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Comunicação profissional e pessoal: como fazer distinção?

Comunicação profissional e pessoal

Entenda como fazer a distinção entre a comunicação pessoal e profissional no seu dia a dia.

Cada vez mais é comum que as empresas busquem melhorar a sua comunicação com os clientes. A intenção é criar algo mais íntimo e pessoal, mas sem perder o profissionalismo. Como fazer a distinção entre as duas coisas? Você entenderá melhor logo abaixo.


Definindo comunicação profissional

Já se foi o tempo em que profissionais se comunicavam de maneira séria e rígida. Hoje em dia, existe muita margem para a comunicação informal e mais íntima com os clientes. É claro que algumas empresas e áreas exploram mais possibilidades.

Quando se trata do direito, muitas vezes a situação do cliente está muito desfavorável e desagradável. Logo, é preciso tomar cuidado na hora de se relacionar com ele.; mas isso não significa, de forma alguma, que se deve ser frio e impessoal.

1.    Não confunda frieza com profissionalismo

Ficar sério e sem buscar entender o problema de seu cliente não o ajudará. É claro que você precisa ser profissional e os casos não podem te afetar, afinal de contas, se cada caso te afetasse você acabaria se prejudicando demais.

No entanto, isso não significa que você não possa dar atenção para o cliente e mostrar compreensão. Mostre-se complacente em relação ao seu caso, mas sem invadir seu espaço pessoal. Entenda a situação que ele passa, do que precisa e o ajuda, acima de tudo, prestando um ótimo serviço.

2.     Seja humano com seus clientes

Complementando o item anterior, sempre busque oferecer um atendimento humano. Isso não significa que vá fazer perguntas pessoais ou iniciar uma amizade com os clientes. Só que isso não impede que você tenha gentileza e não trate seu caso, por mais comum que seja, como qualquer outro.

Entenda o ponto de vista do seu cliente e mesmo que discorde em certos pontos ou precise tomar medidas não muito favoráveis, tenha em mente que sempre pode explicar a situação de maneira calma e escutar o outro lado quando for preciso.

Comunicação com os clientes

3.    Comunicação profissional e pessoal não estão separadas

Ainda mais nos dias atuais, a comunicação pessoal e profissional não precisam ser separadas. Isso é, no trabalho se comunicar de tal forma, com a família, se comunicar de outra forma. É claro que você precisa ter o bom senso em relação ao seu ambiente de trabalho e clientes, tendo seriedade.

O limite da comunicação pessoal e da comunicação profissional está em quando você começa a entrar em pontos da vida dos clientes que não são pertinentes para a situação. É comum que, com o tempo, o cliente acabe falando alguma coisa sobre sua vida, mas é preciso ter tato para saber se não está indo longe demais.

De maneira geral, não fique tão tenso ao se comunicar, agindo de maneira rígida ao ponto de não ser natural e passar tranquilidade na hora de contatar seus clientes. Isso nada tem a ver com a comunicação pessoal e a comunicação profissional.

Melhorando a sua comunicação

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