Conheça as principais responsabilidades de um Advogado em assessoria jurídica e saiba se essa é a área ideal para você!
O direito tem muitas áreas de atuação e a assessoria jurídica ganha destaque entre elas. Mas você sabe quais são as responsabilidades de um advogado em assessoria jurídica?
Neste post você vai entender o que é assessoria jurídica e como atuar na área, bem como os benefícios desse ramo jurídico.
O que é assessoria jurídica?
A assessoria jurídica tem como objetivo fiscalizar e orientar as ações do cliente para que tudo seja feito conforme a lei. Diferente da consultoria jurídica, ela costuma ter um caráter duradouro e é muito utilizada por empresas tanto em caráter consultivo quanto contencioso.
As responsabilidades da assessoria jurídica oferecem todo o amparo legal ao cliente e pode ser aplicada em diversas áreas, desde o planejamento tributário até a contratação de funcionários, por exemplo.
Como atuar na área de assessoria jurídica?
Agora que você entendeu o que é assessoria jurídica, vamos falar um pouco mais sobre a parte prática. Definir a sua área de atuação é essencial para criar a persona do seu negócio e atrair os clientes corretos.
No caso da especialização em assessoria jurídica, você precisará ter um conhecimento mais aprofundado sobre um determinado campo do direito, sempre sabendo como outra área pode afetá-lo para garantir uma boa argumentação.
Você pode trabalhar com análise de contratos, planejamento tributário, contratação de serviços e fiscalização do cumprimento do Código de Defesa do Consumidor para lojas, por exemplo.
Bom, já vimos como atuar na área de assessoria jurídica, agora vamos conhecer algumas vantagens?
Vantagens da especialização em assessoria jurídica
Uma das responsabilidades da assessoria jurídica é sempre se manter atualizado. Quanto mais especializado na sua área de atuação, melhor a sua reputação e mais você vai se destacar no trabalho.
Para saber se a especialização em assessoria jurídica é realmente o caminho ideal para você, separamos algumas vantagens da profissão:
1. Flexibilidade de horário
O advogado em assessoria jurídica normalmente atua em caráter preventivo, o que evita a rotina de audiências e atendimentos agendados. Isso permite uma flexibilidade bem grande no horário de trabalho.
2. Receita recorrente
Outra grande vantagem deste campo é a receita recorrente. Isso acontece porque a maioria dos clientes prefere pagar um preço fixo pelo serviço ou até contratar a assessoria de forma definitiva, principalmente em casos de empresas, para garantir o amparo legal.
3. Possibilidade de altos honorários
A assessoria jurídica exige mais especialização e quanto mais você tiver, maior poderão ser seus honorários. Isso varia de acordo com a complexidade dos casos também, mas a área pode ser uma ótima escolha.
Depois de conhecer as responsabilidades da assessoria jurídica, já ficou mais fácil decidir, não é mesmo?
Para garantir o sucesso do seu escritório de advocacia, lembre-se de planejar sua estratégia de marketing jurídico, começando pela identidade visual.
Ela é quem vai representar o seu negócio no mercado, por isso é essencial ter profissionais especializados, como a agência Direito Fácil, para desenvolvê-la.
Acesse nosso site para conferir os serviços de criação!
Leia também: Produtividade no escritório de advocacia