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Advocacia Digital: dicas para se destacar da concorrência

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Não é novidade que, nos últimos anos, as pessoas tem buscado serviços digitais para resolver suas questões. Pensando nisso, todos os setores precisaram se reformular e se adaptar ao novo comportamento de consumo. A Advocacia Digital é mais um desses ramos onde os atendimentos migraram também para o campo virtual.

Então, se você é um advogado(a), tem um escritório e deseja está mais inserido nesse mercado, é preciso estar atento. Por isso, trouxemos seis dicas para você se destacar da concorrência. Além disso, é preciso ter uma estratégia de marketing bem definida para alcançar bons resultados.

1.   Invista na sua marca

Um marca bem construída é capaz de atrair sua persona sem precisar de muito esforço. No entanto, assim como qualquer outra área, é preciso saber que essa etapa de estruturação é fundamental. Por outro lado, a sua marca não é apenas o nome da sua empresa, mas tudo que a envolve.

Sendo assim, é importante que os sócios estejam alinhados de acordo com o que desejam alcançar. Hoje em dia, ao buscarmos algo na internet, do campo jurídico, imediatamente teremos várias opções. Porém, o que faz um cliente/usuário permanecer no site e avançar as etapas, é o que ele transmite. Ou seja, é preciso ser um ambiente agradável, claro, acolhedor e que ofereça informações logo de cara.

Então, busque colocar as principais referências sobre os serviços oferecidos, as especializações do seu escritório e até mesmo as suas. Além disso, quando as pessoas chegam a se interessar pelos serviços ofertados, é porque elas tiveram uma boa impressão, no geral. Porém, ainda mais com a característica de quem vai representá-la.

2.   Utilize tráfego pago

Apesar de existirem restrições impostas pela OAB na publicidade e estratégia de marketing Jurídico, o tráfego pode ser usado. Além disso, essa é uma boa forma de usar a internet a seu favor. Por isso, tantos locais utilizam o Google Adwords como uma ferramenta de auxílio nesse processo.

Entretanto, para que isso ocorra é essencial que sua equipe ou até mesmo você esteja preparado para receber esse público. O maior objetivo dessa ferramenta é atrair as pessoas no momento em que elas estão fazendo pesquisas dentro de buscadores. Então, se você sabe o que os usuários estão pesquisando, fica mais fácil de criar conteúdo que os façam chegar até você. Conheça alguns detalhes que podem ser usados:

  • Dentro da plataforma Adwords você pode gerar os relatórios sobre as principais pesquisas desse cliente;
  • Aposte nas palavras-chave mais usadas nas buscas e crie conteúdo relevante sobre esses temas;
  • Deixe a página inicial otimizada para página onde ofereça seus contatos e principais conteúdos;
  • Crie um site “limpo”, sem muitas informações e responsivo, para facilitar a navegação;

Seguindo esses passos é possível criar um tráfego orgânico e direcionado ao seu propósito. Dessa forma, é mais fácil fechar novos contratos através desse filtro. Então, não deixe de apostar e investir nessa ferramenta.

3.   Produção de conteúdo de valor para o seu público

Apesar de ter um bom site, algumas estratégias podem ser utilizadas, como é o caso dos blogs. Além de nichar o seu público-alvo, ele ainda vai te ajudar a ranquear no topo do Google. De acordo com a Rock Content, esse campo virtual vai te ajudar em diversos fatores, veja:

Para garantir a audiência do usuário que entra no seu site, é preciso ter algumas ferramentas para te ajudar na estratégia. Desse modo, o blog é uma dos recursos mais usados para criar conexão e fidelizar pessoas. Veja como ele pode ser usado:

  • para garantir que você seja uma referência na sua área;
  • induzir os usuários a realizar compras, de forma natural;
  • aumentar as chances de fechar vendas e criar oportunidades;

O Search Engine Optimization (SEO) — também conhecido como otimização de mecanismos de busca — se trata das técnicas de otimização de conteúdos e sites para melhorar suas chances de serem bem rankeados pelo Google.

Aproveite para usar esses todas essas técnicas no seu site ou blog e esteja pronto para ranquear nas primeiras páginas dos buscadores. Essa é uma ferramenta muito usada pelas empresas que estão sempre no topo. Então, use os melhores temas do seu setor e foque em técnicas SEO.

Portanto, seguindo esses conceitos é possível chegar em números expressivos e se destacar entre os seus principais concorrentes. Além de ter um escritório moderno e utilizar da advocacia digital como ferramente principal.

4.   Invista no atendimento e gestão dos processos

Anteriormente falamos obre estratégias virtuais como aliadas no meio jurídico. Entretanto, o principal aspecto a ser levado em consideração, é o atendimento humanizado. Não adianta ter um site impecável e ao receber uma sugestão, pergunta ou qualquer outra solicitação, não ter ninguém para atender.

Sem dúvidas, você já passou pela situação de entrar em um determinado lugar e não receber a atenção devida. Além disso, após uma experiência como essa, geralmente não voltamos mais a frequentar esses lugares. Mas, por que não pensar nos ambientes virtuais como espaços de receber clientes e disponibilizar o melhor atendimento?  Sendo assim, trate seu espaço virtual como se fosse seu próprio escritório.

Crie mecanismos de respostas automáticas, no primeiro momento. Em seguida, filtre as questões mais urgentes e faça o atendimento. Ofereça suporte e, depois desse passo, certamente você terá um potencial cliente. Por outro lado, use ferramentas que faça a gestão dos processos para otimizar o seu tempo.

Hoje em dia existem muitas plataformas e softwares que facilitam esses mecanismos de atendimento. No entanto, crie processos internos que te ajudem na hora de priorizar os principais casos. Outra forma de melhorar esses serviços é usando agendas, horários específicos para responder clientes. E, por fim, não deixe de fazer a prospecção ativa, ela é uma boa maneira de encontrar “fregueses”.

5.   Utilize suas redes sociais estrategicamente

A princípio, o Instagram e as demais redes sociais surgiram com intuito de aproximar as pessoas. Entretanto, com o passar dos anos, virou uma importante ferramenta de comércio. Além disso, é impossível passar por elas sem ver algum anúncio, publicidade ou vendas de serviços. Por isso, apostar nesses métodos se tornou primordial.

Antigamente, as pessoas precisavam se dirigir até um escritório para ter seu atendimento. Mas, como mostramos, a Advocacia Digital chegou para mudar esse padrão e trazer mais comodidade e serviço  de qualidade à quem precisa. Além de ser mais prático e não demandar gastos maiores, os clientes buscam ter um preço acessível.

Então, ter redes sociais bem construídas, vai gerar um retorno para quem decidiu investir. Sendo assim, deixe todos os seus contatos, construa uma bio bem informada e dê destaque a especialização do seu trabalho. Por outro lado, é preciso manter constância e mostrar atividades regulares, assim é mais fácil que as pessoas não entrem e saiam por achar que sua página está “largada”.

6.   Aposte em um bom site

Por último, ter um site responsivo também é muito importante para fazer o seu potencial cliente permanecer na sua página. É comum que as pessoas utilizem a internet para acessar conteúdos, fazer compras, se comunicar com outras pessoas e trabalhar. No entanto, o que faz elas permanecerem nesses ambientes é o conforto que ele traz.

Ou seja, não adianta você oferecer bons serviços, se o seu ambiente virtual não dá comodidade para os visitantes. Por exemplo, alguns sites não ficam adaptados para telas de celulares, consequentemente tem menos acessos. Além disso, é comum que boa parte das pessoas usem esses aparelhos para fazer buscas.

Conforme estudo publicado no site Go Daddy: Os  dados de 2018 mostram que 69% dos brasileiros possuem acesso à internet através de aparelhos celulares. Por outro lado, os computadores que acessam a ainternet só somam apenas 38,8%. Ou seja, é nítido o quanto aumentam as porcentagens de pessoas usando a internet através de dispositivos que não são computadores, notebooks e afins.

Dessa forma, a melhor maneira de garantir que as pessoas permaneçam no seu site, é criando uma área responsiva e que se adapte à todos os tipos de dispositivos. Então, de uma forma ou de outra, adaptar seu ambiente virtual para essas novas formas de acesso é praticamente uma obrigação de todo empreendedor. Caso contrário, as pessoas apenas entram e saem do site, sem permanecer um tempo necessário para descobrir seus serviços oferecidos.

Como devem atuar os profissionais na Advocacia Digital?

Se você chegou até aqui neste artigo, provavelmente é um profissional do campo jurídico. No entanto, já percebeu que esse ramo, assim como outros, está passando por uma transformação nos últimos anos. Dessa forma, estar ativo e buscando conhecimento, é a melhor maneira de lidar com esses novos rumos e entrar de vez no mercado.

Atualizações e novos conhecimentos

Frequentemente surgem novas informações e atualizações no jurídico. Então, para o profissional que deseja se destacar diante da concorrência, é preciso apostar nessa estratégia. Além disso, estar adaptado a essa nova fase de consumo na internet, também requer capacitação. Ou seja, não é somente dizer que atende virtualmente, mas saber como fazê-lo da melhor forma.

A princípio, ter em mente que você estará lidando com diversos públicos, já faz com que você precise estar melhor preparado. Então, muitos locais já apostam no sistema de Visual Law ou Legal Design. Ferramentas usadas para facilitar a leitura e compreensão de documentos por pessoas leigas.

Desafios a serem enfrentados na era digital

Para oferecer um bom serviço, você vai precisar ter estratégias e ferramentas de trabalho bem definidas. Então, trace horários para ir realizando e checando o que falta ser feito. Aliás, é normal que ao ingressar em um novo negócio, muitas pessoas não tenham rotinas.

Além de ser uma forma “ruim” de lidar com seu tempo, a longo prazo pode trazer prejuízos para sua saúde física e mental. Pensando nisso, tenha horários delimitados, ordem e cronogramas das principais tarefas. Aposte em softwares que te auxiliem nessa gestão.

Por outro lado, se você trabalha em equipe, delegue atividades diferentes para cada setor. Entretanto, se puder nichar, também fica mais fácil o entendimento e o andamento desses processos. Por exemplo, ter pessoas especializadas em cada área de atuação oferecida.

Contudo, aproveite esse novo momento para mergulhar de vez nas suas qualidades e descobrir uma boa forma de compartilhá-las. É importante sempre desfrutar dessas oportunidades para investir nas suas especializações e criar novas. Desse modo, é possível descobrir novos rumos dentro do seu campo de trabalho e empreender em novos ares.

Conclusão

Depois de acompanhar as dicas de como utilizar a advocacia digital a seu favor, é possível enxergar muitas possibilidades. Entretanto, para que seus horizontes sejam tão favoráveis como esse novo mundo da informação, é preciso conhecimento. Não deixe de utilizar tudo que foi ensinado para se aproximar do seu público-alvo.

Ao mesmo tempo que a pandemia do Covid-19 se instalou, as pessoas precisaram mudar suas rotinas. Além disso, muitas empresas adotaram novas formas de trabalho, e apesar de o mundo ter voltado ao “normal”, muitos permaneceram. Sendo assim, para muitos negócios sobreviverem, foi preciso passar por uma reformulação e criação de novos objetivos.

Então, não deixe de aproveitar as lições que esses tempos trouxeram e se reinvente. Aliás, a Advocacia Digital veio para ficar e está cada vez maior e inserida na sociedade, usando desse novo método de funcionamento. Por isso, confira os demais assuntos abordados no blog e descubra tudo sobre o mundo jurídico. E como o Direito pode ser fácil de ser compreendido.