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Advogado pode se tornar digital influencer?

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É um advogado e quer se tornar um digital influencer? Descubra se isso é possível, no texto de hoje.

Digital influencer é uma profissão moderna que vem chamando a atenção de várias pessoas. A possibilidade de trabalhar com a internet e ganhar dinheiro com isso (diretamente ou indiretamente), é sem dúvida um grande ponto que muitos ficam de olho. Além disso, é possível melhorar sua imagem junto às pessoas.

Mas será que um advogado pode se tornar digital influencer? O foco aqui será de um digital influencer com foco na advocacia (Direito) e continuar com sua carreira como advogado. Vamos ao texto!

Afinal, um advogado pode se tornar um digital influencer?

Digital influencer é alguém que influencia as pessoas pela internet. Existem digitais influencers em todos os tipos de assuntos: comédia, moda, futebol, culinária, entre milhares de outros temas. Para advogados isso também é possível.

Porém, é preciso ressaltar que advogados podem usar de meios digitais (blogs, sites e redes sociais), porém apenas com caráter informativo e didático, quando estão falando como advogados. Para falar de outros assuntos é mais fácil, porém, isso não pode de forma nenhuma ser uma propaganda para sua profissão de advogado.

Como dito na introdução, vamos falar sobre o primeiro caso, de como se tornar digital influencer falando sobre Direito/Advocacia. Se você é um advogado e deseja falar sobre Direito na internet e até ser considerado um digital influencer, fique de olho nas próximas linhas.

Como se tornar um Digital Influencer?

Agora que sabemos que um advogado pode se tornar digital influencer, vamos te dar dicas de como fazer isso.

+ Veja também: É assim que você faz seu marketing pessoal

Atenção ao conteúdo

Isso já foi pincelado acima, mas vale a pena falar disso de forma mais completa.  

Os advogados podem usar os meios digitais desde que não façam propaganda sobre seus trabalhos, prospectem clientes e passem valores de seus serviços. Tudo isso está bem claro no Código de Ética da OAB, que fala sobre o Marketing Digital e outros detalhes.

Então, antes de iniciar seu projeto de se tornar digital influencer, é preciso entender que você só poderá falar dos assuntos de forma didática, sem fazer propaganda de forma direta sobre si mesmo. 

Qual rede social irá atuar?   

O primeiro ponto que é preciso ficar de olho é em qual plataforma (rede social) você irá atuar, ou se irá atuar em mais do que uma. Todas as grandes plataformas: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, entre outras, possuem suas digitais influencers, com isso você precisa escolher.

Cada rede social tem suas peculiaridades, por isso é interessante que estude a fundo, aquela ou aquelas que você escolher, para ver se realmente combina com seu perfil. 

Cada rede social tende a beneficiar certos tipos de conteúdos, frequência, temas, entre outros detalhes. Atentar-se a isso também é fundamental para crescer nessas redes e vir a se tornar um digital influencer.

Sendo um digital influencer, na prática

Independentemente de qual rede social escolher, para crescer nelas você precisa seguir algumas diretrizes que irão te ajudar a crescer cada vez mais. Falaremos sobre elas, agora.

Defina seu planejamento

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O objetivo maior é se tornar um digital influencer, mas para isso acontecer é preciso ter objetivos dentro dessas redes. Isso é muito importante para você ter um planejamento.

Aqui também é onde você vai definir a periodicidade que vai postar, horários, tipo de linguagem, se vai aparecer ou não, enfim, as possibilidades são bem grandes. Cabe ver como se encaixa melhor para você.

Quando você pretende crescer em uma rede social, o planejamento precisa ser levado a sério. Afinal, segundo os especialistas em digitais influencers, o planejamento é um dos pontos principais para o sucesso. Uma vez que fazer de qualquer jeito, tende ao fracasso, logo de cara.

Foque em esclarecer questões para seu público

Quem torna alguém um digital influencer é o público, com isso, você precisa ficar atento às dúvidas do seu público. Porque na maioria dos casos, o público de um perfil que fala sobre Direito (ou um tema específico do Direito), é formado por pessoas das áreas, profissionais e/ou alunos, ou por pessoas que têm certas dúvidas jurídicas.

Outro ponto que é muito interessante é ter um blog que fale sobre as mesmas coisas das suas redes sociais, onde é possível ampliar ainda mais as suas explicações e garantir maior fidelidade do seu público. Isso vai ajudar eles a te verem como autoridade no assunto e seus números nas redes vão subir.

Interaja com seu público

Redes sociais fazem tanto sucesso, principalmente porque trata da relação de pessoas com pessoas. Por isso, não resuma suas aparições e fale sobre um tema de uma forma didática e “sumir”. É muito importante que você interaja com seu público, faça stories, enquetes, peça sugestão de temas e/ou para votarem no próximo assunto.

Caso você não costume interagir é possível que as pessoas percam o interesse ou acabam vendo seu perfil apenas quando tem uma dúvida ou problema, diminuindo o engajamento, o que realmente faz um perfil crescer.

Seja constante (não desista!)

Para fechar nossa lista, vamos falar sobre duas coisas que são fundamentais para se tornar digital influencers (valendo para todas as áreas e não apenas para os advogados), que são: a constância e a persistência

Apenas sendo constante e persistente é possível crescer uma rede social. É preciso deixar claro, que se tornar um digital influencer não é uma tarefa fácil, que acontece do dia para a noite. 

É um processo lento, onde é preciso postar com frequência (que a plataforma pede) e acima de tudo, não desistir. Se desistir, você só terá perdido tempo e energia e ficará ainda mais longe de seu objetivo.

Conclusão

Neste artigo respondemos a uma dúvida bastante comum, se um advogado pode se tornar digital influencer. Sendo que mostramos que sim, isso é possível, porém é preciso ficar atento a algumas regras do Código de Ética da OAB. 

Além disso, é preciso saber escolher as redes sociais que irá trabalhar, entender como ela funciona e como você pode se beneficiar dela. Também mostramos pontos-chave para que seja possível crescer suas redes e se tornar digital influencers.

Agradecemos a sua leitura e nos vemos em breve.

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