Agência Direito Fácil

Captar clientes pelas redes sociais: é possível para os advogados?

Captar-clientes

E a resposta é… SIM! Captar clientes pelas redes sociais é totalmente possível, porém é preciso fazer do jeito certo. No texto de hoje, vamos te ensinar como.

Conseguir novos clientes é o que todos os advogados buscam. Porém, como sabemos o marketing para advogados é cheio de regras, entretanto as redes sociais podem ser usadas (existem algumas regras também, mas nada de “outro mundo”). Com isso, é possível conseguir captar clientes pelas redes sociais e melhorar os resultados.

Mas não é apenas criar uma rede social que a “mágica” aconteça é preciso saber como fazer, para se tornar relevante nessa rede e consequentemente captar clientes pelas redes sociais. 

Nesse artigo vamos te mostrar o poder das redes sociais e como você pode conseguir muitos clientes através delas. Siga conosco que vamos te contar como fazer isso. Vamos para o texto.

O poder das redes sociais

Antes de partir para como captar clientes pelas redes sociais é preciso entender o porque elas são tão poderosas no mercado de hoje. As redes sociais são um sucesso, tendo bilhões de usuários mundo afora. Com isso, profissionais e empresas que buscam alavancar seus resultados e conquistar mais clientes, não abrem mão das redes sociais.

Com os advogados isso não é diferente, afinal, nas redes sociais existem milhares de potenciais clientes. Então, se você tem dúvidas se as redes sociais funcionam para quem busca novos clientes, deixe essas dúvidas de lado e aposte nas redes sociais.

Importante: existem diferentes tipos de redes sociais, podemos destacar o Instagram, LinkedIn, Facebook, Twitter, Tik Tok e o YouTube. Com essas diferentes redes é possível ver claras diferenças na forma de desenvolver conteúdos em cada uma delas e até do público prioritário de cada uma.

Dessa forma, estude as redes sociais, diferentes grupos de pessoas que acessam elas, formas de se comunicar, periodicidade indicada para ter mais engajamento, tipos de linguagem, forma de publicar. Enfim, as variáveis são imensas.

+ Veja também: Veja como criar conteúdo jurídico para o seu blog

O tempo também precisa ser levado em conta, tendo em vista que redes sociais demandam tempo para criar conteúdos e afins. Por isso, verifique o quanto de tempo poderá demandar para a rede social. Ainda mais se você fizer tudo. Caso tenha uma equipe ou um responsável, o processo será mais simples. 

Ter redes sociais demais pode atrapalhar o engajamento e qualidade do conteúdo, por isso leve isso em conta na hora de escolher uma rede social ou mais de uma.

Como captar clientes pelas redes sociais?

Captar clientes pelas redes sociais

Quando o assunto é captação de clientes pelas redes sociais, é preciso entender que as pessoas seguem pessoas que de alguma forma agregam valor para elas, seja da forma que for. Então, simplesmente “se vender” trará um resultado negativo para você. 

Com isso em mente, é preciso criar um perfil que seja relevante para o público, para dessa maneira, conseguir convertê-los em clientes. E é justamente nesse ponto que vamos te mostrar 3 passos certeiros para conseguir melhores números nas redes sociais.

Passo 1: estudar o perfil de seu público-alvo

Para captar clientes é preciso entendê-los, por isso, é preciso que você (ou sua equipe) estude muito bem seu público-alvo. Dessa forma, você vai entender as dores de seus seguidores e vai conseguir traçar um planejamento de como vai fazer para convertê-los em clientes.

Esse estudo vai te mostrar de forma mais clara a forma que você deve agir na rede social para chegar de forma precisa no seu público, e fazer com que eles tornem-se seus clientes.

Passo 2: publicar conteúdos relevantes (e com a linguagem correta)

Esse passo é tão importante quanto o primeiro, pois é a forma que as estratégias são colocadas em prática. O conteúdo relevante é a forma mais garantida de engajar seu público, além de trazer pessoas novas todos os dias.

O conteúdo deve ser relevante para seu público, por isso a importância de estudar a fundo seu público-alvo. Um texto relevante para outras pessoas, pode não ser o conteúdo que seu público queira ver, dessa forma, crie seu conteúdo para que sejam relevantes ao seu público.

Junto a isso é preciso usar a linguagem correta em seus conteúdos, entendendo o público que está conversando. Então, nada de usar “juridiquês” com o público em geral, isso irá afastar muito de seu público (principalmente, quando falamos de clientes).

Passo 3: Interagir com seu público para te aproximar dos clientes

Como estamos falando de uma situação de advogado e cliente, é preciso trazer ele cada vez mais para perto. Então, nada de ignorar comentários e deixar mensagens sem responder. 

Quando falamos de conseguir clientes é preciso criar um ambiente de proximidade com eles, interagindo e sendo simpático (sem deixar de ser profissional). Para que quando precisam do tipo de serviço jurídico que você presta, eles lembrem de você como uma referência no assunto e alguém que esteja aberto a eles.

Conclusão

No texto de hoje, mostramos que é possível para advogados captar clientes pelas redes sociais. Afinal, elas reúnem milhões de usuários, e desse grande contingente é possível chegar no seu público-alvo. Mostramos as principais formas de conseguir chamar a atenção desses possíveis clientes.

As redes sociais são ferramentas incríveis, se bem usadas e seguindo as nossas dicas, as chances de captar mais clientes aumentam de formas exponencial. Os advogados que buscam captar clientes pelas redes sociais estão no caminho certo, desde que façam da melhor forma. 

Com isso não se esqueça dos três passos que te ensinamos hoje:

  • Estudar o perfil de seu público-alvo;
  • Publicar conteúdos relevantes (e com a linguagem correta);
  • Interagir com seu público para te aproximar dos clientes.

Importante: é claro, que não existe uma fórmula pronta, as dicas que passamos são as melhores formas de conseguir buscar esses melhores resultados, porém é preciso ser persistente para que os resultados venham. Às vezes podem vir logo de cara ou demorar um pouco. Não desistir é a melhor forma de chegar ao resultado esperado.

Para mais dicas para advogados e temas jurídicos, continue lendo este blog. Deixe um comentário dos próximos temas que gostaria de ver por aqui. Obrigado pela leitura, esperamos que tenha sido útil.