disso. Afinal, é seu nome que está no letreiro de seu escritório ou no seu cartão de apresentação. Você não pode ficar atrás de um nome fantasia, você é você 100% do tempo. Por conta disso, quando se é advogado, você precisa saber trabalhar muito bem seu Marketing Pessoal.
A forma que seu nome é visto na sociedade irá refletir e muito nos seus clientes e resultados. Ser bem-visto, vai deixar os seus caminhos livres para ter cada vez mais clientes. Da mesma forma, que ser mal visto, vai te afastar do sucesso.
É importante que as pessoas tenham uma visão boa sobre você e seu trabalho. Não basta ser bom trabalhando, quando falamos de uma relação entre cliente e advogado, é preciso parecer bom aos olhos do cliente.
+ Veja também: Marketing Jurídico: construa e aprenda a gerir sua imagem profissional
Advogados são pessoas que por estereótipo passam confiança e credibilidade, e esse é um dos poucos estereótipos que precisam ser mantidos na sociedade (caso queira ter bons resultados). Tendo em vista que você é um advogado e quem você “é“ vai de encontro com a forma que as pessoas te veem profissionalmente.
A primeira impressão é a que fica: mito ou verdade?
Nesse caso, é 100% verdade. Como dito acima, as pessoas já tem um estereótipo formado sobre advogados e, além disso, eles buscam em você uma figura que irá ajudá-los com seus problemas.
Como a sociedade tem uma visão idealizada sobre a sua profissão, passar uma boa primeira impressão é fundamental para converter um possível cliente em um cliente, além de manter o que você já possui.
Ser mal atendido e/ou perceber que o advogado não entende tanto do assunto que diz ser um especialista, são um dos maiores motivos para que alguém busque um outro profissional.
Dessa forma, não basta apenas trabalhar seu Marketing Pessoal, é preciso por ele em prática enquanto profissional. Por isso, seja quem você diz ser, dessa forma irá causar uma primeira, segunda, terceira e assim sucessivamente, boa impressão.
Dito isso, vamos te mostrar como trabalhar seu Marketing Pessoal para garantir que você tenha êxito em sua carreira.
Como fazer seu Marketing Pessoal de forma otimizada?
Agora que entendemos a importância do Marketing Pessoal, vamos te dar algumas dicas de como fazer seu Marketing Pessoal e potencializar seus resultados. Vamos às dicas!
Fique longe de polêmicas (e cuidado com as redes sociais)
Na maioria dos casos o advogado é procurado por clientes da sua cidade ou região, com isso, é muito comum que as pessoas tenham uma referência sobre você. Por isso, ficar longe de polêmicas é uma regra que todos os advogados de sucesso devem seguir.
Estar envolvido em polêmicas vai arranhar aquela visão que as pessoas têm sobre a índole e profissionalismo de advogados. Por mais que você seja bom no que faz, é preciso trabalhar bem seu Marketing Pessoal. Ficar longe de polêmica é o primeiro passo.
E sim, isso certamente inclui as redes sociais. Dessa forma, não é proibido que tenha redes sociais, mas sim que tome cuidado para não parecer diferente do que um advogado “é” (na cabeça das pessoas, ao menos). Com isso, ter opiniões polêmicas ou polarizadas, com certeza não são uma boa pedida pelo seu Marketing Pessoal.
Trabalhe seu Networking
Networking é sua rede de contatos, quando mais pessoas influentes você tiver nele melhor. Por isso, tire um tempo para trabalhar seu networking, isso tem um grande potencial de ajudar na forma que as pessoas te veem como pessoa (e te indicam para outras pessoas de seu meio).
Ter um blog pode ser excelente para reforçar sua imagem
Os advogados podem ter sites/blogs, desde que tratem de assuntos de forma didática. O que pode parecer uma perda de tempo para alguns, para advogados mais antenados, pode ser um grande passo para seu Marketing Pessoal e Jurídico. Tendo em vista que as pessoas têm uma boa recepção de pessoas dispostas a ajudá-las e trazer informações relevantes.
Desse modo, veja a possibilidade de ter um blog e/ou redes sociais que tragam conhecimento para as pessoas. Pode ter certeza que isso vai melhorar a forma que as pessoas te veem como pessoal e consequentemente, como um advogado.
Trabalhe sua comunicação (seja claro!)
Por último, mas não menos importante, temos a dica para você trabalhar e muito bem a sua comunicação, uma vez que a sua voz (forma de se comunicar) é uma das principais ferramentas do seu trabalho.
Se você não souber se comunicar, isso será um empecilho muito grande na sua carreira e na forma que as pessoas te veem. “Advogados precisam se comunicar bem”, essa é outra máxima que tem que ser verdadeira para um advogado.
Além de saber se comunicar, tome cuidado para soar claro. As pessoas tendem a se afastar de advogados que só usam termos difíceis e técnicos. Guarde esses termos para quando for necessário.
Conclusão
No texto de hoje, mostramos a importância e como trabalhar seu Marketing Pessoal, para que faça diferença nos seus resultados e faça parte do seu Marketing Jurídico.
Seguindo as nossas dicas você vai ter uma imagem que certamente, vai colaborar e muito com sua carreira de advogado. Afinal de contas, ninguém gostaria de ter um advogado que é mal visto como pessoal, não concorda?
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