Está pensando em se preparar para tornar-se um advogado empreendedor num país onde o número da oferta de profissionais de Direito supera a demanda?
Pode ter a certeza que você encontra nos serviços inovadores um excelente diferencial para conquistar o novo perfil dos consumidores.
Você sabe o que é e quais são as características que formam este tipo de profissional? O principal diferencial para se destacar é a inovação e o planejamento de estratégias capazes de promover o sucesso do profissional da área jurídica.
Neste artigo você vai conferir como o empreendedorismo na advocacia é só uma das oportunidades para superar os desafios existentes em um país que conta com 1 defensor para em média 200 cidadãos.
Acompanhe este artigo e descubra como alavancar o seu negócio para não ser só mais um na multidão!
Quem é o advogado empreendedor?
O empreendedorismo surgiu como uma oportunidade para atender às demandas do novo cenário empresarial. Dentro deste contexto, o advogado empreendedor é aquele que enxerga esta nova realidade.
É o profissional que busca especialização em sua área estudando constantemente para estar à frente da concorrência. Além do mais, valoriza os seus talentos e alinha as estratégias de gestão de negócios a seu favor.
Este profissional relaciona os seus conhecimentos jurídicos com outras áreas e usa todos os recursos digitais e tecnológicos para empreender na advocacia.
Ele maximiza os seus resultados para conquistar novos clientes oferecendo soluções inovadoras de acordo com suas habilidades sem infringir o Código de Ética da sua área.
Qual é o perfil profissional para empreender na advocacia?
A era digital foi responsável pela mudança do comportamento do consumidor e das formas de relações de trabalho.
Diante desta nova realidade, o perfil do profissional que quer empreender na advocacia deve expandir os seus conhecimentos para além do universo jurídico.
Se você chegou até aqui é porque o empreendedorismo para advogados realmente é um tema do seu interesse. Por isso listamos algumas qualidades que não definem, mas complementam o perfil do bom profissional.
Confira 4 características principais que vão te ajudar nesta jornada
Soft skills
São habilidades interpessoais essenciais para qualquer profissional. São também comportamentos de grandes líderes de sucesso e valorizados por grandes corporações porque lidam diretamente com os valores individuais nas relações humanas.
Algumas das soft skills em alta são: colaboração, flexibilidade, resiliência, comunicação, habilidade de liderança, criatividade, pensamento crítico, ética e atitude positiva.
Mindset de aprendizado contínuo
Mesmo que uma pessoa tenha estudado toda uma vida, ainda não domina todo o conhecimento necessário. Afinal, o mundo muda a cada dia e para acompanhar esta mudança, é preciso aprender algo novo diariamente.
E aqui não se trata somente de cursos de especializações, MBA, doutorado ou mestrado.
Todo tipo de conhecimento é válido. Networking, um documentário, uma palestra no TEDx ou um livro já são excelentes ferramentas de estudo.
Pense estrategicamente e tenha um plano B
Conduzir um negócio de maneira estratégica é fundamental para reagir diante os fatores externos. E traçar planos para alcançar os objetivos é um recurso indispensável para prever e criar novos cenários positivos à empresa.
Quando os resultados não estão bons, o advogado empreendedor já deve estar preparado para administrar as pequenas mudanças que podem surgir neste percurso.
Flexibilidade é a competência para saber converter as novas estratégias em métodos de trabalho.
Vale ressaltar que caso você esteja aprendendo algo diariamente, tenha habilidade criativa e atitude positiva conforme já citamos aqui, vai saber inovar para encarar as mudanças e convertê-las em oportunidades.
Adote uma visão panorâmica de negócios
Existem muitos modelos de gestão para o advogado empreendedor estar antenado sobre tudo o que acontece em todos os aspectos do seu negócio. A gestão 360° surge como a proposta de visão panorâmica estratégica de negócios.
Esta visão consiste em compreender e integrar todas as áreas que envolvem a empresa.
Neste sentido, gestão, finanças e sobretudo o marketing na advocacia devem estar em sintonia para o mapeamento dos resultados e tomada de decisões assertivas para o sucesso do negócio.
Foque em serviços jurídicos inovadores e aposte no marketing jurídico para advogados
Cada dia surgem novas ideias e com elas novas demandas. O avanço das tecnologias, a inteligência artificial e a automação nos processos criam novas oportunidades para o setor jurídico.
E com isso, o novo profissional de Direito tem um perfil especialista e se destaca num segmento específico para saber lidar com as mais novas demandas deste mercado.
Dentro deste panorama, áreas como Compliance, LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados e Direito Societário demandam por advogados especialistas que querem aproveitar as novas possibilidades.
Essas são algumas das áreas dentro do Direito que merecem uma pesquisa mais profunda. Somando a inovação na advocacia ao marketing jurídico para advogados, o empreendedorismo na área jurídica já conta com mais um diferencial competitivo.
E é exatamente sobre a importância da identidade visual aliada às estratégias de marketing digital para advogados que vamos tratar no nosso próximo e último tópico.
Como o advogado empreendedor pode inovar com marketing digital
Estar presente nas redes sociais para promover o networking e criar conexão direta de relacionamento com os seus clientes é só uma das formas de fazer marketing digital, sabia?
Crie uma identidade visual que fortaleça a sua imagem. Sabia que a sua marca pode estar presente em diferentes plataformas? Compartilhe conhecimento da sua área de especialidade e ao mesmo tempo em que ajuda outras pessoas, você ainda conquista credibilidade profissional.
Portanto, neste artigo você aprendeu o que é o advogado empreendedor, qual é o perfil dele e quais características que complementam o bom profissional.
Já sabe também que algumas das habilidades comportamentais interpessoais são essenciais para atitudes de liderança e flexibilidade, por exemplo.
Além disso, descobriu que a mentalidade de aprendizado contínuo é fundamental para acompanhar um mundo em constante transformação. E mais!
Viu também que o pensamento estratégico é indispensável para prever e criar novos cenários. E compreender todas as áreas que integram o seu negócio é quem vai garantir o sucesso dele.
Diante de tudo o que foi exposto, o marketing digital para advogados entra como uma estratégia altamente eficaz para o profissional inovador.
Atualmente, alavancar uma carreira vai muito além do conhecimento técnico aprendido na faculdade e ao longo do exercício da profissão.
Este novo mundo ao mesmo tempo em que exige cada vez mais dos profissionais, também abre novas formas e oportunidades de fazer negócios.
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