O início de qualquer profissão é difícil, por isso no artigo de hoje vamos ajudar os profissionais da advocacia que estão começando agora.
No começo da carreira de advocacia aparecem muitas dificuldades que devemos superar e seguir em frente.
Mas, uma das coisas que atrapalha bastante é o valor dos escritórios, além de conseguir oportunidades, afinal é comum que em qualquer área tenha uma certa dificuldade.
O que pode ajudar bastante esses novos advogados é a tecnologia, afinal podem procurar suporte na internet e entrar em contato com outros advogados para ajudá-los também.
Existem outras coisas que podem dificultar bastante, como os gastos com certificado digital.
São tantas coisas que podem ser nomeadas como “problemas” no início, que resolvemos listar alguns dos principais e suas possíveis soluções.
Isso porque entendemos que é complicado ser advogado no Brasil, ainda mais para quem está começando. Sem mais delongas, vamos ao artigo de hoje!
Dificuldades no início da carreira
-
Iniciar:
Para começar, você precisa decidir em qual área você deseja advogar. Como citamos anteriormente, os novatos na advocacia sofrem um pouco com preconceito.
Por isso, é importante mostrar seus conhecimentos seja através de artigos em um blog, vídeos, ou redes sociais, isso vai te ajudar a conseguir suas primeiras experiências na área.
Por fim, não esqueça de se atentar as regras da OAB para não ter problemas, isso a primordial.
-
Mercado de trabalho:
Conseguir entrar no mercado de trabalho tende a ser uma dificuldade constante, pois a maioria tem o preconceito que citamos anteriormente, mas calma, que isso não é motivo de desespero.
É importante sempre dar um passo de cada vez, não se desespere e nem pense em desperdiçar as oportunidades por pensar que não vai acrescentar, pois, tudo é uma oportunidade de experiência.
-
Competição:
O número de advogados no Brasil só aumenta e tendem a ser cada vez maiores, já que a procura pelo curso permanece.
Por isso, para quem está iniciando a carreira agora pode ser um pouco complicado devido à concorrência.
Para conseguir driblar essa competição é importante tentar inovar no mercado, se sobressair.
Por fim, entenda que a palavra competição deve existir apenas para ilustrar o número de profissionais, mas evite ao máximo “concorrer” de fato com outros profissionais, isso não vai acrescentar em nada.
-
Justiça:
Essa dificuldade é bem apontada pelos profissionais de advocacia, porque a quantidade de processos parados é grande.
É citada bastante lentidão para um processo caminhar mesmo com a ajuda da tecnologia que está sempre atualizando.
Com isso, é importante faça de tudo para que o problema do seu cliente ser resolvido para que tudo possa terminar bem e amigavelmente para ambas as partes.
-
Burocracia:
É comum na vida dos advogados surgirem processos extremamente burocráticos, o que atrapalha bastante o cotidiano dos profissionais.
A tecnologia está resolvendo isso aos poucos como, a emissão do certificado digital para facilitar os processos ainda mais.
Mas, ela também pode ajudar a organizar uma tonelada de papéis que os advogados lidam diariamente.
-
Empreender:
Na faculdade de advocacia não tem uma matéria obrigatória que ensine os alunos sobre gestão, dessa forma quando abrem seus próprios escritórios, atuando no empreendedorismo, começam as dificuldades devido à falta de conhecimento em gestão.
Para unir advogar com o empreender é bem difícil, por isso é preciso ter uma boa organização para não ficar no prejuízo.
-
Clientes:
Para começar a empreender é preciso encontrar formas de construir a sua rede de contatos e, claro, aumentar seu lucro.
Por isso, opte pelo marketing jurídico para te ajudar nessa questão e realizar tudo com precisão.
E não esqueça de investir bastante no seu networking, isso faz toda a diferença.
-
Honorários:
O pagamento dos honorários às vezes pode ser um problema, porque o profissional pode cumprir todo o seu trabalho e chegar na hora do pagamento e acabar recebendo aquele calote.
Por isso, é importante encontrar uma forma de organizar tudo e não passar por esse tipo de situação.
Não tenha medo de definir seus valores, mas é importante pensar no cliente para não definir um valor injusto com ele, lembre-se que os dois precisam ganhar.
-
Tecnologia:
Para começar é um pouco difícil lidar com a tecnologia no trabalho e aprender todas as ferramentas que estão disponíveis para a sua área.
Para facilitar pesquise todas as ferramentas que são boas para a área jurídica e que vão te ajudar bastante.
Tente sempre inovar e se atualizar com as novidades que estão surgindo no mercado.
Por fim, não esqueça de definir sua estratégia para te ajudar em vários setores que precisam de atenção.
-
Concurso público:
Quando a faculdade de advocacia é iniciada, já existe pré-definida uma pressão com relação a prestar concurso público.
Isso acaba gerando uma dificuldade comum dos recém-formados, mas entenda que o concurso público não é sua única opção.
Não é porque seu colega prestou concurso e conseguiu estabilidade, que você é obrigado a fazer o mesmo.
Tente ter calma é não vá atrás dos outros, preste concurso se for a sua vontade porque como citamos anteriormente, o concurso público não a sua única opção.
Conclusão
Você viu o quanto os recém-formados sofrem um certo preconceito por estarem no início da carreira, e o quanto isso pode desmotivar os jovens advogados.
Mas é importante ressaltar que as dificuldades devem ser superadas e devemos tratá-las como aprendizados.
Os jovens advogados devem aproveitar todas as oportunidades que surgirem, pois isso será algo para acrescentar como experiência.
Tente investir bastante no seu conhecimento porque não basta ser apenas um advogado que responda as dúvidas, mas é importante ser aquele advogado que o cliente pode confiar totalmente.
Invista em conhecer a história do seu país, ser alguém atualizado nas tecnologias, tente estudar um pouco de todas as áreas.
E não se apavore nas suas primeiras causas, tente estudar ao máximo para ter bastante confiança e organize seu horário para não ter confusão.
Procure ter um bom relacionamento com o seu cliente e sempre o escute.
Esperamos que o conteúdo tenha esclarecido todas as suas dúvidas, e se gostou não esqueça de compartilhar.
Até o próximo artigo!