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Criação de Logotipo para Advogados

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As empresas e profissionais sabem que precisam definir uma marca que seja reconhecida e lembrada pelos clientes. Na advocacia acontece o mesmo. Quando um advogado ou um escritório cria o seu logotipo, está estabelecendo uma identidade visual para seu trabalho. Um logotipo é a primeira forma de demonstrar o cuidado que o profissional está tendo ao apresentar os seus serviços de maneira formal e profissional.

A criação de um logotipo ajuda no processo de padronização da imagem do Advogado ou do escritório por ele montado, fazendo com que os clientes tenham uma imagem em mente sobre os serviços prestados.

O logotipo, como imagem do profissional, deve transmitir os próprios valores do advogado, tornando-o único e diferenciado. Assim, é preciso ter cuidado tanto na criação do símbolo quanto nas cores.

Um logotipo deve ser original e, portanto, não se deve copiar elementos de outros logotipos. Uma cópia de imagem ou de ideia torna a mensagem negativa. Também é necessário considerar que o logotipo do Advogado deve levar em conta algumas regras, principalmente a sobriedade, como determina o Código de Ética da OAB.

Padrão correto de cores para o logotipo do Advogado

O padrão de cores faz parte da identidade visual e a escolha de cores é um dos pontos importantes na criação de um logotipo de advocacia. Da mesma forma que a imagem, o padrão de cores deve ser sóbrio, condizendo com a atividade dos serviços prestados, transmitindo profissionalismo e integridade de caráter.

Na escolha das cores o ideal é usar apenas 2 ou 3 tonalidades de uma mesma cor, evitando cores berrantes ou mais fortes, já que a advocacia é um ramo de atividade que carrega muita tradição. O principal objetivo é transmitir confiança para os clientes.

Para criar uma marca é preciso considerar que a imagem deve fazer parte de toda a identidade visual do escritório do advogado, padronizando inclusive os impressos, sendo utilizada nos cartões de visita, na fachada do escritório e como timbre para todas as correspondências.

Como ferramentas do Advogado na atualidade, é possível a criação de um blog ou de um site e o mesmo padrão deve ser ali colocado. Assim, quando um cliente enxergar o logotipo, logo vai ligá-lo ao profissional.

É importante ter em mente que a criação de um logotipo que padronize todo o escritório também vai apresentar um sentido de maior organização, tornando o Advogado mais lembrado e reconhecido, sendo apresentado como um profissional que respeita sua profissão.

Conheça a importância da criação de um logotipo

Vejamos porque apenas um símbolo, um logotipo, pode se mostrar importante para a carreira do advogado. Você pode analisar um escritório que não tenha sua identidade visual e, em primeiro lugar, pensar que seu cartão de visitas foi feito numa gráfica qualquer que cobra mais barato.

Ao fazer uma petição, um advogado sem logotipo não tem uma marca para colocar, informando somente seu nome, seu número de OAB e o endereço no cabeçalho das páginas, ou mesmo, em algumas vezes, inserindo qualquer imagem relacionada ao Direito.

O primeiro reflexo ao encontrar um advogado ou escritório que não tenha sua marca, é pensar que o profissional não convence, não está voltado para sua profissão e, no mínimo, não inspira a necessária confiança.

Ao criar um logotipo, o Advogado estabelece um padrão para os seus serviços. Desta forma, alguém que receba o cartão, encontrará um logotipo que poderá ser visto na fachada do escritório, que estará também na petição dirigida ao tribunal e que estará presente no perfil do profissional, seja no LinkeIn ou no Facebook.

O logotipo é uma identidade visual que vai mostrar aos clientes que aquele Advogado é um profissional preocupado não só com sua carreira, mas que está se mostrando presente, oferecendo credibilidade para o seu trabalho.