Agência Direito Fácil

Direito do Consumidor: cuidado com a Black Friday

Direito-do-Consumidor-cuidado-com-a-Black-Friday

No dia 24 de novembro vai acontecer a Black Friday, o dia de promoções das lojas para desovar os estoques e renovar os produtos para o Natal.

No Brasil, a Black Friday acontece desde 2010, repetindo o que ocorre nos Estados Unidos, onde o dia já se tornou tradição. Naquele país, a Black Friday acontece no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças e, como não comemoramos essa data, a última sexta-feira de novembro se tornou o dia mais adequado, já que é a primeira sexta-feira depois do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário.

Contudo, para o consumidor, é preciso prestar muita atenção às ofertas, controlando a vontade de fazer compras e analisando com cuidado tudo o que é apresentado como oferta.

A seguir, veja as principais recomendações para comprar e fazer economiza nesse dia que já está se tornando também tradicional para o consumidor brasileiro:

Primeira dica: faça um planejamento

O consumidor deve fazer um planejamento de compras para não prejudicar o seu orçamento. Não se deve esquecer que estamos a apenas um mês das grandes despesas de final e de começo de ano. Além do Natal e Ano Novo, as famílias terão obrigações como o IPTU, o IPVA, a matrícula dos filhos e outras contas das quais não pode fugir.

Assim, é importante não gastar acima do que é possível, fazendo uma lista dos principais produtos que sejam realmente necessários, estabelecendo um limite para as compras, não comprometendo a renda futura.

Segunda dica: faça uma pesquisa

Faça um acompanhamento dos preços dos produtos que está precisando. As ofertas podem ocorrer durante todo o mês de novembro, mas nem sempre são realmente ofertas.

Existem diversas empresas que aumentam os preços antes do mês de novembro, para que possam oferecer descontos na Black Friday. Aliás, essa é uma prática considerada como publicidade enganosa que, se comprovada, pode penalizar o comércio que a praticar.

Para evitar ser enganado pela maquiagem dos preços, é preciso pesquisar desde o começo de novembro, verificando os valores em diversas lojas, analisando também as condições de venda e especificações sobre os produtos.

Para garantir um preço justo na Black Friday é preciso guardar os folhetos publicitários ou arquivar a oferta no computador ou no celular, fazendo um print screen da promoção, anotando o link da empresa, o dia e a hora em que o produto foi pesquisado.

Na internet você vai encontrar sites que fazem o monitoramento dos preços, além do próprio Procon, ajudando aqueles que não fizeram pesquisas antecipadas. Confira com cuidado e veja se está comprando realmente com descontos.

Terceira dica: compras pela internet

Nas compras pela internet, que são mais rápidas e onde podem surgir as melhores promoções, é preciso conhecer a loja, saber se é um site idôneo e se oferece segurança.

Em primeiro lugar, é preciso verificar se a empresa possui endereço fixo e se mantem os canais de relacionamento com os usuários. Depois, é importante também verificar as reclamações no Procon e analisar a reputação da loja no site do Ministério da Justiça.

O Procon mantém uma lista dos sites que devem ser evitados pelos consumidores, por isso é importante fazer uma visita.

Ao visitar o site da empresa, verifique se existe um cadeado verde no canto esquerdo, na barra do navegador. Havendo esse cadeado, a loja é considerada segura. No entanto, não se esqueça de analisar se a empresa oferece endereço e informações sobre atendimento.

Se você possui cartão de crédito, não faça pagamentos através de boleto bancário. Fazendo compra pelo cartão, você terá mais condições de conseguir de volta o valor pago, se a empresa não entregar o produto.

Quarta dica: cuidado com promoções via e-mail

A Black Friday é uma promoção que oferece os mais variados tipos de ofertas, principalmente através de e-mails. Se você receber e-mails promocionais, tome cuidado com os links, já que muita gente também se aproveita para espalhar malwares e vírus.

Não dê informações pessoais via e-mail e, antes de clicar em qualquer link, passe o mouse sobre o ícone e verifique se é ou não confiável. Muitos deles levam a sites suspeitos ou permitem a instalação de vírus e de sistemas óculos que roubam seus dados.

Aproveite bem a Black Friday e siga as recomendações para comprar com segurança, garantindo economia naquilo que está precisando.