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Como melhorar a comunicação não verbal: 9 dicas

comunicação não verbal

Entenda como melhorar sua comunicação não verbal para fortalecer a imagem de seu escritório de advocacia

Uma comunicação completa não se resume apenas ao que é falado, já que na realidade, é muito comum que outros aspectos desvinculados da fala sejam relevantes para a aquisição de significados para o ouvinte. Dessa maneira, a linguagem não verbal possui um papel importante para passar o tom emocional e de compreensão que você deseja, sendo possível manejá-la cuidadosamente e analisá-la em outras pessoas.

Desse modo, entenda como melhorar a sua comunicação não verbal, para que você consiga comunicar de maneira mais clara os valores de seu escritório de advocacia, transmitindo-os para o perfil de cliente que você deseja atrair. Por conseguinte, você poderá ver 10 dicas de linguagem corporal, para transmitir maior profissionalismo e abertura na comunicação com seu cliente.

9 dicas de comunicação não verbal

Primeiramente, se você pretende aplicar essas técnicas em seu escritório de advocacia, é importante destacar que elas são flexíveis, não adquirindo o mesmo significado sempre. Portanto, é sempre importante avaliar o contexto em que a pessoa está inserida. Desse modo, confira 9 dicas para potencializar sua comunicação não verbal e se relacionar melhor com clientes e parceiros de trabalho.

1. Evite braços cruzados

Ficar com braços cruzados e tensos em reuniões e outros eventos mostra inconscientemente um fechamento para novas ideias. Desse modo, os potenciais clientes ficarão receosos de iniciar alguma negociação com seu escritório de advocacia e os clientes atuais ficarão receosos em aprofundar o vínculo na prestação de seus serviços. Esse processo não acontece instantaneamente, mas se for repetido ao longo do tempo, pode

Porém, não se preocupe tanto com o ato de cruzar os braços em alguns contextos, já que esse gesto também pode adquirir outros significados. Afinal, caso os braços estejam mais descontraídos e os punhos sem estarem cerrados, não indica tensão. Além disso, um braço cruzado e uma mão na região do queixo pode mostrar concentração no conteúdo.

2. Revele a palma da mão

Tente mostrar de maneira natural a palma de sua mão para a pessoa com quem você interage, como por exemplo apoiando o polegar e o indicador no maxilar, com a palma da mão aberta. Logo, ao fazer isso, você demonstrará inconscientemente que não tem nada a esconder, o que despertará maior confiança da outra pessoa.

3. Verifique a posição dos pés

Infelizmente, essa técnica não pode ser utilizada via Zoom, mas possui grande utilidade para interações em dupla ou em grupos. Afinal, a direção para a qual os pés de alguma pessoa apontem mostra o foco atual dela na conversa ou a pessoa na qual ela mais concorda. Ao verificar esses sinais, poderá ser mais fácil para você persuadi-la, através da argumentação. Vale ressaltar que pés inquietos, juntamente com as pernas, mostram ansiedade ou incômodo com algo que está a se passar no momento.

4. Olhar ativo para comunicação não verbal

Muitas vezes seu olhar reflete seu estado de espírito enquanto você está em alguma interação ou apresentando alguma proposta. Isso não se trata de nada místico, mas é dedutível para a pessoa que observa o cansaço ou desinteresse que se reflete no olhar. Portanto, para manter uma boa imagem enquanto apresenta algo, procure ter um olhar ativo, o que irá acontecer naturalmente se você prestar atenção de modo genuíno no que a outra pessoa está dizendo.

5. Cuide de sua aparência

Quando você cuida de sua aparência, está transmitindo sem dizer nada uma série de valores e princípios, além de até mesmo demonstrar maior competência e evitar uma postura desleixada. Portanto, procure se vestir à rigor, com terno ou camisa social, sapatos formais e ter cabelo penteado devidamente, dentre outros aspectos da aparência que podem ser cuidados e refletem na imagem de seu escritório de advocacia.

6. Ajuste seu tórax para comunicação não verbal mais confiante

A posição de seu tórax no momento de conversação também demonstra muitas facetas implícitas no diálogo, desde submissão à confiança. Geralmente, um tronco mais retraído é prejudicial, com uma postura encurvada que não transmite segurança. Portanto, procure manter o tórax reto que demonstra equilíbrio ou um pouco mais avantajado, quando você desejar transmitir autoridade e extrema confiança. Isso entrará em consonância com os ombros, sendo que os ombros para trás promovem uma postura mais aberta e passa maior segurança.

Não faça isso de maneira forçada, mas tente evitar ao máximo ter uma postura encurvada. Todavia, inclinar levemente o peito, encurvando suavemente a postura, pode transmitir empatia para quem está do outro lado da interação. Por conseguinte, há momentos em que uma postura mais levemente encurvada transmite maior humanidade para com o outro.

7. Regule a elevação de sua face

Assim como o peito, a elevação de sua face também pode indicar parcialmente o seu estado emocional momentâneo. Caso a sua face esteja muito inclinada para cima, pode ser interpretado como arrogância e prepotência, por outro lado, muito inclinada para baixo conota desconfiança e tristeza. Então, procure manter a inclinação da cabeça reta, para demonstrar equilíbrio e naturalidade.

8. Analise o tipo de sorriso

Nem todo sorriso indica felicidade ou outros sentimentos positivos, sendo muito comum que a pessoa faça sorrisos falsos. Muitas vezes, esse sorriso falso não vem acompanhado pela contração de nenhum músculo que se situe perto da boca e principalmente ao lado dos olhos. Portanto, preste muita atenção ao redor dos olhos da pessoa quando ela estiver sorrindo, pois em um sorriso verdadeiro, esses músculos devem se contrair.

9. Não cubra a boca

Cobrir a região da boca é um hábito que se alastra desde a época da infância, na tentativa inconsciente de impedir o que foi dito de sair, como a somatização da culpa, decorrente da mentira. Portanto, as pessoas desconfiam naturalmente de quando alguém cobre a boca enquanto fala, pois passa a sensação de que você está omitindo algo em sua narrativa, ao esconder a região da boca.

Além disso, tome cuidado para não mexer muito no nariz durante alguma negociação. Afinal, esse gesto foi uma reformulação que muitas pessoas fizeram na idade adulta, para substituir o ato de tapar a boca parcialmente ou completamente. Por isso, coçadas leves na parte externa do nariz também dão a sensação de que algo está sendo omitido.