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Como criar uma persona para o seu escritório de advocacia?

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Saiba como criar uma persona e a importância que ela tem para suas estratégias de marketing jurídico.

Se você acabou de abrir o seu primeiro escritório de advocacia, precisa saber que o marketing jurídico é indispensável para atrair clientes. O primeiro passo para desenvolver sua estratégia de marketing é conhecer o seu público.

Já ouviu falar sobre persona? Esse conceito é a chave para orientar e aprimorar o plano de marketing do seu escritório de advocacia.

Entenda o que é persona e aprenda a criar uma para o seu escritório.

O que é persona para advocacia?

A persona é a definição das características de uma pessoa, no caso, dos seus clientes.

No marketing, o objetivo da persona é encontrar o público ideal para que você possa desenvolver estratégias de divulgação e conteúdo voltados especificamente a eles. É um perfil semifictício do seu melhor cliente.

Entender o que é persona permite que você entenda as necessidades do seu público, assim você desenvolverá um serviço que atenda essas necessidades. É uma das atitudes que podem gerar resultado no marketing jurídico.

Não confunda com público-alvo, existe uma diferença entre público-alvo e persona. O segundo faz uma análise mais profunda do consumidor ideal e cria uma empatia com ele.

Agora vamos aprender a criar uma persona para advocacia.

Como criar uma persona?

Para criar uma persona para o seu escritório de advocacia, tenha em mente uma coisa: quanto mais informações você tiver, melhor! Prepare-se para fazer muitas pesquisas e perguntas aos seus clientes.

Lembra a explicação de que o perfil criado é semifictício? Então, é semifictício por ser baseado em informações de seus clientes reais, mas o personagem final é inventado.

E como fazer isso?

1.    Analise e defina as características

O levantamento de dados é uma das partes mais importantes do processo de definição da sua persona para advocacia. É importante saber quais perguntas fazer para definir sua persona.

Pense no seu melhor cliente e no seu cliente ideal. Agora faça algumas perguntas básicas como idade, sexo, lugar onde mora, em que área trabalha, seus hobbies e interesses, se tem filhos, classe social, nível de escolaridade, estilo de vida, rotina e sonhos. Depois, pesquise as dificuldades que ela passa no dia a dia e descubra como o seu escritório de advocacia pode ajudar.

Analise também por que os seus clientes utilizam o seu serviço e o que você oferece que pode interessá-los. Essas são perguntas direcionadas a você mesmo. Como empresa, pense no comportamento do seu público para definir uma persona e desenvolver ações de marketing jurídico.

2.    Seja realista!

No momento de pesquisa das características do seu cliente ideal é importante manter os pés no chão. Você pode ter um público dos sonhos, mas foque na realidade e no consumidor que está ao seu alcance.

O objetivo da criação de uma persona é permitir que você direcione seu conteúdo ao público correto, lembre-se disso. O investimento da sua estratégia de marketing nesse público permitirá o resultado dos seus sonhos, acredite.

3.    Crie hipóteses

Solte a imaginação e pense em vários cenários e problemáticas que seus clientes poderiam apresentar e pense também nas soluções que seu escritório de advocacia pode oferecer, pense em como ele pode receber e trabalhar com essa pessoa.

Criar uma persona que faça sentido para o seu negócio é muito importante e te ajudará na sua estratégia de marketing jurídico. Por isso, procure entender as necessidades da sua persona conforme as características que você desenvolver.

Exemplos de persona para advocacia

Separamos alguns exemplos de persona para você se inspirar, mas lembre-se que nenhuma persona é igual. O exemplo te ajudará a entender melhor o processo, mas a sua persona é só sua.

●      Exemplo 1

Roberto, 46 anos. Roberto é sócio-proprietário de uma grande empresa agrícola, tem 3 filhos e está em processo de divórcio pela segunda vez. Ele se sente fracassado pelos fins dos relacionamentos e busca um escritório de advocacia que possa resolver tudo de forma rápida e prática, sem prejudicar os filhos com quem deseja manter contato constantemente, mesmo com uma rotina atarefada.

●      Exemplo 2

Nome: Lívia

Idade: 25 anos

Objetivo: Lívia procura orientações sobre seguro de carro.

Problematização: Lívia se envolveu em um acidente de carro e o seguro não quer cobrir os prejuízos. Ela afirma que o caminhão a fechou em uma curva e por isso ela bateu no poste da rua. O motorista do caminhão não parou para prestar socorro

Como o meu escritório de advocacia pode ajudar: Oferecer orientações para Lívia sobre seus direitos e acompanhar o caso para que a cliente consiga um bom acordo ou o pagamento dos prejuízos.

Mais fácil do que parece, não é? O papel do marketing para o advogado é essencial e a definição da persona é o ponto de largada para sua estratégia de marketing.

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