Agência Direito Fácil

Criação de nome para escritório de advocacia: 9 dicas

nome para escritório de advocacia

Veja como escolher corretamente o nome para escritório de advocacia e se destaque diante da concorrência

A escolha de um nome para escritório de advocacia é fundamental para pautar toda comunicação de sua marca. Quando você escolhe um nome para sua empresa, você estará atuando diretamente na gestão de marcas e, consequentemente, trabalhará toda sua identidade visual em harmonia com o nome. Por conseguinte, confira essas 9 dicas de como escolher nome para escritório de advocacia e reflita qual é o nome que passará a melhor identidade a sua marca.

9 dicas para criação de nome para escritório de advocacia

Primeiramente, é importante entender que escolher um nome para escritório de advocacia é um processo muito delicado, principalmente pelo fato de ser necessário que você relacione o nome do escritório ao nome próprio de pelo menos um dos advogados. Isso desde que esse advogado faça parte do escritório e se associe a ele. Por isso, é importante que você preste atenção a essas 9 dicas abaixo e tente aplicá-las ao máximo ao escolher o nome do escritório de advocacia.

1. Verifique a disponibilidade do domínio

Muitas vezes, a pessoa escolhe um nome para escritório de advocacia que já possui registro na internet. Desse modo, a pessoa não conseguiria explorar as potencialidades fornecidas por um site ou blog para comunicação e prestação de serviços. Ou seja, não conseguiria ter uma identidade visual eficaz para seu blog, o que atrapalha a conversão de prospects em clientes e torna a comunicação visual difusa, atrapalhando o Branding. Portanto, verifique sempre se há disponibilidade do domínio para o nome que você for escolher.

2. Trace a identidade do escritório

Apesar de o nome ser essencial para atrelar à identidade do escritório de advocacia, você não deverá começar a produzir pelo nome. Por isso, antes de pensar em algum nome criativo, procure elaborar uma persona, características do público alvo, metas e valores de seu escritório de advocacia. Desse modo, a criação do nome de seu escritório de advocacia irá englobar todos esses aspectos, o que aumentará a eficácia de sua comunicação e ajudará sua marca a atingir o cliente de modo mais eficaz. Portanto, estabeleça esses pilares antes de elaborar o nome e procure integrar todos esses componentes.

3. Facilite a memorização do nome para escritório de advocacia

Relativamente à criação de um nome que seja simples de memorizar, algumas pessoas se perguntam se é realmente necessário seguir esse passo. A resposta a essa pergunta é não, pois você poderá até criar um nome mais complicado que talvez fará sucesso. Todavia, seria esse o caminho mais eficaz? Novamente, a resposta é não. Afinal, com um nome de fácil memorização, você poderá fortalecer a comunicação de sua marca e facilitar a criação de uma identidade que integre valores e objetivos que pautem sua comunicação como um todo.

4. Crie um nome fácil de soletrar

Esse tópico se relaciona com a facilidade de memorização, já que um nome difícil de soletrar provavelmente não ficará na mente do cliente. Para isso, evite nomes com muitas consoantes ou com muitos H’s, pois isso irá dificultar a visualização do nome do escritório e, consequentemente, da marca como um todo. Além disso, evite nomes muito longos ou com os famosos “trava linguas”, como aqueles nomes repletos da letra R ou até mesmo que misturam consoantes oclusivas de modo excessivo, como P e B.

5. Não crie um nome parecido com o do concorrente

Apesar de parecer intuitivo que não se deve criar um nome para a marca que seja semelhante ao de seu concorrente, esse é um engano que algumas pessoas cometem quando criam escritórios de advocacia. Apesar de essa escolha por vezes ser acidental, geralmente com nomes comuns como “Silva” inseridos na marca, o fato de ter nomes semelhantes pode passar a imagem de falta de ética para o cliente que não conhece os critérios de escolha.

Vale destacar que escolher um nome parecido com o da concorrência também é desvantajoso por dificultar o destacamento deste, confundindo as informações. Além disso, será difícil para você administrar a comunicação de seu escritório de advocacia, com um Branding fraco que não irá destacar a força de sua marca.

6. Use palavras nacionais

Evite colocar palavras estrangeiras no nome de seu escritório de advocacia. Afinal, esse tipo de palavra no ramo jurídico não gera credibilidade e parece alguma agência feita por um profissional inexperiente de outro ramo. Portanto, em se tratando da criação de nome para escritório de advocacia opte por palavras nacionais que sejam condizentes com a comunicação de sua marca. Dessa maneira, você não terá que forçar um marketing que envolva palavras estrangeiras que não condizem com o ramo jurídico.

7. Cuidado com duplo sentido

Às vezes, um nome pode parecer ser o ideal para seu escritório. Afinal, ele seria curto, fácil de memorizar e de soletrar. Porém, nem sempre ele será a escolha correta, já que há casos em que ele poderá assumir duplo sentido. Quando isso acontecer,  você não irá direcionar a pessoa para o sentido que a comunicação pretende transmitir, já que ela irá se fixar no segundo sentido. Há muitos exemplos disso no mercado, inclusive na indústria automobilística. Confira alguns exemplos: Picasso, Nissan Navara, Kia Besta, Chana e Foday.

8. Adicione uma especialidade

Há diferentes especialidades no ramo jurídico, como o ramo trabalhista ou tributário. Assim, você poderá destacar no nome de seu escritório qual é o ramo que você trabalha. Nesse caso, a especialidade é um complemento para nortear o cliente à aquisição do tipo de serviço. Logo, se for uma jogada estratégica em caso de você ter um nome curto, poderá adicionar a sua especialidade ao fim do nome.

9. Seja breve

Evite nomes muito longos para representar seu escritório de advocacia. Afinal, a marca que possui um nome longo não consegue cativar o cliente com eficácia, já que ele irá se esquecer do nome. Por conseguinte, escolha um nome para escritório de advocacia que seja curto e que possua o nome de um dos advogados que se associam ao escritório. Desse modo, será mais fácil para que você crie uma identidade visual específica para a sua marca, com base em um nome de fácil memorização.