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Advogado empreendedor: Inovação e diferencial para o sucesso na carreira jurídica

simbologias digitais do direito para advogado empreendedor

Está pensando em se preparar para tornar-se um advogado empreendedor num país onde o número da oferta de profissionais de Direito supera a demanda?

Pode ter a certeza que você encontra nos serviços inovadores um excelente diferencial para conquistar o novo perfil dos consumidores.

Você sabe o que é e quais são as características que formam este tipo de profissional? O principal diferencial para se destacar é a inovação e o planejamento de estratégias capazes de promover o sucesso do profissional da área jurídica.

Neste artigo você vai conferir como o empreendedorismo na advocacia é só uma das oportunidades para superar os desafios existentes em um país que conta com 1 defensor para em média 200 cidadãos.

Acompanhe este artigo e descubra como alavancar o seu negócio para não ser só mais um na multidão!

Quem é o advogado empreendedor?

O empreendedorismo surgiu como uma oportunidade para atender às demandas do novo cenário empresarial. Dentro deste contexto, o advogado empreendedor é aquele que enxerga esta nova realidade.

É o profissional que busca especialização em sua área estudando constantemente para estar à frente da concorrência. Além do mais, valoriza os seus talentos e alinha as estratégias de gestão de negócios a seu favor.

Este profissional relaciona os seus conhecimentos jurídicos com outras áreas e usa todos os recursos digitais e tecnológicos para empreender na advocacia.

Ele maximiza os seus resultados para conquistar novos clientes oferecendo soluções inovadoras de acordo com suas habilidades sem infringir o Código de Ética da sua área.

Qual é o perfil profissional para empreender na advocacia?

A era digital foi responsável pela mudança do comportamento do consumidor e das formas de relações de trabalho.

Diante desta nova realidade, o perfil do profissional que quer empreender na advocacia deve expandir os seus conhecimentos para além do universo jurídico.

Se você chegou até aqui é porque o empreendedorismo para advogados realmente é um tema do seu interesse. Por isso listamos algumas qualidades que não definem, mas complementam o perfil do bom profissional. 

Confira 4 características principais que vão te ajudar nesta jornada

imagem de pessoas montando quebra cabeça

Soft skills

São habilidades interpessoais essenciais para qualquer profissional. São também comportamentos de grandes líderes de sucesso e valorizados por grandes corporações porque lidam diretamente com os valores individuais nas relações humanas.

Algumas das soft skills em alta são: colaboração, flexibilidade, resiliência, comunicação, habilidade de liderança, criatividade, pensamento crítico, ética e atitude positiva.

Mindset de aprendizado contínuo

Mesmo que uma pessoa tenha estudado toda uma vida, ainda não domina todo o conhecimento necessário. Afinal, o mundo muda a cada dia e para acompanhar esta mudança, é preciso aprender algo novo diariamente.

E aqui não se trata somente de cursos de especializações, MBA, doutorado ou mestrado.

Todo tipo de conhecimento é válido. Networking, um documentário, uma palestra no TEDx ou um livro já são excelentes ferramentas de estudo. 

Pense estrategicamente e tenha um plano B

Conduzir um negócio de maneira estratégica é fundamental para reagir diante os fatores externos. E traçar planos para alcançar os objetivos é um recurso indispensável para prever e criar novos cenários positivos à empresa.

Quando os resultados não estão bons, o advogado empreendedor já deve estar preparado para administrar as pequenas mudanças que podem surgir neste percurso.

Flexibilidade é a competência para saber converter as novas estratégias em métodos de trabalho. 

Vale ressaltar que caso você esteja aprendendo algo diariamente, tenha habilidade criativa e atitude positiva conforme já citamos aqui, vai saber inovar para encarar as mudanças e convertê-las em oportunidades. 

Adote uma visão panorâmica de negócios

Existem muitos modelos de gestão para o advogado empreendedor estar antenado sobre tudo o que acontece em todos os aspectos do seu negócio. A gestão 360° surge como a proposta de visão panorâmica estratégica de negócios.

Esta visão consiste em compreender e integrar todas as áreas que envolvem a empresa.

Neste sentido, gestão, finanças e sobretudo o marketing na advocacia devem estar em sintonia para o mapeamento dos resultados e tomada de decisões assertivas para o sucesso do negócio.

Foque em serviços jurídicos inovadores e aposte no marketing jurídico para advogados

Cada dia surgem novas ideias e com elas novas demandas. O avanço das tecnologias, a inteligência artificial e a automação nos processos criam novas oportunidades para o setor jurídico.

E com isso, o novo profissional de Direito tem um perfil especialista e se destaca num segmento específico para saber lidar com as mais novas demandas deste mercado. 

Dentro deste panorama, áreas como ComplianceLGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Societário demandam por advogados especialistas que querem aproveitar as novas possibilidades.

Essas são algumas das áreas dentro do Direito que merecem uma pesquisa mais profunda. Somando a inovação na advocacia ao marketing jurídico para advogados, o empreendedorismo na área jurídica já conta com mais um diferencial competitivo. 

E é exatamente sobre a importância da identidade visual aliada às estratégias de marketing digital para advogados que vamos tratar no nosso próximo e último tópico.

Como o advogado empreendedor pode inovar com marketing digital

Estar presente nas redes sociais para promover o networking e criar conexão direta de relacionamento com os seus clientes é só uma das formas de fazer marketing digital, sabia? 

Crie uma identidade visual que fortaleça a sua imagem. Sabia que a sua marca pode estar presente em diferentes plataformas? Compartilhe conhecimento da sua área de especialidade e ao mesmo tempo em que ajuda outras pessoas, você ainda conquista credibilidade profissional.

Portanto, neste artigo você aprendeu o que é o advogado empreendedor, qual é o perfil dele e quais características que complementam o bom profissional.

Já sabe também que algumas das habilidades comportamentais interpessoais são essenciais para atitudes de liderança e flexibilidade, por exemplo.

Além disso, descobriu que a mentalidade de aprendizado contínuo é fundamental para acompanhar um mundo em constante transformação. E mais! 

Viu também que o pensamento estratégico é indispensável para prever e criar novos cenários. E compreender todas as áreas que integram o seu negócio é quem vai garantir o sucesso dele.

Diante de tudo o que foi exposto, o marketing digital para advogados entra como uma estratégia altamente eficaz para o profissional inovador. 

Atualmente, alavancar uma carreira vai muito além do conhecimento técnico aprendido na faculdade e ao longo do exercício da profissão.

Este novo mundo ao mesmo tempo em que exige cada vez mais dos profissionais, também abre novas formas e oportunidades de fazer negócios. 

Leia também: Saiba o que é compliance e quais são as funções desse profissional

Tatiana Sacramento

Graduada em Ciências Humanas no curso de Filosofia com pós em Gestão Estratégica de Pessoas. Escreve para mídias digitais nas áreas de RH, Empreendedorismo e Marketing Digital.